Livro: A garota da banda — Kim Gordon

Rose Cavalcante
Lua8bits
Published in
2 min readMay 24, 2020

Como primeiro post aqui, gostaria de republicar um texto que fiz no meu antigo blog, o www.calaverrritas.wordpress.com, sobre a biografia da Kim Gordon.

Quem é Kim Gordon?

Instrumentista, vocalista, artista visual, produtora musical, diretora e atriz. Ganhou notoriedade como baixista da banda pós-punk Sonic Youth, que ela formou com Thurston Moore e Lee Ranaldo em 1981. Em 1990, dirigiu o videoclipe de “Cannonball”, do Breeders, em colaboração com Spike Jonze. Anos mais tarde, lançou sua própria marca de moda, a X-Girl. Atuou no filme Últimos dias, de Gus Van Sant, e participou de episódios das séries Gossip Girl e Girls. Em 2012, após a dissolução do Sonic Youth, Kim formou o Body/Head com seu amigo Bill Nace. Em junho de 2015, a 303 Gallery, de Nova York, inaugurou uma mostra com seu trabalho. Fonte Editora Rocco

A garota da banda

A primeira coisa que tenho à dizer sobre esse livro, é que você não precisa ser fã do Sonic Youth para lê-lo.

Sempre achei a Kim muito reservada, apesar de famosa. Ela tem um olhar meio triste demais para quem tem uma vida tão legal (na minha imaginação né). Só lendo sua bio é que fui entender sua realidade.

O livro começa pelo fim da banda, e o último show no SWU (Itu — São Paulo) em 2011. Ela e Thurston (um dos vocalistas do Sonic Youth) já estavam separados, ele falava com todos da banda, menos com ela (parece que esse tipo de atitude não é exclusividade de nós, meros mortais).

Ela fala da sua vontade de trabalhar com arte, a internação do seu único irmão (que sofre de esquizofrenia), como seus pais eram ausentes, sua mudança para a China na adolescência (saiu da Califórnia para a China), a história sobre como ela descobriu que seu marido a traía, a gravidez tardia… tem muita coisa interessante no livro.

Gente, eu ainda não tenho “as manhas” de fazer resenha de livros/filmes, então vou deixar aqui embaixo o link da editora Rocco, com um trecho do livro.

--

--