A trajetória do herói que sabe esperar pela recompensa

Sobre o Experimento do Marshmallow e algumas conquistas a longo prazo

Luana Reis
Releituras da Vida
4 min readSep 5, 2021

--

Você conseguiria abdicar de um prazer momentâneo em prol de uma recompensa a longo prazo?

Saberia relatar histórias em sua vida que representassem tanto escolhas mais impulsivas/ imediatistas quanto escolhas mais pacientes/ persistentes?

O Experimento do Marshmallow é exatamente sobre isso. Você conhece esse estudo? (clique no link para mais detalhes)

Vou te contar de forma breve do que se trata. O Teste do Marshmallow consistia em um desafio preparado para crianças de 4 anos, as quais deveriam realizar uma escolha desafiadora. Elas eram colocadas em uma sala, sentadas diante de uma mesa que continha um prato com um único marshmallow. Uma examinadora explicava a elas que poderiam escolher entre:

Opção A: comer aquele marshmallow prontamente ali mesmo, sem problemas! Sem perdas, sem ganhos. Ou…

Opção B: Aguardar (longos) 15 minutos, encarando aquele lindo apetitoso doce, sozinhas na sala, e então elas receberiam mais um segundo marshmallow e poderiam ter os dois como grande prêmio.

Agora que você já é mais crescidinho, faça uma reflexão profunda sobre si mesmo: qual dessas opções você acha que você faria?

Bem, eu realmente não sei qual seria minha escolha….

De todo modo, esse estudo acompanhou essas crianças até a fase adulta. A fim de avaliar se teria diferença no sucesso pessoal e profissional desses indivíduos, entre o grupo que escolheu opção A, e já comeu logo o marshmallow, e o grupo que escolheu a opção B, e soube resistir a fim de obter uma recompensa maior.

Pense por uns instantes… você acredita que houve diferença?

A resposta é: SIM! Ao longo do tempo, observou-se que as crianças que escolheram a opção B foram associadas a melhores desfechos acadêmicos e socioemocionais na adolescência.

Hum… eu então me perguntei, e convido você também a refletir:

Como isso poderia se relacionar a minha vida?

Beem… posso dizer que já tive muitos momentos em que não resisti ao prazer imediato.

É como comer vários bombons mesmo estando de dieta. Ou ir ver alguma série/filme apesar de ter que estudar para a prova. Ou ficar no celular por horas, mesmo tendo um trabalho para iniciar. Ou até mesmo procrastinar para iniciar uma tarefa cansativa enquanto arruma o quarto ou lava as louças.

O ditado popular já dizia:

“O apressado come cru”

Afinal, o que será que mais fácil: gastar todo esse dinheiro que tenho nas mãos agora, ou guardar uma parte em algum investimento, pensando em uma conquista futura maior?

Sim sim, há a porta larga e a porta estreita. A escolha aparentemente fácil e a escolha árdua.

Felizmente, consigo também me lembrar de muitas vezes em que fui capaz de esperar, com paciência, de persistir apesar dos percalços, manter-me motivada, seguir em frente acreditando em uma vitória muito maior, conquistada a longo prazo, a partir de um grande esforço.

Como quando me preparei para entrar no colégio técnico, no qual formei o ensino médio. Ou quando estudei para entrar na faculdade de Medicina. E depois de conseguir, precisei persistir para me manter na faculdade de Medicina. E ao longo dela, foram muitos marshmallows dispostos a minha frente que foram recusados, em prol de um prêmio maior…

Até que isso me trouxe até aqui, eu me formei e conquistei um grande sonho, e trabalho como médica, o que me leva a perceber:

“Para chegar até aqui, alguns marshmallows comi, outros recusei.
Alguns desejei e não pude obter
Outros ainda almejo alcançar
Alguns marshmallows já conquistei
Outros até distribuí por aí
Alguns eu perdi e muito com eles aprendi
Talvez a vida seja um constante caminhar
Entre se conhecer e se desbravar
Entre se perder e se superar
De certo, continuarei seguindo, buscando, tentando
Como já dizia o poeta: o caminho se faz caminhando.”

E quanto a você? Já pensou em como lidar com os seus marshmallows hoje?

Bem, isso são apenas algumas reflexões baseadas em minhas vivências. E você? O que pensa sobre?
Deixe nos comentários abaixo ou entre em contato via Instagram @releiturasdavida.
Se você curtiu esse texto, ficaria muito feliz se, por gentileza, pudesse deixar seu 👏🏻 clap (de 1 a 50).

--

--

Luana Reis
Releituras da Vida

Releituras da vida. A arte da busca pelo equilíbrio entre o que importa e o que é necessário.