Aguce seu olhar para a bondade em seu redor

Deixe que ela vibre em seu coração. Sorria. E replique.

Luana Reis
Releituras da Vida
4 min readMay 24, 2020

--

Você já passou por alguma grande dificuldade que, de tão desafiadora, você sequer conseguia visualizar alguma possível saída para aquele obstáculo?

Bem, meu palpite é de que “sim”. Afinal, esse viver humano agrega muitos desafios em nosso dia-a-dia.

Na última semana, eu vivenciei um desses. Um grande desafio. Quando ele insurgiu diante de mim, e precisei agir, em meio ao caos, eu parei e pensei:

“Meu Deus, como vou solucionar esse problema?! Será que conseguirei”

Você conhece essa sensação?

Como podemos obter a calma, a sabedoria e a sensatez para lidar com o caos de forma assertiva?

Não sei quais são as suas estratégias e habilidades, ou quais são seus conjuntos de valores (crenças, ideologias…), mas uma coisa posso te relatar:

Quando eu estava no auge da crise enfrentada, quando minhas forças estavam prestes a atingir sua máxima capacidade de ação, eu olhei para meu interior, recolhi a mim mesma, em minha própria pequenez diante da vida, e orei.

Senhor, não vejo como, nesse instante, transpor adequadamente essa situação.

Tudo o mais que posso fazer é orar e buscar me sintonizar com o Alto, em uma tentativa de aguçar a minha própria intuição.

Peço a Ti o auxílio, a força e a sabedoria necessários para suportar e lidar com este momento com coragem. Assim como para encontrar os caminhos que me levem a saída dessa encruzilhada.

A partir disso, peço licença para trazer uma visão mais otimista relativa à natureza humana. Sei que em toda nossa trajetória como Homo Sapiens na Terra tivemos nossos altos e baixos. E sim, muitos “baixos“ foram provocados justamente por atos humanos. Muitos deles, inclusive, foram responsáveis pelo derramamento de sangue e de lágrimas.

Portanto, não desejo diminuir ou desconsiderar essas dores vividas. Apenas desejo trazer uma vivência pessoal, em que a outra face de nossa humanidade foi evidenciada. Frente a minha alegria e gratidão, não pude deixar de destacar essa experiência.

Ao longo da batalha por mim enfrentada nesta semana, deparei-me com algumas pessoas, não apenas uma, mas algumas, que surgiram em meu caminhar, estendendo a mão amiga, oferecendo o auxílio providencial de que eu necessitava naquele momento.

Desculpe-me, querido leitor(a), por não detalhar o ocorrido, de modo que você possa entender o detalhe de como essa vivência me impactou. Optei por preservar a discrição do fato.

Peço apenas que acredite em mim quando digo:

A ajuda recebi de uma mão amiga, porém desconhecida, em meio ao caos, gerou em mim um sentimento de gratidão tão imenso e tão sincero, que a única certeza que pude ter naquele momento foi da necessidade de retribuir igualmente com bondade para àqueles necessitados que também possam vir a passar pelo meu caminho a partir de agora.

Fonte: Pinterest

E foi nesse dia que senti na pele o ensinamento de Jesus Cristo:

“Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:40

Em tempos de Pandemia Apocalíptica do Coronavírus (como eu carinhosamente gosto de nomear), tempos estes que, muitas vezes, o medo assola e infecta mais que o próprio vírus e o mal parece dominar em muitos instantes, nesse dia, eu pude ver uma luz, uma esperança, uma outra perspectiva frente a esses momentos de crise.

Em meio a minha própria dor, eu pude receber da vida, o amparo e o acolhimento de que necessitei diante das atribulações enfrentadas.

A caridade é como uma semente amorosa que se instala em nosso coração.

Se ela for adequadamente regada e replicada, ela será capaz de brotar e florescer. Em abundância.

Aquele que a semeia, certamente, é o maior beneficiado. Quem dá amor, sempre tem amor para dá. Vem de dentro e flui com o fluxo da vida.

Percebi assim, que os momentos de crise podem despertar não apenas o pior, mas também o melhor de cada um. De acordo com nossas próprias escolhas e com o que desejarmos potencializar em nós mesmos.

Se possível, acesse em sua mente lembranças de grandes dificuldades vividas.

Você passou por esses momentos sozinho(a) ou foi auxiliado(a) por alguém?

Agora, lembre-se prioritariamente das vezes em que você foi ajudado.

Qual foi o sentimento gerado em seu coração por esses atos de gentileza?

Quanto a mim posso dizer. E compartilharei contigo. Ao receber aqueles gestos de bondade, meu coração se inundou de amorosidade e uma necessidade em mim surgiu intensamente:

Gentileza se retribui com gentileza. E que essa corrente possa viralizar mais que o próprio vírus.

Fonte: Pinterest

E finalizo com este convite à esperança:

Olhe ao seu redor e se pergunte: como eu poderia contribuir com esse movimento de gentileza?

Bem, isso são apenas algumas reflexões baseadas em minhas vivências. E você? O que pensa sobre?

Deixe nos comentários abaixo ou entre em contato via Instagram @luanareis_m.

Se você curtiu esse texto, ficaria muito feliz se, por gentileza, pudesse deixar seu 👏🏻 clap (de 1 a 50).

--

--

Luana Reis
Releituras da Vida

Releituras da vida. A arte da busca pelo equilíbrio entre o que importa e o que é necessário.