O quanto nosso corpo é capaz de suportar?

Sua mente saberia dizer o limite do seu corpo?

Luana Reis
Releituras da Vida
4 min readMar 21, 2021

--

Você já teve experiências em que precisou suportar situações extremas de desconforto ou adoecimento do corpo físico? Como frio, fome, adoecimento, privações de sono ou de abrigo?

Bem, talvez tenham surgido algumas lembranças fortes em sua mente nesse momento… sugiro que não se deixe levar por esse sentimento, apenas acolha essa lembrança.

Nós bem sabemos que em um mundo tão heterogêneo e, por vezes, desigual, diariamente diversas pessoas pelo mundo vivem situações bastante adversas de sofrimento físico e emocional.

Minha reflexão hoje não se estende a todas essas condições, gostaria de focar em um ponto específico, baseado em algumas experiências da última semana.

Nos últimos dias, enfrentei um padecimento de saúde, o que impactou grandemente minhas atividades diárias.

Sim, houve o receio de se tratar da doença que você sabe qual. Graças a Deus não era isso (fui testada e essa possibilidade foi descartada — UFA!). Contudo, os momentos que antecederam essa confirmação também foram bem intensos emocionalmente para mim.

O fato é que há pouco mais de 1 semana, comecei a sentir alguns sintomas e ficar indisposta, porém, por diversas razões, precisei continuar mantendo quase todas minhas atividades e o meu trabalho (que envolve também estar na linha de frente contra a doença que você sabe qual, em meio a toda essa onda roxa).

A partir disso, não apenas minha saúde física estava abalada e fragilizada, mas também minha saúde emocional. Enfrentei dias de ansiedade, dificuldades de dormir (levando a extrema privação de sono em alguns dias), irritabilidade, fadiga… sei que para muitos de nós não tem sido tempos fáceis, não é mesmo?

Via diante de mim algumas tarefas se acumulando, outas coisas ficando por fazer e eu simplesmente não tendo condições de realizá-las…

Por mais desafiador que possa ter sido, dormindo mal e adoecida, consegui manter minhas obrigações principais (em especial o trabalho). Sabia das minhas responsabilidades e não poderia deixar de estar presente.

Após vivenciar esses dias, uma coisa pude perceber. Muitas vezes, acreditamos que não será possível, que nosso corpo não suportará… você já se sentiu assim?

Talvez essa sensação se assemelhe com percorrer um longa e árdua jornada, como correr uma maratona, fazer um triathlon, ou até mesmo uma prova de resistência do Big Brother haha.

A mente chega a entrar em colapso momentâneo e começa a gritar: Pare! Não vai dar! Você não tá vendo?

Até que você simplesmente consegue. Simplesmente suporta. Você tolera… supera o desafio.

Ufa! Que alívio!

Sim, talvez sejamos muito mais fortes do que imaginamos.

Afinal, quem é mais forte: a mente ou o corpo?

Arrisco-me a dizer que o nosso corpo, provavelmente, seja capaz de suportar situações muito mais adversas do que sequer consigamos imaginar em nossa mente.

Mas, por outro lado, quem sabe se nossa mente for suficientemente forte, tenaz, concentrada, focada na missão, quantas situações mais seríamos capazes de transpor?

Não sei como você vê, mas eu, por minha vez, lhe digo:

Mente sã. Corpo são.

Necessariamente nessa ordem. E não o contrário.

Acredito que uma mente saudável e focada é capaz de manter um corpo doente e fragilizado em uma batalha extremamente dolorosa e árdua.

É possível, inclusive, que o incrível prazer e alívio de chegar até o final e superar tal obstáculo, proporcione ao vencedor o deleite de uma emoção genuína de superação e braveza.

Há quem diga que alcançar uma meta elevada, em que precisamos empregar muitos esforços e sacrifícios, proporcione ao indivíduo descargas de prazer (dopamina!) no cérebro, equivalente a altíssimas doses de cocaína. E tem mais, essa emoção seria muito mais perene e duradoura do que o breve instante de prazer intenso proporcionado por essa droga…

Você conhece seus limites?

Há quem diga que, diante de uma longa batalha, não vence aquele que for mais forte, mas sim aquele que for mais resiliente.

Bem, isso são apenas algumas reflexões baseadas em minhas vivências. E você? O que pensa sobre?
Deixe nos comentários abaixo ou entre em contato via Instagram @releiturasdavida.
Se você curtiu esse texto, ficaria muito feliz se, por gentileza, pudesse deixar seu 👏🏻 clap (de 1 a 50).

--

--

Luana Reis
Releituras da Vida

Releituras da vida. A arte da busca pelo equilíbrio entre o que importa e o que é necessário.