Ode à minha formatura

“O real não está na saída nem na chegada, ele se dispõe para a gente é no meio da travessia…” Guimarães Rosa

Luana Reis
Releituras da Vida
4 min readJun 7, 2020

--

Após 6 anos percorridos
Ensinamentos foram vividos
Dentre dores e labores
Alegrias e sorrisos

Finalmente aqui cheguei
E por Hipócrates eu jurei
À minha profissão honrar
Acolhendo quem a mim procurar

Não foi fácil trilhar esta trajetória
Tantas lutas marcadas na memória
Muito foi investido até aqui
E à Sociedade ei de retribuir

Você já percorreu uma longa caminhada até o fim? Talvez como uma maratona de 42 Km, o caminho de Santiago de Compostela, uma viagem de carro atravessando de um Estado a outro, ou até mesmo a eterna prova do ENEM?

Um amigo com experiência em maratonas me disse certa feita:

“Tudo se trata de sua mente. Eduque sua mente e seu corpo responderá.”

Eu observo que há certa beleza em longas trajetórias, longas batalhas. Grandes sonhos.

Quando iniciamos e vislumbramos tudo que ainda há por vir, é possível que nos sintamos meio perdidos em um enorme oceano, sem perspectiva para visualizar o horizonte de chegada, a reta final. Como se ela estivesse infinitamente distante.

1º período da faculdade, a clássica foto de calouros em frente à faculdade! — Agosto de 2014.

Mantendo o corpo e a mente sob controle, seguimos “apesar de”. Apesar do desconforto, do cansaço, dos desafios. Vez por outra vem algumas vitórias, sorrisos, partilhas, aprendizados. Recarregamos a bateria, reiniciamos a tentativa.

Em certos momentos mais sombrios, fica difícil ver “além”. Além da semana de prova, do paciente difícil, da noite de sono mal dormida, da alimentação corrida, do tempo negligenciado ao lazer. Ver além da rotina difícil de ajustar, das escolhas e concessões, dos “nãos” que precisamos dar.

Até que tudo passa. E isso também passa.

E vamos ganhando força, esperança, motivação. Nossa musculatura da resiliência se aperfeiçoa, nos adaptamos, ganhamos novas habilidades. Começamos finalmente a perceber que, se conseguimos transpor os primeiros obstáculos, que venham os próximos, estamos preparados!

Fim do 4º período! Comemorando o término do ciclo básico e início do ciclo clínico! Foto tirada em frente à Reitoria da faculdade — Julho de 2016.

Completamos o ciclo básico. Caminhamos. Meio médico. Festejamos, tiramos fotos, escolhemos jalecos, vestidos, becas e sorrisos. Até que faltaram só 148 dias… 100 dias… 30 dias… nem a pandemia pode impedir a reta final de se aproximar e se concretizar.

Foto da minha subturma e a professora homenageada por nós. Agora já é reta final, preparativos para a formatura — Setembro de 2019.

Certamente não teria sido possível fazer carreira solo nessa caminhada. Pude desfrutar de auxílios de toda ordem. Deus, Família, amigos, colegas. Apoio emocional, material, psicológico.

O sentimento de GRATIDÃO define. As melhores conquistas da vida só são reais quando podem ser compartilhadas. Em especial com quem amamos.

E o que eu posso fazer a partir disso? Como posso retribuir todo o suporte e amparo recebido?

Para responder a essa pergunta, irei extrair um trecho do meu próprio discurso na colação de grau (clique para conhecê-lo na íntegra), um dos momentos mais marcantes vividos em minha vida. Certamente, ainda que tenha sido online, nada poderia apagar a luz de um marco tão significativo quanto a conclusão da graduação. Segue o trecho:

“(…) Após dizer tudo isso, percebo cada vez mais, que agradecer simplesmente, não basta. Eu poderia e desejaria repetir obrigada, obrigada. E digo. Mas não basta ainda. Sinto que tenho um dever, uma responsabilidade a ser cumprida, um chamado em meu peito:

Se tanto foi investido em minha trajetória até aqui, a melhor forma de verdadeiramente demonstrar a minha gratidão, é retornando para a sociedade, e para cada pessoa, cada paciente que vier em meu auxílio, oferecendo a cada um deles nada mais, nada menos do que o máximo de minha dedicação, atenção e competência.”

A colação de grau online, em casa, junto da minha família! — 03 de junho de 2020.

Não sei se conseguirei saciar meus desejos internos adequadamente. Mas me comprometo em me esforçar e me dedicar para tal. Imagino que novos desafios virão. E que venham.

De alguma forma, me parece que viver com sabedoria requer uma certa dose de equilíbrio entre a coragem e a prudência. A ousadia e a ponderação.

A busca pelo caminho do meio.

Sim… esse foi um texto nostálgico. Talvez você tenha captado um pouco dessas tantas emoções daí.

Em meio a esse turbilhão de sentimentos despertados nesse momento, deflagrando o início de uma nova etapa, gostaria de lhe convidar à reflexão:

Diante do que foi investido em você até aqui, e continua sendo investido ao longo de sua trajetória, como você tem retribuído para a vida, para as pessoas e para o seu próprio desenvolvimento?

Bem, isso são apenas algumas reflexões baseadas em minhas vivências. E você? O que pensa sobre?

Deixe nos comentários abaixo ou entre em contato via Instagram @luanareis_m.

Se você curtiu esse texto, ficaria muito feliz se, por gentileza, pudesse deixar seu 👏🏻 clap (de 1 a 50).

--

--

Luana Reis
Releituras da Vida

Releituras da vida. A arte da busca pelo equilíbrio entre o que importa e o que é necessário.