NAT inscreve mais de 3,5 mil trabalhadores e totaliza 37 mil atendimentos em 2020

Lucas Honorato
Lucas Honorato
Published in
3 min readMar 3, 2021

A instituição, vinculada à Sejuc, atua no cadastro de trabalhadores, encaminhamentos ao mercado de trabalho e habilitações de seguro desemprego

publicado em 29.01.2021 em sejuc.se.gov.br

O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), é uma ferramenta promotora de cidadania e tem a missão de auxiliar o trabalhador no acesso ou na recolocação profissional no mercado de trabalho. Em 2020, a instituição contabilizou 3.527 trabalhadores inscritos, 836 vagas captadas e 2.902 encaminhamentos aos empregadores. Além do serviço de intermediação de mão de obra (IMO), são ofertados os serviços de cadastro e solicitação do seguro desemprego.

Ainda no ano de 2020, o NAT contabilizou 6.614 habilitações de seguro desemprego, 23.175 atendimentos ao trabalhador e ao empregador, totalizando 37.054 atendimentos. O resultado foi obtido mesmo diante da pandemia da Covid-19, que forçou a redução da carga de atendimento para apenas 30% da sua capacidade, visando reduzir os riscos de contágio pelo coronavírus entre os servidores e a população que busca atendimento no Núcleo de Apoio ao Trabalho.

No ano anterior, 2019, a instituição registrou a inscrição de 10.768 trabalhadores, 1.496 vagas captadas, 4.465 encaminhamentos para empregador, 21.652 habilitações de seguro desemprego; além de 69.524 atendimentos ao trabalhador e empregador, totalizando 110.570 atendimentos. O superintendente do NAT, Diego Matos, ressaltou que os serviços prestados pelo núcleo à população englobam desde o cadastro até a capacitação profissional, que deverá ser retomada em breve.

“No Núcleo de Apoio ao Trabalho fazemos a intermediação de mão de obra, em que abrimos as vagas e encaminhamos os trabalhadores, com o perfil adequado, às vagas de emprego; a solicitação do seguro desemprego; também prestamos as orientações para a obtenção da carteira de trabalho digital; além de atendermos demandas para qualificação profissional. Os mesmos serviços oferecidos na capital são ofertados no interior do estado”, enfatizou.

Diego Matos avaliou os resultados obtidos como positivos diante de um cenário pandêmico provocado pela Covid-19. “Os resultados foram positivos, apesar da pandemia. No final do ano, fizemos algumas grandes seleções. Um supermercado atacadista, localizado em Aracaju, abriu mais de 300 vagas para nós. Ainda com o atendimento efetivo de 30% no NAT, conseguimos mobilizar vários trabalhadores e encaminhá-los ao mercado de trabalho”, destacou.

O superintendente do NAT mencionou que acredita que, com a vacina contra a Covid-19, a economia deverá recuperar, em breve, o patamar anterior à pandemia, possibilitando a recolocação profissional de ainda mais pessoas no estado e em todo o país. “Com a chegada da vacina, esperamos que os serviços voltem a ser operacionalizados na íntegra. No balanço que falo em relação à economia, eu acredito que nós passamos pelo pior. Agora, os setores econômicos estão começando a dar uma respirada. Eu acredito que a variação de empregos — a diminuição de postos de trabalho e a criação de vagas — será positiva”, finalizou.

por Lucas Honorato | foto Ascom SSP

--

--