Como desenhar na Carta de Smith utilizando o Inkscape?

Luiz Gustavo Soares Martins
Arco Elétrico
Published in
4 min readJun 9, 2020

Com a quarentena, muitas coisas mudaram: As interações humanas agora são em sua maioria feitas pelo computador. As idas ao supermercado ou à farmácia foram substituidas por compras on-line. E para muitos de nós, estudantes, as aulas presenciais foram subsitituidas por uma EAD meia boca, que trouxe diversas dificuldades tanto para alunos quanto professores. E para quem cursa disciplinas de ondas eletromagnéticas ou micro-ondas, utilizar uma das principais ferramentas, a Carta de Smith, se tornou um pesadelo, pois antes de tudo isso, só precisávamos de uma régua, um compasso e um lápis.

Então hoje, vamos então aprender a desenhar na carta de Smith com o auxílio de um software de desenho vetorial, o Inkscape. E para isso, vamos resolver um exercício simples.

1º Passo: Baixar a Carta de Smith

Existem diversas cartas de Smith disponíveis por aí mas de qualquer forma, vou deixar um link para que vocês possam utilizar a mesma carta que eu estou utilizando.

A Carta de Smith.

2º Passo: Abrir o arquivo no Inkscape

Tela inicial do Inkscape.

3º Passo: Determinar a escala da Carta.

Utilizando Crtl+Scroll Up vamos dar um zoom no centro da carta. Em seguida, utilizando o atalho M, acessamos a ferramenta de medida. Desse modo, clicando no centro da carta e arrastando até uma das extremidades, obtemos uma medida. Em geral, quando utilizamos a ferramenta pela primeira vez, a medida está em pixels (px). Para transformá-la em uma medida mais útil, como centímetros (cm ) ou milímetros (mm) é muito simples. Basta alterar a unidade na barra superior. Após a medição, aperte ESC para retirar a medida.

Analisando a figura vemos que o raio da carta possui 8,246cm.

Com a medida do raio da carta, podemos encontrar a escala, através de uma simples regra de três.

4º Passo: Desenhando retas e círculos

Vamos supor que queremos determinar o coeficiente de reflexão a partir de uma impedância normalizada. Sabendo que r=0,6 e x = -1,4, deterninamos a intersecção dos círculos de resistência e de reatância e traçamos uma reta do centro da carta, passando pelo ponto, até a escala em graus (º) da mesma. Para isso, utilizamos uma ferramenta chamada caneta de bézier (Shift+F6) e na barra superior, selecionamos o modo que nos permite traçar retas em qualquer direção.

Em seguida, encontramos o ponto de intersecção dos círculos e segurando Ctrl, clicamos no mesmo de modo a marcá-lo (apesar de não obrigatório, é sempre bom fazermos isso para não perdermos o ponto de vista). Então clicando no centro da carta vemos que uma linha é formada e podemos traçar a reta passando pelo ponto que encontramos até a extremidade da carta.

Para que a linha seja feita, devemos apertar ENTER. Pronto, agora podemos encontrar o ângulo do coeficiente de reflexão. Além disso, podemos também traçar o círculo cujo raio é o módulo do coeficiente de reflexão da carga. Para isso, existem diversas formas. Podemos utilizar a caneta de Bézier, mas prefiro utilizar a ferramenta elipse (afinal de contas, nos vamos desenhar um círculo não é mesmo?). Para acessá-la, basta clicar no círculo rosa na barra de ferramentas que fica no canto esquerdo ou então utilizar o atalho F5. Em seguida, segurando Shift+Crtl, clicamos no centro da carta e arrastamos o mouse até que a extremidade do círculo atinja o ponto de interesse. Pronto, círculo concluído. Mas peraí, não ficou lá essas coisas, não é mesmo?

Se o seu círculo está mais pra bandeira do Japão, não se preocupe.

Se seu círculo está todo preenchido, não se preocupe. Existe uma forma de retirar o preenchimento. Basta apertar Ctrl+Shift+F e a janela de “Preenchimento e contorno” será aberta. Selecionamos o círculo e na aba “Preencher” selecionamos a opção “Sem cor”. Pronto, nosso círculo está finalizado.

Por fim, utilizamos a ferramenta de medição novamente e encontramos o raio do círculo de modo a obter o módulo do coeficiente de reflexão.

Bom, acho que chegamos ao fim. Esse foi um simples tutorial. Espero que tenha ajudado de alguma forma todos vocês que estão com dificuldades em utilizar a carta sem tê-la em mãos. Um grande abraço e até a próxima! :)

--

--

Luiz Gustavo Soares Martins
Arco Elétrico

Estudante de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica na Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, Brasil.