O ingresso na Universidade de São Paulo

Luiz Gustavo Soares Martins
Arco Elétrico
Published in
5 min readFeb 6, 2019

Todos os anos, 100 alunos ingressam no curso de Engenharia Elétrica (50 em cada ênfase) no Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (a USP ou CAASO como conhecemos aqui). Hoje, irei explicar os meios de ingressar na USP, e mais especificamente, no curso de Engenharia Elétrica.

Conteúdo:

Departamento de Engenharia Elétrica da USP. É aqui que você vem chorar nota no final do semestre. (Fonte)

Formas de ingresso

Nos últimos anos, muitas mudanças ocorreram na forma de ingressas na USP e de acordo com o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, mudanças ainda estão por vir. Segundo entrevista dada por ele ao Jornal SPTV, da TV Globo, até 2021, 50% das vagas no vestibular serão exclusivas para alunos de ensino público. Pois bem, atualmente existem três formas de ingresso:

  1. Vestibular da Fuvest: Inicialmente a única forma de ingresso para quem estava saindo do Ensino Médio, o vestibular (que na última edição ganhou algumas mudanças em sua estrutura) ainda é a principal forma de entrada. No ano de 2018, foram ofertadas 88 vagas para o curso de Engenharia Elétrica (44 em cada ênfase).
  2. Sistema de Seleção Unificada (SISU): Em 2017 a USP passou a aceitar o ENEM como forma de ingresso nos mais diversos cursos (incluindo o curso de Engenharia Elétrica). Desse modo, através de sua nota o candidato pode se inscrever no SiSU e disputar um número de vagas em três categorias: ampla concorrência, alunos que cursaram ensino médio em escola pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que (PPI) que são egressos de escola pública. São, portanto, 6 vagas, sendo 2 na primeira categoria, 2 na segunda, e 2 na terceira.
  3. Transferência Externa: Para quem já cursa ensino superior em alguma universidade, é possível realizar a transferência externa para a USP. Assim como o vestibular tradicional, é realizada uma prova de transferência (desenvolvida também pela Fuvest). O número de vagas varia de acordo com o ano e é decidida pelo Departamento de Engenharia Elétrica, levando uma série de fatores em consideração. Esse vai ser o único meio de ingresso que não irei abordar nesse artigo.
Um dia eu já fui um desses. Ah! Como eu não sinto saudades dessa época. (Fonte)

Se inscrevendo na FUVEST

Em 2016, quando era ainda um jovem padawan, como muitos de vocês, fiquei um pouco confuso durante o processo de inscrição na Fuvest. Isso porque, nele, você não se inscreve no curso e sim no que chamamos de carreira. A carreira abriga não um, mas três cursos e você deve colocar a ordem de prioridade de cada um. A carreira 765−Engenharia Elétrica e de Computação − São Carlos abriga os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica e Engenharia Elétrica com Ênfase em Automação e Sistemas de Potência. Desse modo, ao se inscrever nessa carreira você tem a chance de entrar em um destes cursos.

O Dia D dos estudantes. A sensação de ver seu nome nessa lista é única. Disso eu tenho saudades.(Fonte)

Passei! Mas não no curso que eu gostaria

Calma! Ainda há solução. De uma forma geral, os alunos que se inscrevem nessa carreira tem uma certa afinidade com os três cursos e a grande maioria acaba por se matricular no curso no qual foi aprovado. Eu mesmo posso me utilizar de exemplo. A minha primeira opção no vestibular era Engenharia de Computação mas acabei sendo aprovado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Automação e Sistemas de Energia (vamos chamá-la só de Automação pra simplificarmos um pouco). Acontece que eu já tinha afinidade com o curso de Engenharia Elétrica e dado seu início eu percebi que era aquilo que eu gostaria de cursar nos próximos 5 anos. Mas caso eu quisesse realmente entrar em Engenharia de Computação não seria tão difícil assim, pois todo final de ano temos um edital de transferência interna entre os cursos de engenharia. Como as grades de ambos os cursos são muito parecidas nos primeiros dois meses (afinal de contas, ambos pertencem ao mesmo departamento), poderia cursar normalmente um e me mudar no final do ano para o curso de minha escolha. Acredite, muita gente faz isso. Não foi o meu caso, mas pode ser o seu.

Notas de corte por carreira, FUVEST 2019. Aqui você pode ver também a distribuição de vagas da carreira.(Fonte)

Se inscrevendo no SISU

A inscrição no SISU para cursos da USP começaram em 2017 (um pouco demorado não é mesmo?). E do mesmo modo como são realizadas as inscrições em Universidades Federais, após a realização do ENEM, os alunos têm acesso ao SISU (em meados de Janeiro) e podem tentar entrar na Universidade de São Paulo. Por conta do número limitadíssimo de vagas, costuma ser uma briga boa. Pra você ter ideia, a menor nota para ingresso em 2019 foi 793,50 (na ênfase em Eletrônica) e 770,06 (na ênfase em Automação e Sistemas de Energia) que são notas altíssimas. Pois é, não é fácil! Se você quer entender melhor como funciona o SISU, clique aqui para ser redirecionado para a aba do site com as explicações.

Página inicial do SISU. Se você não passar nervoso com esse site, você não está preparado para a Universidade. (Fonte)

Pois bem! Agora que você já sabe quais são as formas de ingressar na Universidade de São Paulo. Espero ter ajudado todos aqueles que estavam perdidos, assim como um dia eu já estive. Tentei ser o mais completo possível sem fazê-los dormir em cima do computador, mas caso tenham ainda alguma dúvida, podem deixar nos comentários ou então entrar em contato comigo através das minhas redes sociais (que estão linkadas). Além disso deixarei as referências que usei para escrever este artigo. Ainda irei escrever muitos outros artigos a respeito desse curso que tem o poder de deixar os despreparados, completamente malucos. Então, não deixe de acompanhar os futuros posts. Até a próxima futuros colegas!
:)

Referências

--

--

Luiz Gustavo Soares Martins
Arco Elétrico

Estudante de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica na Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, Brasil.