Projetando e simulando um acoplador direcional no Ansoft Designer

Luiz Gustavo Soares Martins
Arco Elétrico
Published in
5 min readApr 19, 2020

Hoje, vamos aprender a projetar e simular um acoplar direcional de seção única em microfita utilizando o Ansoft Designer SV, uma versão gratuita do simulador de RF. Durante minhas aulas de micro-ondas, tive que usar muito este simulador — visto que a grande maioria é paga — e encontrar material para o mesmo se tornou uma tarefa árdua. Então vamos lá!

Acoplador Direcional em Microfita Acoplada.

Parte 1— Convenção de numeração de portas do acoplador direcional

A convenção de numeração de portas utilizada é mostrada na Figura abaixo. Nela, vemos que a porta 1 é a porta de entrada, a porta 2 é a porta direta, a porta 3 é a porta acoplada e a porta 4 é a porta isolada.

Convenção de numeração de portas.

Parte 2— Projetando a linha de microfita acoplada

Ao abrirmos o programa, temos a seguinte tela de início. Nela, temos a opção de criar um projeto a ser análise em termos da teoria eletromagnética ou pela teoria de circuitos elétricos. A última na maioria das vezes será mais simples e portanto será utilizada no presente texto.

Tela inicial do Ansoft Designer SV

Na aba “Projects” clique em “Insert Circuit Design” de modo a criar um projeto a ser analisado por meio da teoria de circuitos elétricos.

Criando um projeto de circuito elétrico.

Em seguida, a janela de escolha do tipo de layout é aberta. Nela, podemos escolher o formato do nosso projeto (microfita, linha de fita, PCI, etc ), além do tipo de dielétrico. Não é uma escolha obrigatória.

Janela de escolha de layout.

Com isso a tela inicial de projeto será aberta.

Tela de Projeto.

Em seguida, na aba “Circuit” selecionamos a opção “TRL” (Transmission Line) — Microstrip — CPL (Coupled Lines).

Criando uma linha de microfita acoplada.

Em seguida, selecionamos o tipo de substrato, o qual pode ser o mesmo previamente escolhido, ou então um substrato inserido pelo usuário.

Escolha do substrato utilizado.

A janela de projeto de linha de microfita acoplada será então aberta. Nela, podemos inserir os parâmetros físicos e obter parâmetros elétricos (Analysis), ou então inserir os parâmetros elétricos e obter as dimensões da linha (Synthesis). No exemplo abaixo, os parâmetros elétricos foram inseridos, onde Z0 é a impedância característica da linha, K é o fator de acoplamento e E é o comprimento elétrico. A frequência de operação do acoplador é de 3 GHz.

Janela de projeto de microfita acoplada.

Clicando em “Synthesis” , vemos que os parâmetros físicos do acoplador nos são fornecidos. Desse modo, clicando em “OK”, temos nossa linha de microfita acoplada.

Linha de microfita criada.

Selecione o ícone “Interface Port”, indicado na figura abaixo. Com isso a janela “Port Definition” é aberta e podemos configuras as portas de entrada e saída de nosso acoplador.

Na janela “Port Definition”, clique em “Microwave Port” atentando-se para a numeração das portas. Em seguida, escolha a impedância de entrada de cada porta de modo que sejam iguais à impedância característica da linha (portas casadas).

Janela de definição de portas.

O resultado deve ser próximo ou igual ao mostrado na Figura abaixo, onde vemos a linha de microfita acoplada e as quatro portas — -entrada, direta, acoplada e isolada.

Parte 3 — Obtenção do Layout do acoplador em microfita acoplada

Na aba “Circuit”, selecionamos a opção “Layout Editor”.

Desse modo, podemos visualizar a linha de microfita acoplada criada.

Parte 4— Simulando o acoplador em microfita acoplada

Para que uma simulação seja realizada, devemos antes configurar um tipo de análise. Uma das possíveis formas de fazer isso é clicando no nome do circuito, na aba “Circuit” — “Add Solution Setup…”

Com isso a seguinte janela será aberta.

Selecionamos a variável F e clicamos em “Edit”.

Selecionamos então a faixa de frequência, inserindo a frequência inicial, a frequência final e o valor de cada passo. Por fim, clicamos em “Add” para adicionar a varredura de análise.

Clicando em “OK’, finalizamos a criação da análise. O próximo passo consiste em selecionar a opção “Analyze”, de modo que o programa realize a simulação no plano de fundo.

Vamos agora obter os resultados da simulação. Para isso, na aba “Circuit”, selecionamos a opção “Create Report”.

Com isso, a janela de criação dos resultados é aberta. Definimos o tipo de saída de dados que queremos — no exemplo foi escolhido um gráfico em coordenadas retangulares — e clicamos em “OK”,

A janela “Traces” é então aberta, onde podemos escolher quais variáveis e parâmetros queremos plotar. No exemplo, vamos determinar os parâmetros de espalhamento (Parâmetros S) em decibels (dB).

Com isso, o gráfico solicitado é plotado e podemos analisar as curvas.

Como pudemos ver, o Ansoft Designer SV, apesar de limitado possui diversas ferramentas que auxiliam no entendimento e análise de conceitos de RF. Para aqueles que se interessarem, podem baixá-lo clicando aqui. Por hoje é só, espero que tenha sido útil. Um abraço e até a próxima, pessoal!

--

--

Luiz Gustavo Soares Martins
Arco Elétrico

Estudante de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica na Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, Brasil.