Meet-up UX para todas

Cynthia Iizuka
Jun 28 · 4 min read

Esse ano, a pesquisa Panorama de UX 2019 mostrou que o mercado de UX é composto apenas por 39% do sexo feminino, ou seja, ainda existe muito desequilíbrio de gêneros, e se subirmos para cargos de diretoria esse número diminuiu ainda mais.

Como iniciativa de mudar esse quadro, as mulheres de UX (em conjunto com outras equipes) do Luizalabs resolveram promover um meetup focado em Mulheres.

E agora? Para onde vamos?

Antes de começarmos a colocar no papel, fomos entender melhor quem seria nosso público e quais as suas necessidades, então lançamos um questionário online para entender melhor sobre o mercado de eventos de UX, para assim conseguirmos um direcionamento melhor sobre o escopo do nosso meet-up. Publicamos em grupos de Facebook, Linkedin, Whatsapp, e ufa! Esperamos alguns dias até chegarmos em uma amostra ideal de pessoas, e pronto!

Questionário preenchido, chegou a hora de analisarmos os dados: cruzamos os tipos de perfil versus as necessidades, e extraímos o máximo de informação que conseguimos através das respostas.

E a conclusão que chegamos? Identificamos que o público nível Sênior é mais ativo nos eventos e meet-ups, frequentam muito mais que níveis Júnior e Pleno, sendo que eles são a minoria no mercado relacionado à área.

A partir dos dados da nossa pesquisa, concluímos que 73% de quem participou tem no máximo 3 anos na área, e eles sentiam falta de um conteúdo mais direcionado a uma visão de como funciona o dia-a-dia de um UX e queriam escutar sobre a trajetória de carreira. Outro ponto que apareceu foi: falta de divulgação dos eventos, então eles acabavam perdendo eventos por não saber as datas.

A partir dessas informações, definimos que iríamos focar em mulheres que iniciaram recentemente na área de UX, ou que tem interesse em migrar para a área. E o objetivo do meet-up seria levar uma diretriz à elas sobre o que é UX, como é aplicado em projetos e como migrar de carreira.

O meet-up

Chegou o dia do meet-up! Que frio na barriga. O Labs estava movimentado com mulheres vindo atrás de conhecimento.

Começamos o evento com a Stela e o Gustavo apresentando o Luizalabs.

Depois, mostrei um panorama geral sobre UX, qual o nosso papel nos projetos e nas organizações, como funciona o time dentro do Luizalabs, e qual o nosso valor para a empresa.

Depois, a Viviane Delvequio, UX Research Lead do Pagseguro entrou em cena para contar como foi a sua trajetória de carreira, como migrou para a área de UX, e levou uma visão de como o seu papel era interpretado de diferentes formas nas empresas em que passou, conforme a cultura da organização.

Flávia Kawazoe, UX Design Global Lead da IBM CEDP, apresentou como a Inteligência Artificial e o papel de UX podem influenciar na comunicação com o usuário final, com um case bem interessante de como a Volkswagen aplica o Watson customizado para um tipo específico de público.

Por último, Renata Martinez, Principal Product Designer na Intuit, trouxe um case sobre a Avante, mais focado em UX Research e como essa etapa do processo é importante para criar empatia com o usuário final, e como isso de fato influencia no resultado final. Ela explicou os processos de pesquisa que usou no projeto, os desafios, e como o time contornou as situações.

Depois de todas as palestras, abrimos os painéis para perguntas com as palestrantes em palco e boards físicos para deixarem os feedbacks sobre o evento.

Se você perdeu o nosso meet-up, pode acompanhar tudo o que aconteceu por aqui: Youtube. :)

O resultado

Tivemos uma repercussão sobre o evento muito positiva! Muitas mulheres elogiaram a iniciativa e nos procuraram para falar como mudamos a vida delas em relação a profissão, relatando que as palestras as motivaram e que de fato elas conseguiram ter uma visão melhor sobre como é o nosso processo de trabalho. Que satisfação ler todos esses feedbacks e saber que conseguimos alcançar nosso objetivo nesse evento. Nós, mulheres, somos fortes! E compartilhando conhecimento juntas, somos mais fortes ainda! O que mais existe aqui é a vontade para caminhar para o nosso ideal, buscando nosso lugar no mercado.

Que venham mais meet-ups com mulheres incríveis e que a gente transforme a vida de outras! Até o próximo UX para todas.

luizalabs

Utilizar a tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Este é o objetivo do LuizaLabs, o laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza.

Thanks to Débora Garcia and Marina Santos Silva.

Cynthia Iizuka

Written by

User Experience Designer Specialist at Luizalabs

luizalabs

luizalabs

Utilizar a tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Este é o objetivo do LuizaLabs, o laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza.