O que realmente significa fomentar?

Por vezes, no meio ágil (não só neste meio, mas este é onde estamos contextualizados), ouvimos que é necessário que se fomente aquela atitude, aquele processo ou aquele pensamento. É um termo que, genericamente, faz parte dos “jargões ágeis” para mudança de mindset[1].

É comum ouvirmos frases como “vamos fomentar um fluxo contínuo”, ou ainda “você precisa fomentar o pensamento enxuto”, ou ainda “é necessário fomentar a agilidade”, entre outras frases, onde esta palavra se encontra. Mas qual é realmente o significa do termo fomentar e qual a sua abrangência?

O termo remonta à sua origem do latim fomentare, que tem o significado original a aplicação de cataplasmas sobre ferimentos na pele, através de compressas de calor. Os cataplasmas são medicamentos, do tipo pomadas, tendo como base a junção de vários ingredientes diferentes. Através de fricções destas pomadas na pele, a pele machucada é provocada a se regenerar, curando-se das suas feridas. Já em nosso vernáculo, o termo adquiriu alguns outros significados:

  1. Incentivar;
  2. Provocar;
  3. Estimular;
  4. Apoiar;
  5. Criar;

Incentivar

As pessoas não fazem as coisas bem feitas, a não ser que se interessem por aquilo que estão fazendo. Incentivar é despertar o interesse. Por vezes somos pressionados a fazer algo, mas não raras vezes estamos alienados do “por que” estamos fazendo. Trazer as pessoas para dentro do contexto, elas farão com mais afinco aquilo que lhes são demandadas;

Provocar

As pessoas constantemente precisam ser desafiadas. Provocar é isso, é “incitar” respostas e reações das pessoas através dos desafios. É extrair o que elas tem de melhor, utilizando o desconforto e instigando o não conformismo.

Estimular

Quando a bateria de um carro descarrega, temos algumas opções: trocar, fazer uma ligação em paralelo com outra bateria (vulgarmente chamado de chupeta) ou fazer pegar no tranco. Trocar é complicado, porque para isso o carro precisa ser levado à loja, fazer “chupeta” carece do cabo e outro carro disponível, pegar no tranco é empurrar até uma velocidade mínima possível e a partir daí o carro religa, a bateria é recarregada e tudo está resolvido. Estimular é isso, impulsionar até “pegar no tranco”;

Apoiar

Diz um ditado que “chegar lá é fácil, quero ver é se manter”, incentivar, provocar e estimular ajuda as pessoas a “chegar lá”, o apoio é que ajuda a “se manter”. É sustentar o que está consolidado através de fundamentos e proteção;

Criar

A imaginação é um dos bens mais poderosos que o ser humano possui. Aqui, o criar é fruto desta imaginação. É gerar um processo criativo como melhoria em algo que existe ou para a criação de algo inexistente.

Voltando à origem da palavra, entendemos que as 5 dimensões do “jargão” fomentar, visa a “cura”, “melhora” de algo que está evidente (ferida na pele) através de processos cuidadosos e mecânicas aderentes.

Bora fomentar o time?

[1] Sugiro a leitura do livro “Mindset, a nova psicologia do sucesso

Categories: agilidade, gestão de mudanças


Originally published at www.agilean.eti.br on February 17, 2018.

Like what you read? Give Daniel Moreira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.