P&D Labs Innovation Digest #10 — Empresas contra discurso de ódio, Internet das Coisas na medicina, psicologia da incerteza e muito mais…

Pesquisa & Desenvolvimento
luizalabs
Published in
12 min readJul 2, 2020

Compilado quinzenal de artigos sobre inovação, negócios e tecnologia.

Como comentamos em nossa última edição, assumiríamos o compromisso de dar mais visibilidade a inovação que trate questões de diversidade e inclusão, na busca de um mundo mais igualitário.

Iniciamos esta edição com um papo com a Diáspora Black, marketplace de hospedagens e experiências centradas no fortalecimento e valorização da cultura negra. Segundo Carlos Humberto, CEO da Diáspora Black, a ideia surgiu após uma experiência de rejeição por um casal que iria se hospedar em sua própria casa. Ele conta que, ao chegar, o casal ficou visivelmente incomodado por serem recebidos por um anfitrião negro. Num determinado momento, Carlos precisou sair de casa e, ao retornar, encontrou um bilhete dizendo que não era isso que o casal esperava.

De acordo com um estudo de 2016 realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas negras têm 16% mais chances de serem rejeitadas em serviços de acomodação compartilhada, como o Airbnb.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio de 2019, a população branca representava 43,1% , a parda 46,5% e a preta 9,3%. De acordo com os dados do MBM (Movimento Black Money), negros consomem o equivalente a R$ 1,7 trilhão ao ano no Brasil — o que dá mostras do quanto fazer a roda da economia girar entre si pode impulsionar economicamente os empreendimentos capitaneados pelos afrodescendentes do país.

Atualmente, a startup de impacto social fundada em 2017, que foi selecionada para um processo de aceleração na Estação Hack, centro de inovação do Facebook em São Paulo, atende a mais de 4 mil turistas e mobilizam uma comunidade com 20 mil pessoas em mais de 15 países, que estão interessadas em viajar com um propósito autêntico e transformador.

Hoje apresentamos um case de sucesso, onde a Diáspora Black conta como conseguiu crescer 770% em meio a pandemia. Aproveitem a leitura:

Na contramão do setor, startup de turismo focado na cultura negra cresce 770% em meio à pandemia.

São Paulo — Após uma das melhores temporadas dos últimos anos, o turismo enfrenta uma
de suas piores crises em função da pandemia de covid-19. Na contramão da crise, a Diaspora.Black, startup de turismo afrocentrado, viu as operações e o faturamento
crescerem ao oferecer aos clientes experiências culturais online no período de isolamento social.

“Nós tivemos a melhor performance para a alta temporada, mas fomos atropelados pela pandemia”, explica o CEO da startup, Carlos Humberto da Silva Filho. “ No mês de março, vimos todas as atividades e passeios planejados serem suspensos ou cancelados, e o caixa pressionado pela demanda de reembolso dos clientes” , comenta o empresário. A saída, segundo ele, foi dobrar a aposta na essência da empresa, reforçando investimento
em tecnologia para adaptar o negócio à demanda de experiências online centradas no legado e memória da população negra em todo o mundo. O resultado foi um crescimento de receita de 770% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre.

Focada na cultura negra, a empresa mapeou atividades e cursos online realizados por personalidades, professores, artesãos e grandes referências da comunidade em diversas áreas, como gastronomia, yoga, filosofia, arte e estética, por exemplo. Com formatos variados, como cursos, oficinas e workshops, as experiências online
representaram um salto de 553% sobre os pedidos registrados pela plataforma.

A curadoria atendeu aos temas que o público mais buscava entre as experiências presenciais, antes da
pandemia. Entre os mais procurados ficaram atividades sobre histórias dos orixás, leituras afro-centradas da Bíblia e ainda os minicursos sobre intelectuais negras e negros.

“Entendemos que, apesar das restrições de viagem, nossa comunidade queria continuar vivenciando experiências enriquecedoras sobre a cultura e memória negra de diferentes cidades, sotaques e matrizes”, conta a executiva de marketing, Cintia Ramos. “As experiências nos conectam com valores de ancestralidade, pertencimento e resiliência, com conteúdos que levam bem estar aos participantes mesmo em período de crises”, completa.

Com o cenário de retomada do turismo ainda incerto, a empresa orienta os viajantes a respeitar as restrições e permanecer em isolamento social. A empresa também estimula os clientes a planejarem as próximas viagens, com um programa de descontos e pagamento
parcelados para hospedagens e pacotes a partir de novembro.

Entre as opções disponíveis para reserva antecipada estão diárias na Bahia, pacotes para Moçambique, vivências ao Quilombo Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, um Cruzeiro Afrocentrado pela costa brasileira e também passeios locais, como a visita ao Memorial Quilombo de Palmares, em Maceió (AL), e a Caminhada São Paulo Negra.

“Quando for possível retomar as viagens, será ainda mais valioso vivenciar de perto aquilo que o Brasil tem de mais autêntico, que é a riqueza da nossa cultura. O trade deve
aproveitar a crise para se reinventar e enxergar a demanda por diversidade e autenticidade no turismo”, afirma o CEO Carlos Humberto.

O executivo avalia que as empresas do setor devem se preparar para a retomada com clientes ainda mais exigentes pelas melhores experiências de serviço e pela atuação socialmente responsável das empresas.
Desde 2017, mais de 5 mil pessoas já foram atendidas pela startup, que oferece experiências, pacotes de viagem e hospedagens em mais de 140 cidades e 18 países.
Atualmente, a startup é residente do InovaBra, hub de inovação do Bradesco em São Paulo.

Texto por: Antonio Pita

Reforçamos aqui nosso convite!

Para que aqueles que queiram contribuir com notícias, crônicas, podcasts, meet-ups (virtuais por enquanto), ou qualquer conteúdo inerente aos temas que aqui são tratados, entrem em contato conosco através dos comentários. Iremos responder cada um de vocês.

Dito isso, semana terminando e, como prometido, apresentamos neste artigo, parte daquilo que nos despertou interesse e que chamou atenção do nosso time.

Dá uma olhada, siga nossa página e comece a semana sabendo um pouco mais do que está rolando no mundo!🤓

Top Trends

Cade libera pagamento por WhatsApp — Mobile Time

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) revogou a decisão que suspendia a oferta de pagamento pelo WhatsApp. A superintendência geral da entidade reviu a medida cautelar anunciada na semana passada após analisar as informações prestadas por Facebook e Cielo, parceiras no projeto. Todavia, o lançamento do serviço ainda depende de autorização do Banco Central.

Contra discursos de ódio, gigantes como Coca-Cola e Starbucks suspendem publicidade nas redes sociais — B9

Diante da ascensão de grupos de extrema-direita e supremacistas raciais principalmente na Europa e nos Estados Unidos, as redes sociais se tornaram um espaço de livre propagação de discurso de ódio. E muitas das empresas não reagem veementemente, e acabam permitindo que suas plataformas sejam usadas para tais fins. A decisão de empresas como a Coca-Cola e a Starbucks, então, é uma resposta à omissão das plataformas das redes sociais.

Grupos minoritários retratam experiência de trabalho em plataforma de emprego — Springwise

A Dyversifi visa proporcionar transparência e uma representação autêntica da experiência de trabalho minoritária, conectando talentos em potencial com as oportunidades de carreira certas

Os usuários começam criando um “retrato” — um perfil anônimo que contém informações demográficas importantes, como raça, idade e sexo. A empresa diz que isso ajuda outras pessoas com retratos semelhantes a se identificarem com histórias que serão relevantes para eles.

Dispositivo de feedback háptico pode formar padrões precisos de braille no ar com os pulsos de ultrassom — Springwise

As placas e displays em braille em público muitas vezes podem representar desafios para aqueles que confiam nela. Pode ser difícil direcionar o usuário a elas, informações limitadas podem ser apresentadas, os textos podem entupir-se com o tempo e, agora, mais do que nunca, existem preocupações de higiene com pessoas tocando as superfícies. Para resolver esses problemas, uma equipe de pesquisadores da Universidade Bayreuth da Alemanha desenvolveu um dispositivo chamado HaptiRead, que pode produzir Braille usando ondas de ultrassom. Esse dispositivo de feedback háptico pode formar padrões precisos de braille no ar com os pulsos de ultrassom.

Release Notes da Apple revela como a pandemia está transformando silenciosamente nossa tecnologia — One Zero

O coronavírus, com sua presença constante, conseguiu se espalhar em todas as facetas da vida, fazendo com que grandes companhias, se adaptem para levar a melhor experiência para seus usuários.

Partindo de um processo de desbloqueio simplificado para dispositivos com Face ID quando você está usando uma máscara facial, até o desenvolvimento de uma API de notificação de exposição para oferecer suporte a aplicativos de rastreamento de contatos COVID-19.

É um sinal dos tempos em que uma das maiores empresas de tecnologia do mundo mudou seu sistema de autenticação fundamental para levar em conta a pandemia. Mas também é um sinal dos tempos em que essas mesmas empresas de tecnologia estão se posicionando como nossos salvadores, até verificando se estamos lavando as mãos corretamente.

Índia proibe TikTok, WeChat e outros aplicativos baseados na China — The Verge

O Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia proibiu o TikTok, o WeChat e várias dezenas de outros aplicativos baseados na China. Os aplicativos foram classificados como prejudiciais à soberania e à integridade do país, segundo um comunicado à imprensa. Um total de 59 aplicativos estão na lista de proibidos.

Startup oferece recursos para quebrar preconceitos inconscientes de cima para baixo de uma organização — Springwise

All of Us tem como objetivo ajudar as organizações a construir culturas diversas e promover modelos positivos dentro de suas esferas. A plataforma oferece informações educacionais por meio de notícias, idéias de negócios, histórias inspiradoras e liderança de pensamento.

Os usuários podem selecionar tópicos de interesse e compartilhar informações relevantes sobre si mesmos com seus colegas. Isso conecta pessoas com pessoas com interesses semelhantes e constrói comunidades que compartilham conhecimento dentro e fora do local de trabalho.

Google fará parcerias com jornais do Brasil para oferecer notícias gratuitas — Computerworld

iniciativa criada dentro da sua divisão de notícias para criar um programa de licenciamento de conteúdos com veículos de comunicação.

Este programa ajudará os editores participantes a monetizar seu conteúdo por meio de uma experiência aprimorada de narrativa, que permite que as pessoas se aprofundem em histórias mais complexas, se mantenham informadas e sejam expostas a um mundo de diferentes questões e interesses”, afirma Brad Bender, VP da divisão de Notícias.

Internet das Coisas na medicina já atua no combate à covid-19 no Brasil — Computerworld

Na prática, o software da Carenet consegue integrar sistemas de gestão de prontuários eletrônicos e equipamentos médicos. No caso do Hospital das Clínicas, a Orchestra integra dados do ventilador artificial, o tomógrafo de impedância elétrica (que monitora o pulmão de pacientes) e o monitor multiparamétrico (que colhe dados como atividade respiratória, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio). Esses dados, então, são disponibilizados em um dashboard digital de forma automática por dispositivos móveis para as equipes de intensivistas.

Novos Negócios

Empresa americana de ensino para escolas, implementará um modelo de preços baseado em classes sociais — Trend Watching

Entendendo que muitos dos consumidores que mais precisam dos seus serviços também são os que têm mais dificuldade em acessá-los. A BookNook oferece preços diferenciados para comunidades carentes, onde os programas de alfabetização desempenham um papel essencial para garantir um futuro melhor para os alunos.

Adobe e Lady Gaga lançam desafio para fãs criarem seu próprio universo “Chromatica” — B9

Uma parceria entre Adobe e Lady Gaga originou um concurso virtual que desafia os fãs da cantora a criarem suas próprias versões de “Chromatica”, o universo idealizado por Gaga e conceito de seu último álbum, de mesmo nome, lançado no fim de maio.

Para participar do desafio, os fãs devem usar qualquer um dos aplicativos da Adobe, incluindo Photoshop, Illustrator e Spark, para criar obras que canalizem sua visão e interpretação de “Chromatica”. As artes devem ser compartilhadas no Instagram ou no Twitter usando a hashtag #LadyGagaxAdobe.

Google altera guia de pesquisa para trazer relevância a produtos sem anúncios pagos — Tech Crunch

No início deste ano, o Google fez uma alteração significativa na guia de pesquisa do Shopping nos EUA para permitir que o serviço apresentasse principalmente listagens de produtos gratuitas selecionadas pelos algoritmos do Google, em vez de anúncios pagos. Com base nessa mudança, o Google hoje está introduzindo uma mudança para listagens de produtos gratuitas na página principal de resultados da Pesquisa Google nos EUA.

O mapa de calor ajuda os atletas a evitar pontos de treinamento lotados — Springwise

O aplicativo de mapas térmicos da Suunto pode ser usado para planejar e seguir rotas ao ar livre para uma variedade de esportes, incluindo corrida, ciclismo, natação, esqui e golfe. Os relógios Suunto compatíveis permitem acesso offline aos mapas de calor e mapas detalhados de terreno ao se exercitar ao ar livre. Os usuários podem ver sua trilha no mapa e, em seguida, usar mapas de calor para evitar as áreas mais populares de sua rota.

Empresa lança videogame com jogos que ajudam no tratamento de déficit de atenção — Trend Watching

O EndeavorRx, um videogame desenvolvido para ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é o primeiro jogo que pode ser prescrito pelos médicos como tratamento médico. Embora não seja recomendado como uma alternativa completa aos medicamentos, o jogo foi oficialmente aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA este mês. Destinado a pacientes com TDAH entre 8 e 12 anos, o jogo para iPad e iPhone foi testado em ensaios clínicos por sete anos; os pesquisadores descobriram que o jogo reduziu o déficit de atenção em um terço dos participantes.

Spotify lança recurso de letras de música em tempo real no Brasil e outros 25 países — B9

A função marca também a retomada da parceria do streaming com o Musixmatch, que até 2016 providenciava ao Spotify o serviço de letras “ao vivo”. Os relatos da época indicam que o divórcio entre as partes se deu porque a plataforma quis tornar exclusiva sua relação com a empresa, mas nestes últimos quatro anos o Spotify preencheu o vácuo com o Genius e um recurso de bastidores da música.

Instagram atualiza políticas e a partir de julho vai permitir que creators vendam produtos direto no app — B9

Atualização dos seus Requisitos de Qualificação para o Comércio impacta de maneira direta os criadores de conteúdo da plataforma. A partir do próximo dia 9 de julho, a companhia vai começar a aceitar que creators vendam produtos diretamente em seus perfis na rede social, não precisando de terceiros para viabilizar um negócio no ambiente virtual.

As novas diretrizes passam a valer para todos os países onde o Instagram Shopping existe e vão exigir dos influenciadores interessados que demonstrem confiabilidade na forma de uma presença estabelecida e autêntica — o que pode incluir a manutenção de uma base de seguidores.

Para oxigenar a cabeça

O pôquer e a psicologia da incerteza — Wired

Pense em John von Neumann, um dos grandes polímatas do século XX, pai do computador, um dos inventores da bomba de hidrogênio, o criador da teoria dos jogos. E um jogador de poker! Não apenas um jogador de poker, mas alguém para quem o poker inspirou idéias brilhantes sobre a tomada de decisões humanas, alguém que o considerou o melhor jogo para se aproximar dos desafios estratégicos da vida. Vamos para as mesas! Mas, olhando para Baba Anya, percebo que a batalha pelo apoio — e a justificativa para o pôquer não é apenas uma ferramenta de aprendizado, mas uma das melhores ferramentas para tomar decisões que não têm nada a ver com o jogo em si — está acontecendo. para levar um pouco mais de luta. Eu vou explicar isso várias vezes, então é melhor eu acertar.

Por que as empresas “brincam de inovar” em vez de inovar de verdade? — Harvard Business Review

Atualmente, como as grandes organizações enfrentam inovações de forma constante, elas acabaram reconhecendo que suas estratégias e estruturas organizacionais não são ágeis o suficiente para permitir o acesso e a mobilização de talentos e tecnologias inovadores para que possam enfrentar os desafios. Essas organizações sabem que precisam mudar, mas praticam uma forma de “tapa-buraco” organizacional — uma tentativa inútil de solucionar os problemas conforme vão surgindo, sem entender sua causa principal.

Caso você tenha esquecido

--

--