P&D Labs Innovation Digest 2# — Nova era dos catálogos, meios de pagamento, gestão da inovação e muito mais…

Pesquisa & Desenvolvimento
luizalabs
Published in
6 min readFeb 18, 2020

Compilado quinzenal de artigos sobre inovação, negócios e tecnologia.

Olá, pessoal

Mais uma semana começando e, como prometido, apresentamos neste artigo, parte daquilo que nos despertou interesse e que chamou atenção do nosso time.

Dá uma olhada, siga nossa página e comece a semana sabendo um pouco mais do que está rolando no mundo!🤓

Ah, no final do artigo deixei um recadinho para vocês!

Top Trends

A volta dos que não foram — Os catálogos estão voltando! — Harvard Business Review

Sabia que envio de catálogos por correios aumenta desde 2015 e a taxa de resposta cresceu 170% de 2004 a 2018? O Curioso: não se trata de um canal para atender os retardatários digitais. Há evidências de que Millenials estão interessados no canal. Diante disso renomados varejistas on-line como Amazon, Wayfair e Bonobos estão imprimindo catálogos.

Veículos 100% autônomos estão chegando as ruas… e seus formatos são os mais variados! — Wired

Já pensou como veículos mudarão os formatos estabelecidos? O R2 (foto) é veículo de baixa velocidade focado em entregar comida e já não possui para-brisas ou retrovisores. Será que veremos carros com assentos giratórios e telas LED no lugar das janelas?

Amazon premiará desenvolvedores brasileiros que criarem skills para Alexa — Computerworld

Para incentivar o uso do produto no Brasil, a empresa lançou um programa que irá promover uma competição para premiar os desenvolvedores que criarem as melhores skills locais da assistente de voz.

Interface de Voz: o desafio das compras via alto-falante inteligente — Retail Dive

Pesquisas sugerem que segurança e privacidade dos pagamentos ainda são as maiores barreiras para a realização de compras via alto-falantes inteligentes.

Delivery Center, que transforma shoppings em centros de distribuição, recebe investimentos — Computerworld

De acordo com comunicado lançado pela companhia, o novo investimento possibilitará que a Delivery Center aprimore a tecnologia de integração de estoques e de conexões a marketplaces, acelere a expansão de suas unidades para novas cidades e consolide sua presença nos centros urbanos.

A venda de novos e usados pode coexistir — A estratégia da Nordstrom para o “re-commerce” — Glossy

Embora a venda de usados possa ter sido vista como inimiga, é cada vez mais algo que os varejistas estão adotando para permanecerem relevantes. O desafio passa a competir com plataformas que se concentram exclusivamente nesse formato.

Mobile Commerce, cresce 68% até 2022, à medida que mais pessoas compram em seus telefones — Forbes

Sephora, Depop e Zara têm algo em comum: uma estratégia mobile que conquistou o coração de seu público-alvo. Em um relatório recente do eMarketer, The Future of Retail 2020, o crescimento do comércio eletrônico chegará a US $ 666 bilhões no mercado dos EUA este ano e a US $ 845 bilhões até 2022.

Novos Negócios

Parceria entre Goldman Sachs e Amazon deverá oferecer empréstimos para PMEs — Financial Times

A Goldman Sachs teria iniciado o desenvolvimento da plataforma na qual os empréstimos seriam realizados. A ideia seria aproveitar o acesso da Amazon para pequenos e médios investidores e oferecer um serviço atraente a esse público.

Stone brilha na carteira de Buffett e mira parcerias para manter ritmo em 2020 — Reuters

A oferta de crédito a lojistas e outros empreendedores de pequeno e médio portes tem sido uma das principais frentes das empresas de cartões para ampliar receitas e compensar em parte as pressões sobre margens na operação pura de adquirência, num mercado cada vez mais disputado.

PicPay lança conta digital para empresas e prevê movimentar R$31 bi em 2020 — Reuters

Foco em recorrência: segundo o CEO do PicPay o fator decisivo para determinar vencedores no mercado de pagamentos será o sucesso em fazer o público concentrar suas transações financeiras na sua plataforma, dando maior escala e rentabilidade ao negócio.

Creditas estreia loja online com venda por crédito consignado — Forbes

A empresa estreará a loja com iPhones e fará venda em 2 modalidades: Na primeira modalidade será possível comprar o telefone em 24 parcelas e taxa de juros de 1,16% ao mês.

Na segunda, usuários poderão comprar os celulares com opção de upgrade. Ao quitar as parcelas, o consumidor terá que devolver o aparelho em boas condições para receber um modelo novo e entrar num novo ciclo de financiamento, também em 24 vezes.

Microsoft investirá US$ 40 milhões em pesquisa para área de saúde — Computerworld

De acordo com a Microsoft, são três iniciativas: A primeira busca acelerar a pesquisa médica para promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.
A segunda, focada na geração de insights globais de saúde. Projeto que terá como objetivo aumentar o entendimento compartilhado de mortalidade e longevidade para proteção contra crises globais de saúde, e por fim, a equidade em saúde, que busca reduzir a desigualdade existente e melhorar o acesso aos cuidados de populações carentes.

Para oxigenar a cabeça

Caviar de algas, alguém? O que comeremos na viagem a Marte — Wired

Com a possibilidade do turismo espacial se aproximando, uma difícil tarefa precisa ser resolvida: A alimentação do turista. Entretanto, há inúmeros desafios em torno da comida no espaço. Desde seu peso, volume de resíduo gerado e até mesmo seu aroma, já que o sistema de filtragem de ar é limitado.

Entenda quais são outros desafios para a exploração turística espacial se tornar realidade.

IKEA promete novos controles de dados para consumidores — The Wall Street Jornal

IKEA comunicou que passará a oferecer total controle dos dados de seus consumidores a eles mesmos. O legal dessa história? Através de um bom onboarding no App, conseguiram mostrar claramente as vantagens para o consumidor ao liberar acesso aos dados, conquistando a confiança destes em uma relação super transparente. Assista o vídeo ao lado!

Empresas com governança da inovação têm receita duas vezes maior — Computerworld

Menos de uma em cada oito empresas conta com ações de governança extensiva da inovação, e as que o fazem, apresentam duas vezes o crescimento da receita em comparação com empresas que optam por uma governança mais acidental da inovação, como mostra novo estudo, disponível abaixo, da Accenture.

Governing Innovation: The recipe for portfolio growth — Accenture

--

--