P&D Labs Innovation Digest #28 — Falsificações de NFT, I.A no mundo do Marketing, Deep Learning aprendendo sobre o DNA e muito mais…

Pesquisa & Desenvolvimento
luizalabs
Published in
8 min readSep 3, 2021

Oi, pessoal!

Mais uma semana começando com uma nova coletânea realizada pelo time de P&D do Magalu nos principais portais de tecnologia, inovação e comportamento do mundo.

Aproveitem a leitura!

Top Trends

Plataforma de entrega terrestre gera receita para o pequeno empreendedor — Bloomberg

Através de contratos que dão aos proprietários o direito de operar as rotas FedEx Ground em áreas específicas por até três anos, os proprietários cobram uma taxa para cada pacote que suas frotas entregam, mas são inteiramente responsáveis por contratar motoristas, comprar caminhões e lidar com todos os problemas inerentes ao funcionamento de uma pequena empresa. Os preços das rotas aumentaram 50% em relação a apenas alguns anos atrás, mas ainda podem trazer retornos de mais de 20% ao ano.

Falsificações chegam ao mercado de NFT— CNBC

O site do artista de rua Banksy direcionou os usuários a um leilão de uma obra de arte digital vendida por mais de US $ 300.000. O problema? Não era autêntico.

Qualquer pessoa que clicar na página do Banksy NFT será direcionado a um link para um leilão de um colecionador chamado “Grande Redistribuição do Desastre da Mudança Climática”. A página foi adicionada ao site de Banksy na terça-feira de manhã e posteriormente excluída, alimentando especulações de que o site pode ter sido invadido.

Neoenergia chega a 10 milhões de atendimentos através de BOT em 16 meses — Mobile Times

O bot conta com mais de 70 serviços disponíveis para os 15,6 milhões de clientes da empresa de utility no WhatsApp e no Facebook. Mensalmente, são enviadas mais de 5,1 milhões de mensagens, em média, com uma eficácia de 93%, ou seja, o cliente consegue resolver seu problema sem o transbordo para o atendimento humano. Ao todo são nove autosserviços e mais de 80 perguntas e respostas disponibilizados aos clientes. O assistente virtual ainda possui uma biblioteca com mais de 1,2 mil palavras e 87 assuntos conhecidos.

Como um especialista em Blockchain luta contra o crime criptográfico — Morning Brew

As empresas trabalham com governos, empresas de criptomoedas e instituições financeiras para, essencialmente, trazer transparência aos blockchains. A maneira como fazem isso é identificando as carteiras de serviços, incluindo serviços legítimos e ilícitos, como mercados darknet, endereços sancionados e carteiras de financiamento de terrorismo. Além disso, podem informar às pessoas se estão aceitando dinheiro de um mercado darknet. Ou, se você for um investigador, podem fornecer uma ferramenta para rastrear um local passível de intimação para que você possa potencialmente encontrar a pessoa por trás de um ataque cibernético.

Inteligência Artificial começa a mudar o marketing como conhecemos hoje — AdAge

Os profissionais de marketing não são exceção ao ritmo implacável da transformação e automação digital organizacional — especialmente por meio do aproveitamento da inteligência artificial. A automação alimentada por IA não apenas torna o departamento de marketing de uma empresa mais rápido, mas também se torna mais inteligente, aproveitando os dados com muito mais eficiência do que por métodos manuais. Não é nenhuma surpresa que muitas empresas já começaram a adotar inteligência de marketing em suas estratégias de marketing digital, que geralmente podem ser divididas em três áreas principais: interações mais inteligentes com o cliente, personalização e avaliação de risco.

Novos Negócios

Vans está lançando um mundo de skate dentro do Roblox — Fast Company

Usuários ativos diários do Roblox poderão entrar no mundo da marca Vans por meio de um ambiente 3D interativo que permitirá aperfeiçoar suas manobras e projetar seu próprio avatar com produtos e skates Vans. Uma parceria entre a popular plataforma de videogame e a marca de esportes de ação, o Vans World é o mais recente casamento de marketing entre a Roblox e um número crescente de empresas que buscam se conectar com o público jovem, onde passam a maior parte do tempo.

Marca de calçados abrirá as primeiras lojas como categoria de corrida customizada— CNBC

As lojas oferecem dispositivos de digitalização dos pés em 3D para ajudar no dimensionamento. Também há armários onde os clientes podem guardar seus pertences e testar os sapatos fazendo uma corrida na área.

Mercado Livre lança programa de assinatura — Exame

Programa de fidelidade dentro do Mercado Pontos, em que usuários frequentes do site podem ter direito a benefícios como descontos no frete de produtos e assinatura gratuita do serviço de streaming Disney+.

Clubhouse lança novo recurso para conversas mais imersivas — B9

O Clubhouse lançou o áudio espacial, novo recurso da plataforma projetado para fazer os membros da comunidade se sentirem mais imersos na conversa ou na sala que estão ouvindo, fazendo os microfones soarem como se estivessem espalhados pela sala, assim como acontece com os filmes.

Detentores de NFT obtêm acesso criativo a novas séries animadas — PSFK

Haverá inicialmente 10.420 NFTs Stoner Cat disponíveis. Quando o projeto atinge certos marcos, novos episódios serão criados e a expectativa é lançar 1.000 novos NFTs por novo personagem da série primária introduzido nos episódios subsequentes. Além de poder ver episódios da série, os proprietários de NFT também têm acesso a vantagens exclusivas, como NFTs colecionáveis ​​de elementos do programa, ligações da comunidade quinzenais com os atores e equipe criativa e, eventualmente, até mesmo acesso nos bastidores ao processo de criação que incluirá sessões regulares de storyboard com os criadores. Quando um visualizador adquire seu NFT, sua jornada do Stone Cat começa. Os detentores de token têm acesso a tudo dentro da comunidade da série que vem após sua compra, mas nenhum token permitirá que o detentor tenha acesso ao que aconteceu dentro do ecossistema colaborativo antes de sua propriedade.

Para oxigenar a cabeça

O que você está errando sobre o burnout — MIT Sloan Review

A Humu, uma empresa focada na mudança de comportamento no local de trabalho, ajudou líderes e gerentes a melhorar o bem-estar em suas equipes. No ano passado, o esgotamento se tornou uma das principais preocupações nas organizações, e por um bom motivo. Em 2020, 71% dos funcionários experimentaram burnout pelo menos uma vez. Entre os clientes corporativos da Humu, 62% dos funcionários relataram se sentir oprimidos pelas responsabilidades de trabalho e 32% disseram que estão emocionalmente esgotados. E uma pesquisa da Qualtrics mostra que o estresse e o esgotamento são os principais motivos pelos quais as pessoas pensam em deixar seus empregos nos próximos meses e ano — uma época que os economistas já apelidaram de “A Grande Renúncia”.

O Deep Learning está enfrentando outro mistério essencial da biologia: a estrutura do RNA

As soluções atuais de aprendizado deep learning começam com um requisito: uma tonelada de exemplos de treinamento, para que cada camada da rede neural possa começar a aprender como extrair recursos de maneira eficiente — informações que permitem que a IA faça previsões sólidas. Isso é proibido para o RNA. Ao contrário das estruturas de proteínas, o RNA simplesmente não tem exemplos experimentais e verdadeiros suficientes.

O algoritmo não se preocupa com o RNA, ele descarta tudo o que já sabemos sobre a molécula e suas funções e, em vez disso, ele se concentra apenas no arranjo dos átomos. Semelhante a um algoritmo clássico de visão por computador que gradualmente extrai recursos — de pixels a linhas e formas — o ARES faz o mesmo. As camadas em sua rede neural cobrem escalas finas e grosseiras. Quando desafiado com um novo conjunto de estruturas de RNA, muitas das quais são muito mais complexas do que as de treinamento, o ARES foi capaz de destilar padrões e novos motivos, reconhecendo como as letras se ligam.

China limita videogames online a três horas por semana para menores — Morning Brew

O governo chinês proibiu crianças menores de 18 anos de jogar videogame online nas noites de escola e permitirá jogar apenas uma hora por dia nos fins de semana e feriados.

O anúncio, cortesia da National Press and Publication Administration (NPPA), representa as regras mais rígidas já introduzidas para reduzir o vício em videogames entre os jovens da China. A determinação em remodelar a indústria de tecnologia devido às preocupações de que o cérebro das crianças esteja se transformando em mingau de aveia. No início deste mês, um artigo na mídia estatal chamou os videogames de “ópio para a mente”, eliminando quase US $ 100 bilhões em valor das ações de jogos. A capitalização de mercado da Tencent perdeu mais de US $ 400 bilhões desde o pico de fevereiro.

Revertendo o envelhecimento celular — Futurism

Os pesquisadores identificaram a via molecular que o corpo humano usa para criar células B. Células que o sistema imunológico usa para identificar e produzir anticorpos contra novas doenças. Normalmente, seu corpo para de produzir tantas células B mais tarde na vida, mas suprimir um determinado hormônio pode desencadear a produção, teoricamente dando ao sistema imunológico de uma pessoa mais velha a mesma robustez que tinha no início da vida, de acordo com uma pesquisa publicada no mês passado na revista Blood.

Embora a equipe ainda precise realizar testes clínicos, seu trabalho aponta para um futuro no qual os idosos possam lutar contra os patógenos tão bem quanto as gerações mais jovens, desfrutando de melhor saúde até a velhice.

Caso você tenha perdido

Esses são os três últimos episódios do Cabeça de Lab, o podcast do LuizaLabs:

Esperamos que tenham gostado do nosso Digest. Qualquer feedback, é só nos escrever nos comentários.

Até a próxima edição!

--

--