P&D Labs Innovation Digest #29 — Agricultura Inteligente, Desafios da Ambivalência da Certeza, Pensamento sistêmico e muito mais…
Oi, pessoal!
Mais uma semana começando com uma nova coletânea realizada pelo time de P&D do Magalu nos principais portais de tecnologia, inovação e comportamento do mundo.
Aproveitem a leitura!
Top Trends
IA pode escrever código como seres humanos com bugs e tudo mais — Wired
Em junho passado, o GitHub, uma subsidiária da Microsoft, lançou uma versão beta de um programa que usa IA para ajudar os programadores. Comece digitando um comando, uma consulta de banco de dados ou uma solicitação a uma API, e o programa, chamado Copilot, adivinhará sua intenção e escreverá o resto. Porém, os riscos de a IA gerar códigos defeituosos podem ser altos. Pesquisadores da NYU analisaram recentemente o código gerado pelo Copilot e descobriram que, para certas tarefas em que a segurança é crucial, o código contém falhas de segurança em cerca de 40% das vezes.
Android ganha acessibilidade para pessoas com deficiência motora e de fala — Mobile Times
O Google lança uma funcionalidade para dispositivos Android que detecta a movimentação dos olhos e gestos faciais para acionar comandos. Interruptores de Câmera, como é chamada a ferramenta, está disponível em 80 idiomas, incluindo o português, e pode ajudar pessoas com deficiência motora e de fala a navegar no smartphone usando movimentos dos olhos e gestos faciais. A ferramenta transforma a câmera frontal do telefone em um interruptor, para que o usuário escolha um movimento para navegar e outro para selecionar.
Twitter lança sistema de bonificações no Brasil — B9
A novidade quando ativada será exibida como um botão com um ícone de cédulas financeiras, situado ao lado da opção de seguir a conta na rede social. Ao ser acessado, o recurso exibe uma lista de serviços e plataformas de pagamento previamente inscritas que a pessoa pode doar. A ferramenta será disponibilizada no Brasil em parceria por enquanto somente com a PicPay.
A nova demanda por criatividade com IA — ZDNet
A tecnologia tem um papel significativo em ajudar as empresas a liberar a criatividade para se diferenciarem como organizações do futuro. A IA está se tornando o coração pulsante que impulsiona a criatividade em uma organização adaptável e resiliente.
Por que? Porque antes da pandemia, adaptar-se às mudanças e impulsionar a inovação já era uma meta persistente para as empresas. A pandemia apenas reforçou a ideia de que mudanças imprevistas podem acontecer a qualquer momento, e as organizações precisam se adaptar a mudanças contínuas e rápidas. Isso estimulará o desenvolvimento de ainda mais aplicativos de negócios criativos. Resumindo, a IA está se tornando o coração pulsante que impulsiona a criatividade em uma organização adaptável e resiliente.
Nike prova que o design universal leva melhores produtos para todos os consumidores — Fast Company
Para muitos, é difícil calçar sapatos. Nosso calçado requer alguma destreza. E isso é mais do que apenas um aborrecimento para pessoas com deficiência, que vão desde artrite até paralisia parcial. O Go FlyEase da Nike é o primeiro tênis que você pode calçar sem se inclinar ou usar as mãos.
Google Assistente ganha modo de direção no Brasil — Mobile Time
Com o novo modo, o usuário dirá “Ok Google, vamos dirigir’ e um painel abrirá com o modo de direção ou ao conectar o smartphone ao Bluetooth do carro. Nele, o usuário pode iniciar uma rota de navegação, ver histórico de ligações e mensagens, responder chamadas telefônicas e até usar alguns aplicativos .
Novos Negócios
IoT e a agricultura inteligente — Forbes
Com sensores inteligentes que monitoram todos os aspectos do trabalho diário, a tecnologia IoT para agricultura permite que os agricultores automatizem a coleta de dados em tempo real para aumentar os volumes de produção, reduzir custos e gerenciar despesas e melhorar a eficiência geral em muitos diferentes aspectos da agricultura, como o rastreio do uso de água, a densidade de nutrientes e a ajustar a quantidade de fertilizantes e pesticidas utilizados.
Aplicativo oferece uma nova forma de aprender libras — Springwise
O aplicativo “fingerpelling.xyz” é semelhante ao popular aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo, mas teve que incorporar uma tecnologia muito diferente para orientar os usuários no aprendizado das posições corretas das mãos.
O aplicativo usa aprendizado de máquina e “tecnologia avançada de reconhecimento de mão” para analisar as formas das mãos dos usuários e oferece sugestões de melhoria, transformando o aprendizado em um jogo. Os usuários-alvo incluem familiares e amigos de pessoas surdas, que desejam aprender a se comunicar rapidamente.
Um movimento trabalhista para a economia de plataforma — Harvard Business Review
Está surgindo uma nova forma de ativismo coletivo de trabalho sob a ótica de economias criadoras, chamado de ação coletiva descentralizada (DCA). Isso abrange movimentos liderados por trabalhadores de pools de seguros criados por motoristas de caronas de Jacarta para um sindicato informal de músicos globais e trabalhadores da música.
Esses esforços tendem a ser mais ascendentes e difusos do que os sindicatos históricos. Isso por que os trabalhadores se encontram e se unem uns aos outros de maneira peer-to-peer para: expressar a oposição nas redes sociais, por meio de fóruns on-line e na mídia; minar ou desafiar as operações normais de uma plataforma; alavancar o poder de seu público ou clientes; e, às vezes, deixar as plataformas completamente para alternativas mais amigáveis para o trabalhador.
Desenvolvimento low-code ganha popularidade entre profissionais e organizações — Computerworld
Ao encurtar o ciclo de vida de desenvolvimento de software, ele acelera o tempo de colocação no mercado, melhora a flexibilidade e permite que os desenvolvedores se concentrem na inovação principal. Soluções de low-code/no-code também melhoram a agilidade para as equipes de desenvolvedores, pois são capazes de criar rapidamente uma amostra para a equipe de negócios avaliar e fornecer feedback sobre — encurtando os ciclos de revisão e melhorando o produto acabado.
Heinz lança rótulo plantável para consumidores produzirem os próprios tomates — Heinz
Durante 150 dias, tempo do ciclo dos tomates Heinz, a marca vai postar em seu Instagram conteúdos para ajudar os consumidores a cultivarem os tomates com dicas e instruções. Além disso, um time de influenciadores, entre eles Murilo Soares, engenheiro florestal especialista em plantas ornamentais, também plantará em casa, produzindo conteúdos sobre essa evolução e permitindo que os consumidores acompanhem todo o processo.
Para oxigenar a cabeça
Atletas estão mudando a narrativa em torno da saúde mental no trabalho — Harvard Business Review
Casos recentes de atletas de alto nível priorizando sua saúde mental, juntamente com esforços organizados da indústria do esporte, desencadearam uma importante mudança na narrativa da saúde mental nos esportes. Os líderes da empresa podem aprender muito com o impulso da saúde mental do mundo dos esportes. Os autores apresentam quatro estratégias para líderes que buscam apoiar a saúde mental de seus funcionários. Pare de fazer suposições sobre o bem-estar das pessoas — em vez disso, pergunte! Esconder suas vulnerabilidades pode reforçar o estigma em torno da saúde mental. A recuperação é tão importante para a saúde mental quanto para a física. E a promoção de redes de suporte pode desbloquear um ciclo virtuoso de crescimento organizacional e de funcionários.
Um guia matemático para outras dimensões — Wired
A noção de dimensão parece inicialmente intuitiva. Olhando pela janela, podemos ver um corvo sentado no topo de um mastro experimentando dimensões zero, um tordo em um fio de telefone restrito a um, um pombo no chão livre para se mover em dois e uma águia no ar desfrutando de três dimensões.
Porém, encontrar uma definição explícita para o conceito de dimensão e expandir seus limites provou ser excepcionalmente difícil para os matemáticos. Os antigos sabiam que vivemos em três dimensões. Aristóteles escreveu: “De magnitude, aquilo que (se estende) em uma direção é uma linha, aquilo que (se estende) em duas vias é um plano, e aquilo que (se estende) em três vias é um corpo. E não há magnitude além dessas, porque as dimensões são tudo o que existem. ”
No entanto, os matemáticos, entre outros, têm gostado do exercício mental de imaginar mais dimensões. Como seria uma quarta dimensão — de alguma forma perpendicular às nossas três?
O sistema é o consumidor — Futurelab
A promessa do pensamento sistêmico é que ele é a melhor abordagem para ajudar a empresa a entender todo o mercado e operar como uma empresa coordenada. E em ambientes complexos em movimento contínuo, precisamos de melhores modelos multidimensionais que nos permitam entender o máximo que pudermos sobre os relacionamentos complexos e os efeitos de nossas decisões, indecisões e ações.
O problema da certeza — MIT Sloan Review
Parece que nossa capacidade coletiva de considerar — simultaneamente — os muitos lados de uma decisão é fraca, senão inexistente. Ansiamos por certezas em alguns aspectos de nossas vidas, e as pressões do momento reforçam nossa tendência natural para o viés da confirmação. Ver um problema através dos olhos de outra pessoa se tornou muito desconfortável de suportar. As demandas contínuas de adaptação às mudanças em nossos ambientes domésticos e de trabalho nos deixaram com pouca energia emocional e espaço cognitivo.
O problema, no entanto, é que ter certeza sobre o que é certo ou errado nas decisões dos outros deixa pouco espaço para crescermos ou expandirmos nossa compreensão, não apenas de outras pessoas, mas de suas situações e circunstâncias. Nossa incapacidade de controlar uma reação automática que elimina a ambivalência gerada pela discordância ou incerteza limita nossa capacidade de progredir, pessoal e profissionalmente. Em outras palavras, ficamos presos. Ficamos presos como cidadãos individuais e como gerentes e líderes. Como podemos descolar? Fazendo o que é desconfortável, infelizmente.
Caso você tenha perdido
Esses foram os três últimos episódios do Cabeça de Lab, o podcast oficial do LuizaLabs, o laboratório de tecnologia e inovação do Magalu.