P&D Labs Innovation Digest #64 Shadow AI, inteligência artificial em filmes de Hollywood, Chandrayaan-3, Web Conceitual e mercado de cosméticos africano para bebês

Pesquisa & Desenvolvimento
luizalabs
Published in
8 min readAug 28, 2023

Oi pessoal, como vocês estão? E cá estamos nós na última semana de agosto, e olha que a gente esperava que o mês fosse demorar para passar, mas ele foi como um piscar de olhos, e isso indica que muita coisa aconteceu nas últimas semanas, por isso antes de chegar setembro vamos ao nosso resumo com as principais notícias que movimentaram o mundo da tecnologia. Vem ler que tem muita coisa interessante, inclusive uma reportagem de dentro de casa, que conta sobre novo serviço do Magalu, que passa a disponibilizar todo o seu portfólio de produtos pelo Whatsapp, possibilitando que os clientes realizem a compra pelo app de mensageria. E, claro, que não poderia faltar as notícias envolvendo as novas possibilidades de desenvolvimento com o uso de Inteligência Artificial, mas também os riscos que essa tecnologia pode apresentar.

Top Trends

Shadow AI: os riscos da IA para as empresas — Tech Policy

O entusiasmo global por sistemas generativos de IA está levando empresas, governos e organizações sem fins lucrativos a explorar o potencial que os sistemas generativos podem gerar, de aumento de produtividade a redução de custo, passando pelo potencial inovador ao implementar nos produtos e serviços. No entanto, surge no mercado uma preocupação prática chamada “Shadow AI”, quando estes sistemas são implementados sem aprovação ou supervisão pelas equipes de segurança. Isso se assemelha ao conceito anterior de “Shadow IT”, difundido pela capacidade de ameaçar a segurança cibernética, a privacidade e a confidencialidade dos dados de uma organização.

Enquanto medidas como políticas bem definidas e monitoramento de rede ajudam a controlar a Shadow IT, enfrentar a Shadow AI está mais distante e complexo, uma vez que a A IA generativa pode contornar controles de governança, levando a riscos de segurança, confidencialidade e conformidade. A disseminação fácil dessas ferramentas cria desafios de detecção e controle e há uma necessidade urgente de abordar esse problema, considerando o crescimento contínuo da IA generativa. Para isso é necessário a implementação de soluções que incluem educação, comitês de revisão, políticas específicas de IA e um monitoramento rigoroso. Este artigo destaca que para lidar com a Shadow AI é fundamental garantir uma adoção segura e ética dessas tecnologias.

IA no cinema já é uma realidade — Tech Crunch

E o uso da IA já é uma realidade também no cinema, ou sempre foi na verdade. No entanto, ao mesmo tempo em que a tecnologia pode acelerar o desenvolvimento de produções, ela também traz receios para os trabalhadores envolvidos na indústria, com a possibilidade de substituição de escritores e profissionais criativos. Apesar das disputas trabalhistas em Hollywood envolvendo IA, a tecnologia já está integrada no cinema e TV há alguns bons anos e o seu estabelecimento ficou evidente nas discussões sobre o tema na conferência SIGGRAPH (evento sobre computação gráfica e técnicas interativas), em Los Angeles, que teve apresentações de diversas ferramentas algorítmicas e generativas para o desenvolvimento das produções audiovisuais.

Um dos primeiros exemplos veio em duas apresentações da Pixar sobre técnicas de animação usadas em seu filme mais recente, o Elemental. Os personagens deste filme são mais abstratos que outros, e a perspectiva de criar uma pessoa feita de fogo, água ou ar foi um trabalho complexo, possibilitado a partir do uso da tecnologia, fundamental para a simulação e parametrizando as chamas, ondas ou vapores que compunham dezenas de personagens. Os animadores destacaram que esculpir à mão e animar cada pequeno fio de chama ou nuvem que sai de um personagem nunca teria sido uma opção — já que o trabalho seria extremamente tedioso, trabalhoso e técnico, em vez de ser um trabalho criativo.

Índia torna-se o quarto país a chegar a lua — Wired

A sonda lunar indiana Chandrayaan-3 realizou nesta semana um pouso bem-sucedido no polo sul lunar, tornando-se o primeiro a pousar na região, que é a mais promissora a ter água em forma de gelo, e transformando a Índia no quarto país a atingir o marco, depois da União Soviética, EUA e China. O veículo robótico pousou no último dia 23, quase seis semanas após seu lançamento. A nave inclui um módulo de pouso de quatro patas e um pequeno veículo espacial, em que o objetivo é estudar a estrutura lunar e procurar sinais de água.

A exploração espacial, no entanto, enfrenta desafios complexos, como demonstrado pelo fracasso da sonda russa Luna-25, apenas 4 dias antes da Chandrayaan-3, no último dia 19 de agosto, que colidiu com a superfície lunar após ter problemas nos motores durante uma manobra. A exploração lunar apresenta obstáculos que incluem topografia complexa, variações na iluminação e comunicações com a Terra. A complexidade envolvida em pousar com segurança em corpos celestes como a Lua ou Marte é evidenciada pela raridade de missões bem-sucedidas para estes territórios.

Novos Negócios

Produtos de bebê com matéria-prima natural na África — Springwise

A empresa nigeriana Mobaby Care está inovando ao criar produtos de cuidados e higiene da pele, especialmente formulados para crianças africanas. Em contraste com muitos produtos disponíveis no mercado africano, frequentemente desenvolvidos no Ocidente, a Mobaby Care utiliza ingredientes naturais locais em suas soluções de cuidados para pele e cabelo de bebês e crianças, garantindo resultados melhores e mais seguros.

Fundada por Maryam Adebola-Salami, cientista e empresária, a empresa surgiu após ela experienciar danos à pele de seu filho, causados por um óleo sintético. A Mobaby Care foca na utilização de formulações naturais à base de óleos e ervas adaptados à pele africana, inclusive incluindo repelentes de mosquitos e proteção solar. A Mobaby Care também colabora com o Access Bank, distribuindo kits de parto para comunidades nigerianas e planeja implementar uma plataforma de inteligência artificial para orientar pais em cuidados com a pele e higiene infantil, demonstrando seu compromisso com a saúde e educação.

Magalu lança catálogo no Whatsapp por API— Mobiletime

E a nossa empresa, o Magalu, apresentou nesta semana uma parceria com a Meta para incluir um catálogo completo de produtos via API para consumidores que acessam pelo WhatsApp. A solução é diferentemente do carrossel de imagens e produtos que os grandes comerciantes usam atualmente no WhatsApp Business, com limitação de 30 produtos. A partir de agora, a inclusão de produtos é infinita e atualizadas em tempo real.

A oferta pelo canal de mensageria começa com produtos da Época Cosméticos e permite ao consumidor navegar, checar informações, escolher produtos e finalizar a sacola, mas a confirmação de compra é feita no ambiente Magalu. O catálogo abre a possibilidade de a empresa trabalhar com áudio, personalizando produtos e negociando diretamente com o consumidor. A Meta afirma que a parceria inédita é considerada como um teste para que os resultados apoiem na implementação do serviço para mais empresas em escala no futuro.

Para oxigenar a cabeça

A ascensão da Web Conceitual graças a IA Generativa — Fast Company

E vamos continuar no papo sobre como a Inteligência Artificial muda a forma como nos relacionamos com a tecnologia. A ascensão da Web Conceitual, impulsionada pela IA Generativa, como o ChatGPT, é um desses exemplos e está transformando a forma como interagimos com as ferramentas online. Essa abordagem substitui o foco em conteúdo estático por conversas personalizadas e o melhor, de maneira econômica e eficiente. Empresas como a IBM já reduziram seu conteúdo online, economizando custos e aprimorando o envolvimento do usuário.

A Web Conceitual redefiniu a interação online, impulsionando a personalização e a inovação na comunicação digital e traz benefícios para diversos setores. Para implementar essa abordagem, é essencial ter uma arquitetura de dados sólida, modelos generativos apropriados e claro a realização de experimentações. Com o potencial de interpretar informações em grande escala, essa evolução está alterando fundamentalmente a maneira como as empresas se conectam e interagem com os usuários.

Operação para reduzir lixo espacial — Springwise

Uma série de iniciativas estão em andamento com o intuito de garantir que os satélites sejam retirados de órbita assim que as suas missões estiverem concluídas. Isso ocorre porque a órbita da Terra está ficando lotada com os equipamentos que deixaram de ser utilizados. De acordo com o UNOOSA (Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior), havia 11.330 satélites individuais orbitando a Terra no final de junho de 2023, o que representa um aumento de quase 40% desde janeiro de 2022. Com mais satélites sendo lançados todos os dias, há uma preocupação crescente com a ameaça que estes objetos representam uns para os outros e também para os astronautas. No ano passado, foram lançados mais satélites do que em qualquer ano anterior, e esta tendência deverá continuar.

Para reduzir a quantidade do lixo espacial, A Astroscale, empresa de serviços em órbita, fez recentemente uma parceria com a Astro Digital, um fornecedor global de sistemas baseados no espaço e apoio a missões, para utilizar a sua placa de ancoragem Geração 2 para manutenção em fim de vida e preparação para saída de órbita. Para isso, a empresa arrecadou um total de 376 milhões de dólares desde a sua criação, incluindo 76 milhões de dólares numa recente ronda de financiamento.

O toque não humano no ensaio mensal da revista — Nature

Na edição deste mês, a escritora Marissa Lingen traz uma história sobre improvisação com personagens alienígenas, em um texto para debater futuros e maneiras de demonstrar afetos.

Caso você tenha perdido…

Em um bate papo cheio de dicas e novidades sobre inovação, carreira e tecnologia, o pessoal do Luizalabs — a área de inovação e tecnologia do Magalu — conversa semanalmente com diferentes convidados pra trazer um pouco de conhecimento e informação para você!

Um beijo e até a próxima :)

--

--