P&D Labs Innovation Digest #73 Amazon lança Rufus, similar ao cérebro da Lu, usando IA, que revoluciona compras no supermercado, legenda de cursos e, talvez, substituirá até o psicanalista. Já pensou?
Chegamos com a segunda edição da newsletter de 2024 de olho em tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia no Brasil e no mundo, então prepare-se para uma enxurrada de notícias sobre Inteligência Artificial. Vem ler e se inspirar com o que a gente achou mais relevante por aqui.
Time P&D (CX) Luizalabs!
IA para revolucionar compras de supermercado — Modern Retail
A crescente influência da inteligência artificial está redefinindo a dinâmica das compras em supermercados. Gigantes como Sam’s Club e Kroger passaram a adotar tecnologias avançadas para aprimorar a verificação de recibos e otimização do auto-checkout, a fim de proporcionar uma experiência de compra mais eficiente ao consumidor. E não são apenas as grandes redes que estão investindo em visão computacional e IA para revolucionar a jornada de compra dos usuários, um exemplo vem de mercearias independentes, como Geissler’s Supermarkets, que passaram a introduzir carrinhos de compras equipados com IA da Instacart para a identificação automática dos produtos escolhidos, para acelerar o processo de checkout, além de oferecer promoções personalizadas para os compradores.
Apesar dos benefícios potenciais, o caminho na implementação da IA não é formado apenas por flores, mas de desafios bastante complexos, como a curva de aprendizado para os consumidores e a necessidade de lidar com possíveis erros da tecnologia. O que vale destacar mesmo é que o crescente investimento em IA sugere uma mudança profunda no setor varejista, visando eficiência operacional e uma experiência de compra aprimorada para os consumidores.
Amazon lança o Rufus, assistente de compras por IA para aprimorar experiência do consumidor — Tech Crunch
A Amazon anunciou o lançamento do seu assistente de compras por IA, chamado Rufus, similar ao cérebro da Lu, lançado aqui no Magalu em julho do ano passado. O serviço da empresa americana é treinado em dados internos e informações disponíveis publicamente na web sobre a Amazon e está disponível em versão beta para clientes nos EUA, via aplicativo móvel da Amazon, e tem como principal objetivo, proporcionar suporte para encontrar produtos, comparar opções, receber recomendações e esclarecer dúvidas de compra em tempo real aos usuários. A novidade segue outras implementações de IA na plataforma, focadas em melhorar análises de produtos e experiências de compra.
Os clientes podem realizar perguntas sobre questões específicas de produtos, como tênis de corrida, até dúvidas mais gerais, como presentes para o Dia dos Namorados. A IA também oferece suporte para realizar comparações de produtos e fornece recomendações personalizadas. O foco da Amazon é o de enriquecer a interação do consumidor, aprimorando a jornada de compra e fornecendo respostas precisas e adaptadas.
Yelp faz atualizações com foco em conteúdo visual e privacidade — TC
E outra empresa que está apostando em IA para melhorar a experiência do usuário é o Yelp, que lançou novos recursos em seu app, incluindo um feed mais visual e resumos das empresas cadastradas. O feed atualizado, inicialmente disponível no iOS, apresenta conteúdo visual com coleções do Yelp Elites e vídeos postados pelas empresas cadastradas na plataforma. O próximo passo do roadmap é expandir as funcionalidades para o Android.
Os usuários de iOS que navegarem pela plataforma também vão conseguir filtrar por pesquisas populares, consultas recentes e empresas visualizadas anteriormente, antes mesmo da digitação de uma consulta. A plataforma também introduziu o mascaramento dos dados dos usuários que entram em contato com os restaurantes cadastrados, reforçando assim a privacidade das informações. A empresa afirmou que as atualizações visam enriquecer a experiência de descoberta, promovendo conteúdo visual e aprimorando a privacidade do usuário ao interagir com os negócios cadastrados na plataforma.
Novos Negócios
A startup FixFirst está liderando a transformação em direção a uma economia mais circular na Alemanha ao oferecer uma plataforma SaaS alimentada por inteligência artificial, que conecta trabalhadores de reparos, fabricantes, varejistas, seguradoras e cidadãos que precisam de reparos em algum eletroeletrônico. Entre os serviços ofertados pela startup está o de fornecer recursos que ampliam os diagnósticos de falhas e estimativas de custos, a até realizar agendamentos com empresas que fazem o reparo pelo menor preço e tempo.
A FixFirst visa aumentar a eficiência dos reparos em até 70%, proporcionando uma melhoria significativa na experiência do cliente. A startup busca não apenas facilitar a reparação, mas também impulsionar a adoção de práticas circulares, desde a concepção de produtos, promovendo o direito integrado à reparação. A iniciativa reflete um crescente interesse em produtos reparáveis e reutilizáveis, contribuindo para metas de sustentabilidade e redução de resíduos.
GMD Lança GamePlay First para criar experiências imersivas no universo gamer — Adnews
A agência gamer GMD, com mais de 12 anos de expertise no mercado de videogames no Brasil e América Latina, apresentou nesta semana o serviço GamePlay First, focado em proporcionar experiências imersivas para marcas interessadas em ações no universo gamer, destacando-se em jogos como Fortnite, Minecraft e Roblox.
Com uma equipe experiente e influenciadores gamers renomados, incluindo Letiltz, o squad GamePlay First busca priorizar a jogabilidade e a experiência dos jogadores, garantindo o engajamento e o alcance dos objetivos das marcas. O investimento é superior a 1 milhão de reais e tem o intuito de fazer com que a GMD reforce sua posição no mercado ao contar com os melhores desenvolvedores de jogos e estratégias criativas e de mídia inteligente para cada projeto.
Hotmart reforça presença na creators economy com aquisição da startup de IA Reshape — Brazil Journal
A Hotmart, plataforma de venda de produtos digitais, adquiriu a startup Reshape, especializada em inteligência artificial, para transcrição e inserção de legenda nos vídeos dos cursos disponíveis na sua plataforma. A tecnologia da Reshape, elogiada pelo CEO da Hotmart, João Pedro Resende, supera serviços de gigantes como Google, Amazon e Microsoft. Além de legendagem e transcrição, a tecnologia permite a tradução completa dos vídeos para outros idiomas, crucial para alimentar o modelo Hotmart Tutor, um produto beta que aprende com o conteúdo publicado pelos criadores na plataforma.
A aquisição, paga em dinheiro e ações, posiciona a Hotmart para capitalizar o impacto transformacional da IA na creators economy. A Reshape, agora parte da Hotmart, cessará sua marca, e seus fundadores, Bernardo Porto e Márcio Tanure, assumirão cargos executivos na Hotmart. João Pedro Resende enfatiza que a IA generativa não só torna os criadores mais produtivos, mas também facilita a entrada de novos talentos no mercado. A Hotmart, que não planeja nova rodada de investimento no momento, vê a aquisição como estratégica para seu crescimento no ecossistema de criadores de conteúdo.
Para oxigenar a cabeça
A inteligência artificial pode substituir o psicanalista — Christian Dunker
Fazer terapia com uma máquina! Já pensou nisso? É nisso que esse vídeo de Christian Dunker quer que você pense. Em pouco menos de meia hora de discussão, e com uma análise baseada na psicanálise, o especialista traz argumentos baseado na literatura sobre ser possível ou não, um dia, a tecnologia substituir as consultas com um analista. Qual a sua opinião sobre esse tema, que no mínimo é polêmico!
Um estudo publicado no The Astrophysical Journal Letters por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) propõe uma nova teoria sobre como a matéria escura interage com os gases no Universo primitivo. A simulação indica que a matéria escura mais fria movia-se lentamente enquanto a matéria padrão passava por ela a velocidades supersônicas, resultando em galáxias pequenas e intensamente brilhantes mais precoces do que as teorias atuais sugerem.
A descoberta de tais galáxias confirmaria a validade do modelo de matéria escura fria, que representa cerca de 27% do universo, e não é diretamente observável, mas sua interação gravitacional é crucial para a formação e manutenção de galáxias. A nova teoria destaca a importância da velocidade na evolução do Universo, desafiando modelos anteriores e promovendo uma busca por galáxias pequenas e luminosas no universo primitivo.
Caso você tenha perdido…
Em um bate-papo cheio de dicas e novidades sobre inovação, carreira e tecnologia, o pessoal do Luizalabs — o laboratório de inovação e tecnologia do Magalu — conversa semanalmente com diferentes convidados pra trazer um pouco de conhecimento e informação para você!
Nesta semana é só isso, ficamos por aqui! Espero que vocês tenham curtido e até a próxima ;)