P&D Luiza Labs — Conceituando Futuros

Rafael Cunha
luizalabs
Published in
6 min readJan 27, 2020

O que não muda é que a gente sempre muda.

Mais uma vez, reforçando uma das mensagens que o Magazine Luiza passa internamente, estamos mudando. A saga que começou há aproximadamente 8 anos com alguns desenvolvedores olhando para um dos nossos produtos, volta com uma nova roupagem.

Sendo assim, podemos começar pelo novo manifesto de P&D:

Pessoas consomem. Ponto!

Nosso negócio, essencialmente, sobrevive a partir de consumidores.
Não podemos pregar um discurso falso de ir contra o consumo. Mas nada nos impede de ajudar nosso consumidor a repensar e dar um sentido mais amplo ao que consomem. Acreditamos que ninguém compra o produto pelo produto. Como coadjuvantes, produtos são apenas meios para algo maior.
Assumiremos que esse é nosso olhar para consumo consciente.

Buscaremos de forma incansável entender “por que as pessoas compram o que compram?”

É um enorme desafio e será nosso ponto de partida. Entendendo isso, poderemos ajudá-las a fazer o melhor uso e viver as melhores experiências das suas escolhas. Queremos trazer um valor imensurável a tais momentos.
Assim, seremos uma companhia que vai muito além do momento transacional em que nós e nossos concorrentes estivemos tão focados até aqui.

Com muita pesquisa, produto, design, futurismo e com uma abordagem tailor-made, estamos animados em dizer que estamos escrevendo um novo capítulo na história do LuizaLabs.

Quem somos

Há 4 meses (out/19), iniciou-se uma nova frente de Pesquisa e Desenvolvimento, um time que olha para o futuro e tem como principal missão:

Melhorar a vida das pessoas através do desenvolvimento de soluções que otimizem suas experiências de compra e consumo, baseado no contínuo estudo e entendimento de suas motivações e do mundo que as cerca.

Ou, resumidamente, desenvolver soluções que otimizem experiências de compra e consumo.

Para alcançar esse objetivo, montamos um time multidisciplinar que possui diversas competências como: design, prototipação, gestão de produtos/serviços, facilitação, desenho de cenários futuros, inovação, transformação de negócios e, não menos importante, tecnologia e código; Competências necessárias para que possamos elaborar e estruturar cenários futuros e/ou hipóteses de soluções para nossos clientes.

Parte de nosso trabalho consiste em aplicar diversos modelos de pesquisa para criar e validar cenários e definir se serão explorados e desenvolvidos, ou não.

Em ambas situações, sempre haverá aprendizado, pois um estudo que não tenha sido continuado não necessariamente foi uma hipótese invalidada mas sim, de alguma maneira, chegamos a conclusão que o mercado, sociedade ou empresa, talvez não tenham interesse e/ou estejam preparados para aquilo que poderíamos desenvolver.

Mais do que determinar onde dedicar esforço, tempo e dinheiro, o time de P&D procura criar conceitos.

"Nós erramos e erramos bastante. Porém, o erro, para nós, é uma oportunidade enorme de aprendizado e usamos isso ao nosso favor a todo momento."

Para onde olhamos e como nos organizamos

Quando falamos em olhar para o futuro, não podemos considerar apenas o que acontecerá em 40 anos, mas sim o que já começou, ou o que logo será abraçado pela nossa rotina. Dessa forma, poderemos contribuir mais em diversos horizontes de atuação e, para tal, utilizamos um modelo chamado Strategic Time Horizons elaborado pelo Future Today Institute:

Strategic Time Horizons - Future Today Institute

Para cada um desses horizontes, temos objetivos claros:

  • Tático: Propor hipóteses de cenários e soluções baseadas no plano estratégico da companhia que esteja em vigor.
  • Estratégico: Acompanhamento contínuo de tendências com alto impacto em nosso segmento. Rotineiramente inspirar e mentorar os Magalus.
  • Visionário: Pesquisa pura e contínua. Identificar ideias, oportunidades e possíveis disrupções. Ser os olhos da empresa para o futuro.
  • Disruptivo: Busca de inspiração e aprendizado em indústrias diferentes da nossa. Refletir sobre o futuro mais distante. Influenciar na tomada de decisões.

Para identificar oportunidades dentro desses horizontes, nos estruturamos para criar produtos ou serviços de acordo com as três fases macro de nosso processo, ilustrado a seguir.

Framework P&D Luiza Labs
  • Entender de forma contínua e obstinada as motivações dos consumidores e usuários.
  • Sintetizar de forma clara e objetiva os principais achados em nossas pesquisas.
  • Desenvolver soluções que otimizem experiências de uso e consumo e, que de certa forma, melhorem a qualidade de vida dos nossos clientes.

Temos como principal objetivo estudar pelo menos doze cenários hipotéticos que podem dar vida a três projetos a serem desenvolvidos dentro de um ano.

Importante lembrar que o time de P&D é responsável pela construção do MVP que sustentará a hipótese validada. Uma vez que o MVP é concluído atingindo os indicadores esperados, um novo time assume o produto e continua sua evolução até seu crescimento, amadurecimento e declínio.

Quando falamos do desenvolvimento do MVP, consideramos nosso atual modelo de trabalho, que é baseado em frameworks ágeis, com entregas incrementais e feedbacks constantes.

O que vem pela frente

Acreditamos que a inovação deve acontecer em todos os times de produto, independentemente de P&D. Sendo assim, neste primeiro momento, não iremos atuar nos cenários de inovação incremental, pois já temos nossos product owners olhando para essa frente em seus respectivos produtos.

Em contrapartida, nosso time fica responsável pela geração de conteúdo que servirá para: inspirar, mentorar, ser os olhos para o futuro, influenciar na tomada de decisão e, de certa forma, oxigenar os times de produtos existentes.

Estamos falando em três frentes de conteúdo:

  • Artigos: Traremos na forma de digest diversos textos que estão chamando nossa atenção. Falaremos de tecnologias emergentes, inovação em diversos segmentos, comportamento de consumo, novas tendências de negócios e todo e qualquer conteúdo que de alguma maneira possa estar aderente ao horizonte tático e estratégico de nossa atuação. Queremos inspirar tanto os times do LuizaLabs, quanto as demais equipes do Magazine Luiza como um todo.
  • Reports: São todos os estudos que produzimos, com informações quantitativas e qualitativas a respeito dos cenários levantados, oportunidades de negócios, nossos clientes atuais, possíveis clientes futuros e, todos nossos aprendizados e aquilo que estamos trabalhando no momento. A ideia aqui é mostrar a evolução entre a pesquisa propriamente dita e os resultados desenvolvidos.
  • Strategic Foresight: Neste relatório, consideramos os futuros prováveis e possíveis dentro do ambiente de negócios em que o Magazine se encontra e que sejam relevantes para a nossa organização.
    Em outras palavras, queremos apoiar os gestores e executivos a lidarem com as incertezas do mercado, apresentar lacunas de conhecimento e identificar possíveis parceiros de negócio que poderiam atuar em conjunto nos diversos cenários que se desdobram no futuro, através de estratégias organizacionais e/ou no desenvolvimento de produtos e serviços.

Queremos que todos que estão conosco estejam cientes do mercado em que atuam, das oportunidades que se abrem, que entendam nossos clientes/usuários e que aportem as melhores tecnologias para garantir uma experiência 10 estrelas, ao nosso consumidor.

E para fechar…

Estamos felizes em dizer que em cerca de três meses de atuação, já temos um projeto que estamos pilotando em um parceiro além de mais três projetos em fase de entendimento. Em breve falaremos mais sobre o que descobrimos como oportunidade, a evolução do produto, os primeiros resultados que alcançamos e os próximos passos.

Queremos compartilhar formas de trabalho, modelos que deram certos e modelos que não foram tão aderentes à nossa realidade. Também queremos aprender com nossos colaboradores, parceiros e todos que de alguma forma participam do nosso dia-a-dia.

Como certa vez ouvi:

"Aprendizado sem experiência é ensaio."

Sendo assim, não hesitem em vir em nossa área para conversarmos sobre futuro. Nós temos até uma máquina de café para acompanhar estes encontros :)

E para você que nos acompanham no Medium, estaremos mais presentes do que nunca neste canal. Siga nossa página e continue recebendo diversos artigos sobre Gente, Inovação e Código!

Nos vemos em breve!

PS: Temos Vagas!! #vemserfeliz

--

--