Checklist: 22 itens de SEO para iniciantes em WordPress

Esta é uma checklist de SEO para quem acabou de iniciar um website WordPress e quer saber mais sobre o principais ajustes de SEO.

Search Engine Optimization é a única opção viável para atrair tráfego para o seu site sem custos adicionais. Essa Checklist de SEO vai te ajudar a ficar em dia com Google!

Atualmente 15 dos 50 sites mais usados ​​e de alto tráfego do mundo são os mecanismos de pesquisa do Google. Então se você não se preocupar com SEO para atrair usuários para o seu site você está perdendo uma grande chance.

Não deixe de ler o artigo Yoast SEO auxilia no Posicionamento do seu Website.

Então segue abaixo uma Checklist de SEO para você que é novo no WordPress e não sabe por onde começar.

1 — Inclua Palavras-chave no conteúdo

Os motores de busca procuram palavras naturalmente no seu conteúdo, além de frases e palavras relacionadas. Portanto essas palavras-chave expressam aos mecanismos de pesquisa sobre o assunto do conteúdo e aumentará os visitantes e sua classificação.

O Yoast SEO é fantástico para você analisar a qualidade do seu conteúdo.

2 — Inclua palavras-chave no URL

Um URL bem gerenciado oferecerá um entendimento simples para usuários e então os mecanismos de pesquisa compreenderão melhor que se trata a página ou artigo.

3 — Verifique a densidade das Palavras-chave

Embora as palavras-chave sejam a característica mais importante no ranking, usar as mesmas palavras-chave em excesso pode afetar o seu status no ranking.

Portanto é bom fazer um bom acompanhamento da densidade de palavras-chave usando uma ferramenta on-line ou o excelente plugin do Yoast SEO.

4 — Tamanho do Domínio do Website

Sugere-se que o tamanho do domínio seja pequeno. A tamanho médio dos 50 principais sites famosos tem 6 caracteres. Então faça uso de palavras técnicas no URL do seu site que define seu site pra ganhar mais propriedade sobre o assunto.

5 — Fique de olho no Tamanho dos Artigos

O tamanho do seu artigo terá um papel fundamental para ganhar uma boa classificação. Quanto mais conteúdo relevante você colocar na sua página, melhor você será classificado. Esse é um item fundamental na sua Checklist de SEO.

Mas também fique de olho na qualidade do conteúdo, usando conteúdo falso ou ilegal pode afetar seu site. Como o Google não permite conteúdo inválido, ele pode penalizar seu website.

6 — Verifique a Descrição Meta de todas as páginas

A meta descrição é uma tag em HTML com cerca de 155 caracteres que descreve o conteúdo de uma página.

Os mecanismos de pesquisa exibem a meta descrição nos resultados da pesquisa e normalmente quando a consulta pesquisada está dentro da descrição, portanto otimizar a meta descrição é vital para a otimização na página.

7 — Cuidado com BackLinks

Backlinks também são chamados de “links de entrada”. Esses links são feitos quando um site posusi links para outros e backlinks são a coisa mais valiosa para SEO.

Quando um site compartilha seu link, o tráfego desse site pode ser enviado para o seu. Outro item fundamental na sua Checklist de SEO é cuidar bem de quem está marcando você 😉

8 — Verifique a Qualidade de Backlinks

O método mais excepcional é obter backlinks de sites confiáveis ​​e de alta autoridade. Se você receber backlinks de algum site de fraude, seu site será punido.

“A quantidade de backlinks não importa, a questão é a qualidade”.

9 — Links internos são essenciais

Se o seu site tem várias páginas você poderá manter uma boa estrutura de vinculação interna com links para artigos e páginas relacionadas.

Isso irá melhorar a sua posição uma vez que os motores de busca se movem através dos links no conteúdo para listar as páginas relacionadas com a palavras-chave.

10 — Use imagens otimizadas

Imagens e guias visuais são vitais para uma melhor compreensão do seu conteúdo. Eles comunicam a mensagem com mais eficiência do que o conteúdo simples e criam um intervalo de descanso ao longo de grandes artigos.

O apelo e a facilidade de acesso às informações que você criará por meio de gráficos reduzirão o ritmo de rejeição de suas páginas, o que faz com que os usuários permaneçam. Melhorando o seu ranking do Google como resultado.

Não deixe de ler o Artigo SEO para Imagens para aumentar visitas no blog.

11 — Vídeos são essenciais

Nos últimos anos a promoção de vídeos surgiu como o aspecto mais significativo de um negócio. Com a ajuda de vídeos você também pode obter classificação da pesquisa orgânica.

Etapas que você precisa seguir ao postar um vídeo:

  1. Selecione o vídeo no Youtube.
  2. Adicione uma transcrição ao vídeo.
  3. Sempre garanta que sua miniatura seja atraente.
  4. Inclua palavras-chave no título e nas descrições do meta.
  5. Faça bom uso de hashtags.

12 — Inclua citações na página

A citação sempre tem uma chance maior de ser lida. Eles são o local mais excelente para gerar links externos ou internos.

13 — Seja amigável aos dispositivos móveis

Provavelmente mais de 50% do seu tráfego será de usuários móveis. É muito importante projetar seu site bem adaptado para dispositivos móveis e exibir todo o conteúdo de forma limpa e legível.

O Google atualizou seus algoritmos nos quais eles afirmaram que os sites compatíveis com dispositivos móveis terão mais prioridade sobre outros websites e então ter um responsivo isso é extremamente importante nos dias atuais.

Sua checklist de SEO deve verificar se existem alguma abordagem como (Bootstrap e CSS Media Query) para tornar o seu site acessível tanto para dispositivos móveis como para Web.

14 — Verifique o Tempo de Carregamento Móvel

O tempo de carregamento da página da web e do celular pode ser diferente por diversos motivos como peso do website e banda da rede.

Verifique constantemente o tempo de carregamento de sua página para usuários de dispositivos móveis já que o tráfego do manipulador de dispositivos móveis é composto por mais de 50%.

15 — Verifique o tempo de carregamento da sua página.

Se o tempo de carregamento da sua página for maior, nesse caso, você deverá reduzi-lo usando compressores de imagem e removendo o código não utilizável.

Além disso se o seu website demorar muito para carregar pode ser penalizado pelo Google.

Ferramenta como o GTMetrix são excelentes para você analisar o que está pesando no seu website e precisa ser otimizado.

16 — Taxa de rejeição

Uma rejeição é uma sessão de página única no seu site. No Google Analytics, a rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor.

Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma única página do seu website e, em seguida, sai sem acionar outras solicitações ao servidor do Google Analytics durante essa sessão. Uma taxa de rejeição alta pode significar que algo está errado com seu website.

17 — Analise o Design do site

Se o design do seu site não é atraente e as informações que você coloca lá não são satisfeitas para os visitantes, então, de fato, sua taxa de rejeição aumentará e isso pode influenciar seriamente sua posição no ranking. Fique atento aos detalhes do design do seu website.

18 — Use HTTPS de Qualidade

O Google tornou oficial que o uso de HTTPS é uma indicação de classificação. Então é sempre bom seguir esse recomendação e mover seu site de HTTP para HTTPS. Coloque na sua Checklist de SEO verificar com o seu provedor de hospedagem sobre SSL.

Mas lembre-se que apesar de ser fácil usar um SSL como o altamente recomendado Let’s Encrypt ,o modo como você cria e as opções de configuração do seu servidor influencia na qualidade do certificado SSL Gerado. Não basta ter um SSL, ele deve ser bom.

19 — Quantidade de Comentários

Páginas com muitos comentários são uma indicação do interesse do usuário. Tente terminar sua postagem questionando os visitantes para que eles possam comentar.

O Google também indexa os comentários e eles podem enriquecer ainda mais seu conteúdo e assim atrair ais usuários e uma melhor posição.

20 — Página de Privacidade e Termos de Serviço

Essas duas páginas beneficiam os mecanismos de busca para saberem que o site é confiável. Portanto websites que são classificados como mais confiável sempre conseguem uma posição mais alta nos mecanismos de buscas. Tenha ao menos página sobre a Política de Privacidade.

21 — Erros de HTML

Marque isso em destaque na sua Checklist e SEO. Toneladas de erros de HTML são uma forte indicação de um site de má qualidade. O Google certamente não vai colocar de um site ruim para ser listado em primeiro lugar, pois isso prejudicará sua reputação. Mantenha seu código atualizado e livre de erros.

22 — Conteúdo Único

Se você colocar conteúdo não relacionado e inaceitável, ele não será classificado no Google. Portanto se você copia o conteúdo de alguma outra página, o Google poderá aplicar uma punição por violar direitos autorais e descartar todo o site do índice.


Conclusão sobre a Checklist de SEO

Então esses são os principais fatores de classificação do Google para quem está iniciando em WordPress.

Espero que essa Checklist de SEO beneficie você e se tiver alguma dúvida sobre isso é só comentar no formulário abaixo.

Um grande abraço!