Twenty Twenty: Veja o novo tema padrão do Wordpress 5.3

Luiz Eduardo
Sep 7 · 3 min read

O Designer Anders Norén apresentou os mockups do novo tema padrão do WordPress chamado Twenty Twenty com foco total no Gutenberg.

Em breve, o Editor de Blocos celebrará seu primeiro aniversário no Core e a cada atualização ele se torna mais poderoso.

A promessa do editor de blocos é dar aos usuários a liberdade de projetar e estruturar seus sites como acharem melhor.

A responsabilidade de um tema é capacitar os usuários a criar sua visão inspirada, fazendo com que o resultado final pareça tão bom e funcione também, conforme desejado pelo usuário.

Você já faz parte da Área Exclusiva de Conteúdos, Plugins e Temas? Custa apenas $1/mês lá no Patreon! Acesse www.patreon.com/luizeof

Conforme especulado no início desta semana, o WordPress redefinirá o tema Chaplin de Noren para agilizar o envio do novo tema padrão na linha do tempo restrita da versão 5.3.

Twenty Twenty é Baseado no Chaplin, porém diferente

Embora o novo tema padrão seja baseado no Chaplin, ele não manterá o mesmo estilo.

“Usar um tema existente como base nos ajudará a avançar no desenvolvimento mais rapidamente”, disse Norén. “Porém, muito pouco do estilo de Chaplin permanecerá, então ele ainda parecerá e parecerá muito com o que é próprio.”

As capturas de tela que ele compartilhou no anúncio parecem um tema completamente diferente.

Com apenas algumas alterações de cor e tipografia, além de uma coluna centralizada para o conteúdo, o Twenty Twenty tem seu próprio caráter distinto.

Norén disse que o projetou para ser um tema flexível e multifuncional, adequado para empresas, organizações e blogs, dependendo da combinação de blocos.

“A promessa do editor de blocos é dar aos usuários a liberdade de projetar e estruturar seus sites como acharem melhor”, disse ele no post que apresenta o Twenty Twenty. “A responsabilidade de um tema é capacitar os usuários a criar sua visão inspirada, fazendo com que o resultado final pareça tão bom e funcione também, como o usuário pretendeu.”

Twenty Twenty é projetado com flexibilidade em seu núcleo. Se você deseja usá-lo para uma organização ou empresa, pode combinar colunas, grupos e mídia com alinhamentos amplos e completos para criar layouts dinâmicos para exibir seus serviços ou produtos. Se você deseja usá-lo em um blog tradicional, a coluna de conteúdo centralizado também é perfeita para isso.

Como convém a um tema chamado Twenty Twenty, clareza e legibilidade também são um grande foco. Para esse fim, o tema incluirá o tipo de letra Inter, desenhado por Rasmus Andersson. A altura x alta do Inter o torna altamente legível no menor tamanho de fonte e fornece uma personalidade forte quando usado em títulos grandes.

O Inter vem em uma versão de fonte variável, a primeira para temas padrão, que contém todos os pesos e estilos do Inter em apenas dois arquivos de fonte. Nos navegadores modernos, isso ajudará a manter o número de solicitações e o tamanho da página baixos.

Navegadores mais antigos voltarão a carregar cada peso como um arquivo separado. O texto em execução será definido em uma pilha de fontes do sistema serif para manter os tempos de carregamento curtos e os limites de dados distantes.

Ajude a testar o Twenty Twenty

Quem é aventureiro pode baixar o Twenty Twenty agora mesmo no GitHub e brincar com o tema em seu estado atual. Uma vez estável, Norén e sua equipe planejam fundi-lo e continuar o desenvolvimento no Trac.

Luiz Eduardo

Wordpress, Elementor e Gutenberg

Luiz Eduardo

Written by

Curioso, preguiçoso, adorador de livros, idevices, seriados estranhos, ufos, etc .. muito ocupado, atrapalhado, palhaço e programador com alguma vida social.

Luiz Eduardo

Wordpress, Elementor e Gutenberg

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade