Luneta AIR #8 com Morpholio AR, Facebook AI e Youtube AR

Pedro Rocha
Luneta
Published in
3 min readMar 22, 2019

Luneta é uma iniciativa focada em observar tecnologias e comportamentos sociais para apontar como podem ser aplicadas de forma a resolver problemas para além da diversão e hype.

🔭 Fundamental de saber
Nossas análises das notícias mais importantes que vimos essa semana

Morpholio ajuda arquitetos a navegar dentro de seus modelos de projetos através de aplicativo de RA
Impacta: Arquitetura, Publicidade, Logística, Varejo
Com o app AR Sketchwalk, arquitetos e seus clientes podem ter uma noção espacial melhor ao poder navegar pelo projeto. A ideia de experimentar algo que ainda não existe, uma simulação, já é antiga e muito valiosa, porém era muito cara para profissionais autônomos e de pequeno porte, então o interessante agora é justamente vermos como tais ferramentas estão barateando e em breve poderemos usar cotidianamente para pensar em posicionar móveis em casa, aparelhos em uma fábrica, estandes em lojas e eventos, entre tantos ambientes onde experimentar e sentir como se estivéssemos lá possa fazer toda a diferença.

Analisando imagens automaticamente, Facebook busca combater revenge porn com uso de AI
Impacta: Segurança, Publicidade, Jornalismo
Em meio a tantas bolas fora do Facebook, vemos um movimento positivo no sentido de identificar imagens postadas que possuem características comuns ao revenge porn, alertando quando positivo e permitindo uma maior proatividade na reação.
A ideia de monitorar dados (imagens, textos, vídeos, etc) em busca de padrões para proativamente avisar os humanos quando precisam tomar atitude é algo que permeia diversas áreas, pois podemos ficar atentos a desvios de políticos, como faz o projeto de AI Serenata de Amor, ou monitorar marcas, no mercado de Publicidade, assim como ver movimentações criminosas, no caso de segurança pública. Certamente ferramentas assim se tornarão algo cada vez mais útil em nosso cotidiano, e precisaremos entender e debater questões éticas e regulamentações, naturalmente.

YouTube adiciona face filters em tempo real, indo além dos concorrentes
Impacta: Publicidade, Entretenimento
Youtube entrou tarde na corrida por filtros de RA, e ainda não é garantido que seja algo a vingar nessa plataforma, mas trouxe algo que é muito interessante de observar: os filtros são aplicados em tempo real, através de um mapeamento da face com técnicas de AI mais sofisticadas. Esse tipo de aplicação é a base do que em pouco tempo no permitirá situações como o episódio do Black Mirror (#spoileralert) onde pessoas vêem outras como seres parecidos com baratas, sendo que é uma manipulação visual do visor de seus capacetes. Alto potencial para publicidade, entretenimento, assim como mais uma ferramenta de fake news.

🔍 Links que valem a leitura

1. RESHAPING REALITY: SXSW offers glimpse at future of virtual, augmented reality — News — Austin American-Statesman

2. An Experiment Using AI to Build Data-Driven Products — Harvard Business School Digital Initiative

3. Why Mobile AR matters — NEEEU — Medium

4. Omega Ophthalmics is an eye implant platform with the power of continuous AR — TechCrunch

5. AI and Machine Learning Invade a New York Art Gallery — The Atlantic

📝 Quer receber as próximas? Curtiu? Detestou? Que sugerir algo?
Participe do grupo Luneta AIR aqui no WhatsApp e fique por dentro: http://bit.ly/luneta-air

--

--

Pedro Rocha
Luneta
Editor for

On digital experiences, business, commons and the future