Estudando com Open Source

Bruno Konrad
Lusco-Fusco
Published in
2 min readMay 26, 2015

--

Já ouviu falar de Open Source? Software Livre e de código aberto? Linux? Pois então, resumindo, é um software que foi desenvolvido por uma ou mais pessoas que pode ser: usado, alterado e compartilhado — modificado ou não — por qualquer pessoa. Ele é disponibilizado para que qualquer um possa ver como ele foi escrito. Pode ser alterado por qualquer pessoa. Pode ser usado por qualquer pessoa. Ele é um Software Livre.

O básico do Open Source em vídeo ❤

Agora um pouco sobre mim. Tenho 21 anos e estudo computação, principalmente desenvolvimento de software, desde os 15 anos. Tenho formação técnica e, aos 18, iniciei os meus estudos no nível superior em um bacharel de Ciência da Computação — a questão aqui não é o questionamento se precisa ou não de uma faculdade — e larguei no segundo semestre do curso. Hoje eu estudo por conta usando material que encontro na internet. E o Open Source faz parte dessa material.

Para desenvolvedores de software o Github é um prato cheio de material. Uma quantidade absurda de projetos de código aberto são hospedados lá. O Catarse inclusive, e é escrito num framework chamado Rails que, também, é de código aberto. Veja que uma ferramenta para financiar projetos e realizar sonhos é possível, hoje, por causa de uma série de projetos que seus autores decidiram abrir o código — e com isso atrair a ajuda de milhares de pessoas — e deixar material de estudo vivo para o mundo.

A forma de estudo baseada em Open Source consiste na livre transição de informação — e a internet é o melhor lugar para manter essa informação — . Precisa existir um desapego do que é "seu" e deixar que outras pessoas vejam aquilo que você cria ou descobre. Isso permite outro ponto de vista e alimenta o desenvolvimento, não somente daquilo que está sendo estudado, mas também daqueles que o estudam.

Por exemplo esse texto: eu estou escrevendo ele e vou lançar ao mundo. Você, leitor, pode comentar ele. Pode deixar a sua opinião e podemos conversar sobre. Caso surja um parágrafo disso, caro leitor, será adicionado aqui e, veja você, terá contribuído para o texto e isso é um exemplo prático do Open Source. Muito provavelmente terá o que se acrescentar. Eu acabei acrescentando links externos e vídeos para compor o meu conteúdo!

Tem um sujeito na comunidade de desenvolvimento, o Rafael Rinaldi, que diz para "CRESCERMOS JUNTOS" e essa é, pra mim, a melhor maneira de aprender. Crescendo juntos. Aprendendo juntos. Ensinar e ser ensinado. Trocar a informação e cada um fazer o seu conhecimento — e compartilhar esse conhecimento como informação e o ciclo segue — . Não é uma ideia nova, só o meu ponto sobre como eu estudo e aprendo coisas hoje em dia. E te digo, sou feliz assim! Vamos crescer juntos?

--

--

Bruno Konrad
Lusco-Fusco

Sabe, tentando relaxar mais. Mobile & Front-end developer @ Codeminer42