Lusco-Fusco | Renascemos em 2018

— Nossa apresentação, nossos projetos, nossos porquês —

NOSSA HISTÓRIA

A Lusco-Fusco surgiu em 2014, quando um grupo de jovens se aproximou para desenvolver projetos de impacto em comunidades. O porquê? A juventude tem um potencial único de construção e modificação da sociedade. Na época, nossos meios eram ações diretas e objetivas e tivemos projetos artísticos, educacionais e diversas atividades em parceria com outras organizações. Você pode conferir alguns desses projetos anteriores pelo instagram, @lusco__fusco

De 2016 a 2018 a Lusco-Fusco parou suas ações; e a nossa equipe cresceu dentro de diversas organizações pelo Sul do Brasil (Cientista Beta, Brasil Junior, TETO, Instituto Elos, Aiesec e tantas outras). Agora em 2018 a Lusco-Fusco renasce; com o mesmo porquê mas com outros meios:

A Lusco-Fusco trabalha com organizações juvenis, as auxiliando a desenvolver impacto em três pilares: jovem, organização e comunidade.
Temos três conceitos que trabalhamos prioritariamente: Autoconhecimento, Colaboração e Gestão de Projetos. São desafios e atividades nessas áreas que nos guiam a gerar impacto.

NOSSOS PROJETOS

INTERCULTURAL LEADERS — Aliança de Civilizações das Nações Unidas

Estamos trabalhando junto a Coordenadora do projeto incrível (https://interculturalleaders.org) escrevendo e desenvolvendo uma estratégia para fortalecer o engajamento juvenil pela plataforma Online.

GUIA DE TRABALHO PARA ORGANIZAÇÕES JUVENIS DE IMPACTO

Estamos construindo uma Metodologia + Guia de atividades prático par auxiliar organizações juvenis a entender os desafios e atividades de cada etapa do desenvolvimento. Sempre pensando no pilar Jovem, Organização e Comunidade.

Esse guia está sendo construído em parceria com diversas instituições, organizações; aprendendo com os erros e acertos de diversos jovens pelo Brasil. Se você voluntaria ou trabalha em uma organização juvenil, vamos conversar!

Guia dos Primeiros passos — Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

Nos conectamos, abraçamos e fomos abraçados por essa organização incrível que atua em todo o Brasil com mais de 1700 jovens. Estamos aprendendo muito sobre suas qualidades de gestão de projetos e construindo a nossa primeira versão do Guia acima para essa organização em especial. 
Nas próximas semanas estaremos trabalhando e acompanhando organizações pelo Brasil.

Oficina Qual nosso papel na comunidade —6˚ Camporee Sul

Em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil —Região RS, estaremos trabalhando com atividades relacionadas a nossa metodologia. Vamos ofertar a atividade a mais de 4.000 jovens por 5 dias seguidos em Soledade no mês de janeiro.
Começando 2019 com tudo!

Dia Mundial da Juventude — 12 de agosto

Entendemos o potencial desse dia e estamos trabalhando engajando e articulando diversas organizações nacionais e internacionais para preparamos ações e atividades neste dia. Este dia foi criado pelas Nações Unidas para engajar a juventude, fizemos uma pesquisa sobre o impacto desse dia e entendemos que pode-se fazer muito mais.
PS: Veja aqui o nosso documento que foi entregue a Embaixadora da Juventude na ONU

Conferência Intercultural Leaders | UNAOC— Brasil 2020 | Parceria Favela Mundo e outras organizações

Estamos desenhando junto à fantástica organização Favela Mundo uma conferência que busca trazer jovens da Rede Intercultural Leaders do mundo inteiro para uma conferência de 5 dias junto a líderes locais. Estamos nos estágios iniciais de projeção e busca de parcerias.

QUEM SOMOS?

Ernesto Ferreira —Formando em Engenharia Civil, Intercultural Leader e alumni da UNAOC(ONU), Escoteiro, Ciclista, Guerreiro Sem Armas
“Se não agora, quando?”
Clarice Nilles — Estudante de Administração, engajada em diferentes movimentos juvenis: Escoteira, Guerreira Sem Armas, ENACTUS, 
“Fazer a coisa certa não é um ato passivo.”
Filipe Silveira — Estudante de Pedagogia, pesquisador de Comunicação Não Violenta. Entusiasta da Amada Massa.
“A paz não pode ser construída baseada no medo.”

Hoje somos, vivemos, projetamos esse texto; nas próximas semanas vamos mudar, crescer e seguir modificando e editando esse texto.

NOSSOS DESAFIOS

Somos uma organização de impacto; estamos hoje desenvolvendo a maioria de projetos de forma voluntária. Estamos procurando parcerias e organizações para gerarmos projetos maiores, mais constantes e de maneira a reconhecer o trabalho da nossa equipe.

Essa é nosso maior desafio de 2019: transformar a Lusco-Fusco numa organização estruturada e sustentável.

Você quer conversar mais? Tem alguma dúvida? Sugestão? Algum sonho que podemos ajudar a fazer acontecer?
lusco1fusco@gmail.com
@lusco__fusco (PS: são dois _ _ )