Lusco-Fusco | Renascemos em 2018

Ernesto Ferreira
Dec 22, 2018 · 3 min read

— Nossa apresentação, nossos projetos, nossos porquês —

Image for post
Image for post

NOSSA HISTÓRIA

A Lusco-Fusco surgiu em 2014, quando um grupo de jovens se aproximou para desenvolver projetos de impacto em comunidades. O porquê? A juventude tem um potencial único de construção e modificação da sociedade. Na época, nossos meios eram ações diretas e objetivas e tivemos projetos artísticos, educacionais e diversas atividades em parceria com outras organizações. Você pode conferir alguns desses projetos anteriores pelo instagram, @lusco__fusco

De 2016 a 2018 a Lusco-Fusco parou suas ações; e a nossa equipe cresceu dentro de diversas organizações pelo Sul do Brasil (Cientista Beta, Brasil Junior, TETO, Instituto Elos, Aiesec e tantas outras). Agora em 2018 a Lusco-Fusco renasce; com o mesmo porquê mas com outros meios:

A Lusco-Fusco trabalha com organizações juvenis, as auxiliando a desenvolver impacto em três pilares: jovem, organização e comunidade.

Temos três conceitos que trabalhamos prioritariamente: Autoconhecimento, Colaboração e Gestão de Projetos. São desafios e atividades nessas áreas que nos guiam a gerar impacto.

NOSSOS PROJETOS

INTERCULTURAL LEADERS — Aliança de Civilizações das Nações Unidas

Estamos trabalhando junto a Coordenadora do projeto incrível (https://interculturalleaders.org) escrevendo e desenvolvendo uma estratégia para fortalecer o engajamento juvenil pela plataforma Online.

GUIA DE TRABALHO PARA ORGANIZAÇÕES JUVENIS DE IMPACTO

Estamos construindo uma Metodologia + Guia de atividades prático par auxiliar organizações juvenis a entender os desafios e atividades de cada etapa do desenvolvimento. Sempre pensando no pilar Jovem, Organização e Comunidade.

Image for post
Image for post

Esse guia está sendo construído em parceria com diversas instituições, organizações; aprendendo com os erros e acertos de diversos jovens pelo Brasil. Se você voluntaria ou trabalha em uma organização juvenil, vamos conversar!

Guia dos Primeiros passos — Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

Nos conectamos, abraçamos e fomos abraçados por essa organização incrível que atua em todo o Brasil com mais de 1700 jovens. Estamos aprendendo muito sobre suas qualidades de gestão de projetos e construindo a nossa primeira versão do Guia acima para essa organização em especial.
Nas próximas semanas estaremos trabalhando e acompanhando organizações pelo Brasil.

Oficina Qual nosso papel na comunidade —6˚ Camporee Sul

Em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil —Região RS, estaremos trabalhando com atividades relacionadas a nossa metodologia. Vamos ofertar a atividade a mais de 4.000 jovens por 5 dias seguidos em Soledade no mês de janeiro.
Começando 2019 com tudo!

Dia Mundial da Juventude — 12 de agosto

Entendemos o potencial desse dia e estamos trabalhando engajando e articulando diversas organizações nacionais e internacionais para preparamos ações e atividades neste dia. Este dia foi criado pelas Nações Unidas para engajar a juventude, fizemos uma pesquisa sobre o impacto desse dia e entendemos que pode-se fazer muito mais.
PS: Veja aqui o nosso documento que foi entregue a Embaixadora da Juventude na ONU

Conferência Intercultural Leaders | UNAOC— Brasil 2020 | Parceria Favela Mundo e outras organizações

Estamos desenhando junto à fantástica organização Favela Mundo uma conferência que busca trazer jovens da Rede Intercultural Leaders do mundo inteiro para uma conferência de 5 dias junto a líderes locais. Estamos nos estágios iniciais de projeção e busca de parcerias.

QUEM SOMOS?

Ernesto Ferreira — Formando em Engenharia Civil, Intercultural Leader e alumni da UNAOC(ONU), Escoteiro, Ciclista, Guerreiro Sem Armas
“Se não agora, quando?”
Clarice Nilles — Estudante de Administração, engajada em diferentes movimentos juvenis: Escoteira, Guerreira Sem Armas, ENACTUS,
“Fazer a coisa certa não é um ato passivo.”
Filipe Silveira — Estudante de Pedagogia, pesquisador de Comunicação Não Violenta. Entusiasta da Amada Massa.
“A paz não pode ser construída baseada no medo.”

Hoje somos, vivemos, projetamos esse texto; nas próximas semanas vamos mudar, crescer e seguir modificando e editando esse texto.

NOSSOS DESAFIOS

Somos uma organização de impacto; estamos hoje desenvolvendo a maioria de projetos de forma voluntária. Estamos procurando parcerias e organizações para gerarmos projetos maiores, mais constantes e de maneira a reconhecer o trabalho da nossa equipe.

Essa é nosso maior desafio de 2019: transformar a Lusco-Fusco numa organização estruturada e sustentável.

Você quer conversar mais? Tem alguma dúvida? Sugestão? Algum sonho que podemos ajudar a fazer acontecer?
lusco1fusco@gmail.com
@lusco__fusco (PS: são dois _ _ )

Lusco-Fusco

Somos jovens com um sonho: construir um novo dia.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store