Carol Massa — uma designer Luso-Brasileira — compartilha suas lições sobre design de serviços nos EUA

Carol Massa
May 29, 2020 · 7 min read

Um Artigo de Cada Vez

Como dissemos no artigo que apresentava o projeto, Lusofonia é uma porta aberta a todos os Service Designers que falam em língua Portuguesa e que vivem fora do seu país de origem. Mas também, é uma porta que se abre a nós próprios, oferecendo-nos a oportunidade de os conhecer e de ficar a saber sobre o seu percurso nesta área. Efetivamente, desafiámos cada uma das pessoas que entrevistámos a partilhar a sua história convosco, um artigo de cada vez.

Hoje temos o gosto de partilhar a história da Carol Massa.

Carol Massa

Oi, malta ! Meu nome é Carol Massa, sou luso-brasileira e sou designer de serviços em Atlanta, GA, EUA. Atualmente, trabalho em uma empresa de consultoria de design chamada Harmonic Design, onde tenho tido a oportunidade de explorar o trabalho de design de serviços por completo! Gostaria de começar compartilhando com você o que aprendi até agora …

O Que Aprendi Como Designer de Serviços Nos EUA

Ainda há muito que não sei sobre negócios em geral — e, honestamente, é impossível saber tudo — mas aqui estão alguns padrões que notei nos EUA em relação ao design de serviços em organizações:

O uso da linguagem do design não é para todos:

Equipe multifuncional construindo uma experiência de integração. (Harmonic Design Inc.)

Cada organização têm o seu próprio vocabulário:

Conversas informais podem ajudar você a entender o que as pessoas estão pensando/sentindo.

A maioria das organizações não está pronta para executar suas recomendações:

O uso de informações existentes ajudam a impulsionar novas soluções de design

Promova uma abordagem do design que é adaptável e inclusiva:

Convide pessoas para uma sessão de feedback sobre seus protótipos. (Harmonic Design Inc.)

Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mundo do design de serviços

Atlanta Service Jam 2019 (Jammers + Equipe organizadora)

O Que Você Precisa Saber Sobre Iniciar/Continuar Uma Carreira em SD Nos EUA?

Além do que foi dito acima sobre design de serviços no mercado dos EUA, acho importante observar que, se você deseja iniciar uma carreira aqui, precisará considerar algumas coisas:

Minha Jornada no Mundo do Design

Curiosamente, minha jornada como designer de serviços passou por diferentes áreas de design, eu estava sempre disposta a ir para onde a vida iria me levar, literalmente. Comecei minha carreira em design de moda, que lida com um design que é tangível (roupas) e inspirador, depois mudei para um curso em design onde fui para o IADE em Lisboa, estudar. Lá aprendi sobre combinações de cores, formas e formatos. Depois trabalhei com comunicação, web design, branding e publicidade. Durante essa jornada inicial de design, morei em dois países diferentes (Brasil e Portugal) e conheci um conjunto diversificado de pessoas e culturas. Comecei a notar que sempre quando eu queria buscar novos desafios como designer, uma nova oportunidade surgia para mim e eu dizia sim! Diria que verdadeiramente saia “pipocando” por aí! Depois de alguns anos trabalhando, me deparei com uma nova oportunidade, desta vez nos EUA, onde aprendi sobre design estratégico. Em 2017, obtive meu mestrado (MFA) em Design Management no SCAD e passei a construir minha carreira no design estratégico.

Ultimamente, tenho trabalhado com organizações de médio e grande porte orientando equipes internas sobre o design de serviços, suas ferramentas e técnicas.

Trabalho com organizações usando o design como fio condutor para criar estratégias que atendem às necessidades das organizações e das pessoas.

Qual é a Próxima Etapa?

Como qualquer designer, meu cérebro nunca para de questionar. É por isso que sempre tento puxar pela minha cabeça para descobrir diferentes maneiras de aplicar o design de serviços. Recentemente, tenho explorado o ponto de vista sobre como organizações são entidades vivas (“living entities”) e isso pode alterar como você pratica design de serviços. Convido você a aprender mais sobre esse assunto assistindo à minha palestra sobre “The strategic role of service design in organizations” para a SDN Academy, link aqui.

Pensamentos Finais

Espero que este artigo tenha inspirado você de alguma forma e que ajude na sua jornada. Obrigado Service Design Network Portugal por esta oportunidade de compartilhar minha história com você e sua rede sobre meu trajeto pessoal e profissional!

— —

Carol, muito obrigado pelo teu contributo. Sabemos que a comunidade lusófona irá ler com grande entusiasmo este artigo, o primeiro de muitos da iniciativa Lusofonia. Continua o bom trabalho e até breve.

Se quiseres contactar a Carol, cá fica o seu LinkedIn, Medium e Twitter.

A equipa do Portugal Chapter, Service Design Network.

Lusofonia

Iniciativa dirigida a todos os Service Designers de língua Portuguesa a morar fora do seu país

Lusofonia

Iniciativa dirigida a tod@s os Service Designers de língua Portuguesa a morar fora do seu país para se ligarem à comunidade de SD em Portugal e poder partilhar as suas ideias, projetos, aprendizagens.

Carol Massa

Written by

Designer at heart. Always looking for ways to improve my practice. Designing for complex organization challenges. Service Designer at @thisisharmonic

Lusofonia

Iniciativa dirigida a tod@s os Service Designers de língua Portuguesa a morar fora do seu país para se ligarem à comunidade de SD em Portugal e poder partilhar as suas ideias, projetos, aprendizagens.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store