OS ROSTOS POR TRÁS DAS FOTOS DE BEYONCÉ

Samanta Rocha
Luz Negra
Published in
4 min readJun 17, 2022

A última quinta-feira, 16 de junho, ficou marcada pela volta de Beyoncé ao mundo da música com o anúncio de seu novo álbum de estúdio, o RENAISSANCE, que será lançado dia 29 de julho simultaneamente em todas as plataformas de streaming de música.

O anúncio de Renaissance foi acompanhado por uma sequência de posts no Instagram da artista que estampa a capa da edição de julho da Vogue British. Tanto na capa quanto nas fotos que compõem a edição de julho da revista, a figura de Beyoncé se destaca entre o fundo com cores supersaturadas.

Mas quem está por trás das fotos de Beyoncé? Essa foi com certeza a primeira pergunta que muitos fãs da cantora se fizeram ao se depararem com as fotos para a Vogue. O autor das imagens é brasileiro, negro e está conquistando destaque fotografando personalidades e modelos negres. Conheça Rafael Pavarotti.

RAFAEL PAVAROTTI

O brasileiro de 28 anos, foi o rosto por trás das lentes que fotografaram Beyoncé para a British Vogue. Rafael Pavarotti já é um nome bem conhecido no mundo da moda. Rafael foi notado por grifes gigantes como Dior, e fotografou a campanha de verão 2021 da marca Em 2019, o profissional foi um dos dois únicos brasileiros a integrar a lista anual do British Council, que elenca os 100 nomes mais criativos do mundo.

Beyoncé para a Britsh Vogue por Rafael Pavarotti

Nascido em Belém do Pará e com mais de 15 anos dedicados à fotografia, Rafael é radicado em Londres e colaborador assíduo das páginas da Vogue, além de ser representado pela agência Art + Commerce, uma das mais prestigiadas do mundo.

Em 2021 Rafael fotografou ninguém menos que Rihanna para edição comemorativa de 30 anos da revista Dazed. Em novembro de 2021. O modelo da vez foi o queridinho do momento Harry Styles, que estampou a Winter Issue da Dazed. Pavarotti esteve entre os 50 jovens talentos homenageados no Fashion award e foi nomeado em 2019 como um dos criativos mais inovadores do mundo pelo British fashion council.

O trabalho de Rafael traz cores saturadas marcantes e um olhar voltado para suas raízes fincadas na Amazônia de onde ele resgata o conhecimento negro ancestral e transfere para suas obras, criando uma imagem que vai além do obvio para exaltar a beleza negra.

BEYONCÉ NA VOGUE

Em 2018 quando estampou a capa da edição mais importante da Vogue que tem como editora-chefe a famosa Anna Wintour, Beyoncé trouxe à tona o mais de um século de racismo impregnado na redação e nas páginas da mais antiga revista de moda do mundo.

Depois que a cantora foi convidada para posar para a edição September issue da Vogue, Beyoncé recusou os fotógrafos do quadro fixo da revista, e exigiu controle total sobre a direção das fotos. Tyler Mitchell, jovem fotógrafo de 23 anos foi convidado para fotografar a estrela da september issue. Antes de ganhar destaque com a capa da Vogue ele fez participações em algumas campanhas publicitárias da Marc Jacobs e Givenchy. O Jovem profissional conseguiu a oportunidade de fazer história na revista graças a determinação de Beyoncé, já que Wintour costuma optar por fotógrafos mais experientes.

A foto que Tyler fez de Beyoncé para a vogue daquele ano, rompeu mais de cem anos de racismo. Ele foi o primeiro fotógrafo negro a fazer uma capa para a revista, considerada a mais importante no cenário da moda.

Beyoncé para a edição september issue da Vogue por Tyler Mitchell

Beyoncé, é uma artista que reflete seu tempo, disso não há dúvidas. Nos últimos anos ela vem se mostrando cada vez mais engajada com a militância negra, não só através de suas músicas, mas também criando oportunidades para que outros artistas negros também tenham espaço e visibilidade na indústria.

Texto e arte para redes sociais: Samanta Rocha sasa roc

Supervisão editorial: Rostand Melo

O Luz Negra é um projeto de extensão vinculado à @proex_uepb ,cota 2022–2023.

--

--