Acessibilidade mais Agilidade: como resolvi essa equação através da minha trajetória profissional

Vitoria Gonçalves
Sep 13 · 2 min read

Ao longo da construção da minha carreira profissional, sendo uma pessoa com deficiência, me deparei com diversos obstáculos e desafios.

O primeiro: incorporar a cultura da empresa e demonstrar que eu estava ali para aprender, contribuir, somar, evoluir e não apenas para preencher a porcentagem de cota da empresa.

Segundo: familiarizar-me com as ferramentas, acessos, manuais e normativas de cada lugar onde trabalhei.

Terceiro: estar apta para todo o processo e curva de aprendizado, atendendo as solicitações de trabalho.

Para aprender o mais rápido possível, fazia minhas anotações de todo o passo a passo, no intuito de registrar meu aprendizado da forma mais simples possível. Funcionou de tal forma que outras pessoas passaram a usar as minhas anotações para aprender e também para ensinar.

E na M4U o desafio foi ainda maior: trabalhar em uma empresa de tecnologia em um ambiente predominantemente masculino, com linguagem e termos próprios. Primeiro como Assistente de Projetos e, depois, durante a transformação digital da empresa, ao ser estimulada a me capacitar - estudando as metodologias ágeis - e me tornar uma profissional de Agilidade.

E eu, sendo mulher agilista no meio dos “caras”, não foi fácil, mas depois consegui ultrapassar todos esses desafios.

Hoje na M4U, há quase 4 anos, tenho meu espaço, voz e como agilista posso levar as práticas ágeis para os meus times da forma mais simples e natural possível, sempre demonstrando o valor e importância de pensar de forma ágil.

Nos conteúdos e dinâmicas aplico toda a minha batalha por acessibilidade e acredito promovê-la junto com a Agilidade, quebrando barreiras e mitos através do nosso dia a dia de trabalho e estimulando as pessoas a obterem a suas próprias percepções sobre todo o conhecimento passado.

M4U Tech

Somos uma empresa de pessoas fantásticas que desenvolvem soluções de pagamentos.

M4U Tech

Somos uma empresa de pessoas fantásticas que desenvolvem soluções de pagamentos.

Vitoria Gonçalves

Written by

Agilista 《Em desenvolvimento contínuo》

M4U Tech

Somos uma empresa de pessoas fantásticas que desenvolvem soluções de pagamentos.