Agilidade: O valor de uma “retro” de fim de ano para toda a tribo.

E por que não fazê-la temática, não é mesmo?

M4U
M4U
Jan 13 · 4 min read
Image for post
Image for post

Quando falamos de agilidade, um dos pontos mais importantes é a melhoria contínua e, aproveitando esse período de virada de ano, quando as pessoas costumam estar mais reflexivas, resolvemos compartilhar com vocês um pouco sobre o nosso processo de retrospectiva, aqui na M4U. Mais especificamente na nossa tribo, Ayla, fazemos com que esse evento seja realizado com frequência e com muitos insights durante o ano. E não só para os times de desenvolvimento, mas para a tribo, também! Tribo é um conceito que veio do modelo Spotify, mas vamos abordar por outro conceito, aqui, o indígena. Na verdade, nossa tribo é um coletivo de times, onde cada um tem sua responsabilidade e propósito próprio. Porém, no fundo nos tornamos um pouco mais. Hoje, somos uma família muito unida em que confiamos, ajudamos e defendemos uns aos outros, nos organizando para fazer o melhor dentro das condições que temos. E, como toda família, temos questões a serem tratadas, situações para analisarmos e aprendermos, expectativas para alinharmos e etc. Segunda-feira, 28/12/2020, realizamos nossa segunda retrospectiva geral da tribo, a qual apelidamos de Big Retro. Ela foi dividida em três momentos e abaixo descrevemos como foi a dinâmica em cada um deles:

1. Conte-nos uma história (Ice Break)

Image for post
Image for post

Para essa primeira dinâmica utilizamos o Mural como ferramenta de facilitação. Representamos uma estante virtual no board e colocamos vários cartões ocultos dispostos pelas prateleiras. Cada cartão apresentava momentos, objetos ou símbolos comuns aos eventos de Natal e Ano Novo, como por exemplo, ceia, fogos de artifício, amigo oculto/secreto, e etc. A cada rodada, um cartão era revelado e o papo corria solto com as histórias daquele tema. Todas as pessoas que quisessem e se sentissem a vontade podiam compartilhar suas histórias com os demais. As risadas foram garantidas! E mais uma vez, tivemos a oportunidade de nos conhecer um pouco mais.

2. Um presente de natal (Feedback)

Image for post
Image for post

Para essa parte da dinâmica utilizamos o Slice como ferramenta de facilitação. Os melhores feedback são aqueles que damos de coração para aqueles com quem nos importamos, bem como os recebidos daqueles que se importam com a gente. Cada membro do time tinha seu próprio board personalizado, onde existiam duas áreas — “Fui um bom menino(a)” e “Pontos de Melhoria”.
Por um período de tempo, todas as pessoas podiam acessar os boards de qualquer pessoa e deixar ali seu presente (feedback positivo ou
construtivo), e ao final desse período, a visualização foi suspensa. No dia seguinte da dinâmica, cada membro do time recebeu uma mensagem contendo um texto de agradecimento por ter participado das dinâmicas, dicas de como lidar com os feedback recebidos, link do próprio board para ler e analisar com calma e notas ressaltando que:

  • “Alguns feedbacks podem fazer mais sentido que outros”
  • “Essa avaliação é individual e pode ser estimulada pedindo ajuda para terceiros”
  • “Nem sempre precisamos mudar, as vezes basta um alinhamento e conversa sincera sobre percepções e sentimentos”
  • “Se tivermos que mudar e fizer sentido, vamos que vamos porque toda mudança é válida, visto que gera aprendizado!”

3. Retrospectiva 2020

Image for post
Image for post

Para essa última parte da dinâmica, utilizamos o Mural novamente, e em um board, apresentamos uma linha do tempo com os meses do ano. Os membros da tribo puderam adicionar cartões com acontecimentos do ano, sentimentos vividos, situações relevantes e muito mais (coisas que representassem grandes marcos para eles). Cada cartão poderia ter as seguintes cores, baseadas no sentimento de quem escreveu o cartão:

  • Verde (Foi bom)
  • Amarelo (Foi indiferente)
  • Vermelho (Foi ruim)

Para surpresa de todos, tivemos muitos cartões verdes e mesmo com a Covid-19 e distanciamento social o ano foi realmente positivo!

Depois dos cartões escritos, ajustados, cores padronizadas e agrupados (temos pessoas com TOC no time) a gente foi votar, óbvio. A votação foi dividida em dois momentos:

  1. Cada membro daria um voto naquilo que ele julgava ter sido o mais relevante dentre todos os bons;
  2. Cada membro daria um voto naquilo que ele julgava ter sido o mais relevante dentre todos os ruins;

O que foi bom, já havíamos conversado, o que foi ruim a gente trocou mais ideias para termos um plano de ação. Dessa forma, estamos preparados para 2021!

Bem, assim foi a nossa Big Retro, aqui no time Ayla, da M4U!

E você, participou de alguma dinâmica semelhante que queira compartilhar? O que achou da nossa? Coloca aí nos comentários que a gente está doido pra saber! ;)

Este foi um artigo de Allan Ximenes Pereira e Lucas Tito, agilistas mais que queridos aqui na M4U. ❤

M4U Tech

Apaixonados por tecnologia e pelo desafio de fazer melhor

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store