Devas

Um pouco dos nossos primeiros passos, origem e perspectivas

Éricka Padilha
Jun 26 · 3 min read

Existe uma “máxima” de que mulheres competem entre si, que não ficam felizes com as vitórias umas das outras, que mulheres não trabalham bem juntas e por aí vai; eu particularmente nunca acreditei nisso. E no que me deparei?

Sim! Existem muitas pessoas que acreditam nisso e repetem esse tipo de frase com convicção, mesmo que não tenham tido uma experiência real.

Contudo, para minha surpresa, conheci na M4U duas mulheres cheias de energia: Lilian e Jacqueline, elas queriam muito que nós mulheres da Mobile for You nos conhecêssemos melhor. Chamaram no bom e velho método do boca a boca as meninas para uma roda de conversa e assim surgiu as DEVAS!

Começou informal, um pouco tímido, mas cheio de vontade de fazer que estivéssemos juntas, nos ajudando e pra nossa sorte, dentre as muitas mudanças ocorridas no último ano na empresa, houve a criação das comissões. E o que são as Comissões? São os colaboradores, que reunidos em grupos, tratam de um tema importante, como por exemplo: línguas e culturas, bem estar e saúde, solidariedade entre outros.

E o nosso tema, melhor, nosso propósito é: Somos uma rede de apoio que fomenta a comunicação, a disseminação de conhecimento e a potencialização de habilidades a fim de promover a equidade de gênero no ambiente corporativo. De dentro pra fora buscamos fortalecer nossa rede de apoio, promover a valorização da mulher, incentivar um ambiente que preza pela equidade, e assim nos conectarmos com o mundo externo com este olhar de valorização de todos e todas!

Para tornar isso real, buscamos acontecimentos que estivessem alinhados com os nossos pilares, que são:

Tivemos acontecimentos bem bacanas, e dando ênfase em unir a questão da potencialização das habilidades e de sermos uma rede de apoio para o sexo feminino, convidamos para palestrar, debater e ministrar workshops profissionais inteligentes, cheios de bagagem e histórias boas para contar, algumas dessas profissionais convidadas foram: Isabel Coutinho, Ana Carolina Da Hora, Anália Irigoyen e Luísa Bernardes. Além de abrir as portas para comunidades que tem também esse olhar em fortalecer as mulheres, tais como Ladies That UX e Mulheres de Produtos.

E como não existe equidade de gênero sem a participação e colaboração de todos, sem exceção, recebemos o Bruno S. Almeida, psicólogo clínico em gestalt-terapeuta, para batermos um papo sobre nossa cultura limitante de masculinidade (masculinidade tóxica) e seus malefícios para todos nós como sociedade. E como plano de fundo exibimos o documentário The Mask You Live In, disponível na Netflix e Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=I1OI9B0VSlA), acreditamos que vale a pena assisitir e ampliar seus conhecimentos sobre esse importante tema.

Isso foi um pouco do que aconteceu nesses últimos meses. Mas houveram outras iniciativas relevantes promovidas pela equipe de Talento e Cultura. Dentre elas, um curso de capacitação (seguido de contratação) em Java, e um programa de estágio, ambos exclusivos paras mulheres! E assim o número de mulheres só vem crescendo! #mulheresemti #vemmeninas 👩 #goM4U

E elas já chegam sendo bem recebidas, mostramos que podem contar com cada uma de nós, que elas têm espaço, que serão ouvidas e respeitadas, graças ao incentivo e apoio para criação das Devas, sabemos ainda que é possível fazer mais, contudo agora não estamos sozinhas.

Nossa comissão atual é formada pelas DEVAS: Celiane Neves, Éricka Padilha, Mayara Lima, Priscilla Saboia e Rebecca Barreto, no ano passado contamos com a força da Jacqueline Abreu e da Ana Romaguera, que construiu toda nossa identidade visual. E a nossa expectativa é conseguir verdadeiramente ser essa voz que move, e que move coisas muito boas ❤️.


Certamente que muitas outras pessoas foram indispensáveis na construção das Devas, porém ficaria inviável mencionar o nome de todos aqui…o nosso muito obrigado de coração!


E você, tem sugestões para nós? Ou ainda, faz parte de alguma comunidade feminina? Deixa aqui nos comentários 👇

M4U Tech

Apaixonados por tecnologia e pelo desafio de fazer melhor

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store