Acessibilidade com cores em iOS

Dicas de como deixar seu app mais acessível com cores

Nathalia Melare
Apple Developer Academy | Mackenzie
4 min readApr 4, 2020

--

As cores muitas vezes nos guiam diretamente. O vermelho, por exemplo, está muitas vezes associado a atenção, ação e notificações, porém precisamos nos lembrar constantemente que existem pessoas que não enxergam da mesma maneira que nós.

Quando pensamos em desenvolver um app, queremos que ele alcance o maior número de pessoas possíveis e para isso torna-se inviável deixarmos a acessibilidade de lado. Para envolvermos essas pessoas devemos primeiro descobrir quais os tipos de deficiência visual que podem atrapalhar ou impedir o usuário de usar seu app.

Há o daltonismo, que ocorre quando há limitações no espectro de cores visíveis. Existem 3 tipos de daltonismo:

  • Acromático — a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza;
  • Dicromático — quando a pessoa não possuí um receptor de cor, não enxergando alguma das cores primárias;
  • Tricomático — a pessoa possuí todos os receptores de cor, porém alguns não funcionam muito bem, dificultando enxergar algumas cores.

Existem outras limitações como a catarata e a baixa visão, que são comuns na terceira idade. Eles necessitam de muita atenção nos quesitos de brilho e contraste do monitor, iluminação do ambiente e a hora do dia. Por exemplo, cores análogas ou uma escala de 50 tons de cinza podem se tornar um problema para esse tipo de público.

Mas por que se preocupar com isso?

Estima-se que 5% do mercado de apps é representado por pessoas daltônicas. A IBM Mobile Business Insights prevê que pessoas acima de 65 representarão 20% da população na maioria dos países industrializados até 2025 e o número de pessoas com deficiências (PwDs) são estimadas em 1,3 bilhões (mesmo tamanho de mercado que a China).

Segundo o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro, acredita-se que até 8% da população mundial porte a alteração, sendo apenas 1% de mulheres. Um número significativo, aproximadamente 560 milhões de pessoas.

Dica 1: Siga as GuideLines

O sistema iOS tem uma variedade de cores padrões voltadas para a acessibilidade. Há essa variação tanto para o modo light como dark. Você pode encontrá-las nas GuideLines da Apple.

Tente evitar cores que são de difícil distinção para os daltônicos, como vermelho e verde ou azul e laranja.

Dica 2: Use linhas, listras ou pontos

Se você precisa usar uma grande variação de cores, pode-se utilizar de linhas, pontos ou listras para diferenciar um elemento do outro para o jogador poder dizer a diferença entre eles.

Jogo Potion Punch

Dica 3: Alertas, Notificações e Botões

Muitas vezes tentamos fazer botões, alertas e notificações que destaquem uns dos outros. Contudo, não se apegue somente a cores para fazer a distinção, pois pode acarretar em dificuldades para os daltônicos distinguirem entre os elementos. Use símbolos, imagens ou ícones além das cores.

Dica 4: Fontes

A escolha de uma fonte pode estar inteiramente ligada a identidade do seu app. Contudo, letras muito pequenas e fontes com muitos detalhes são um problema para pessoas com baixa visão. Fontes simples, grandes e arredondadas são ideais. A fonte mais legível para pessoas com deficiência é a San Francisco. Portanto, sempre que puder escolher sua fonte visando acessibilidade utilize-a.

Dica 5: Links

Por mais que links modernos são o mais simples possível, normalmente utilizando só o Bold para diferencia-lo, o ideal para acessibilidade é usar o bom e velho HyperLink. Pode não parecer o mais bonito de todos, mas a pequena linha embaixo deixa claro para qualquer usuário, tendo baixa visão ou não, que clicar ali irá direciona-lo para outra página.

Dica Extra

Se você está preocupado com sua paleta de cores e não tem certeza se é acessível ou não, pode-se utilizar de alguns sites que analizam as cores para você, como:

  • WCAG (The Web Content Accessibility Guidelines — Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web) verifica o contraste entre as cores da sua paleta. Quanto menor o contraste, mais difícil de diferenciar.
  • Coblis e iamcal.com permite analizar as cores de uma imagem de acordo com os diferentes tipos de daltonismo.

--

--