Aparelhos auditivos com iPhone

Igor Braganca
Apple Developer Academy | Mackenzie
2 min readAug 24, 2023

Desde o início da humanidade a audição foi um fator chave para a sobrevivência e evolução dos indivíduos, ela é parte vital da comunicação verbal e o aprendizado, porém existem muitas pessoas que não possuem essa capacidade bem desenvolvida. Segundo o IBGE, 5% (cinco por cento) da população brasileira é composta por pessoas surdas, segundo a OMS (Organização mundial da saúde) existem mais de 500 milhões de surdos no mundo e até 2050 este número passará de 1 bilhão. Pensando neste problema, a Apple disponibiliza meios tecnológicos que promovem acessibilidade e inclusão para estas pessoas.

A Apple sendo uma das empresas que mais investe em acessibilidade, desenvolveu uma maneira de conectar seu iPhone a um aparelho auditivo que entrega ao usuário diversos recursos, como controlar o som de cada lado individualmente, visualizar a porcentagem de bateria do aparelho, ouvir notificações diretamente no aparelho e transforma-lo em um dispositivo de som para ouvir o conteúdo do seu iPhone como músicas e podcasts. Além de diversas opções de customização que tornam as barreiras para um deficiente auditivo cada vez menores.

A Apple em parceria com a Universidade do Michigan conduz um estudo chamado Apple Hearing Study que tem como objetivo: “democratizar a forma como pesquisas médicas são realizadas, oferecendo aos clientes da Apple a possibilidade de participar de pesquisas revolucionárias usando a tecnologia que já usam em suas vidas diárias.” Cerca de 20% dos participantes deste estudo foram de fato diagnosticados com alguma perda de audição, sendo 10% destes tiveram perdas ocorridas ao longo da vida por exposição constante a altos ruídos, e de todos os prejudicados 75% não utilizar nenhuma forma de assistência com aparelhos auditivos.

Muitas dessas tecnologias e dados estão disponíveis para que os desenvolvedores possam criar soluções de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, ajudando a conduzir a sociedade para um caminho mais inclusivo!

Referências:

https://support.apple.com/pt-br/HT201466

https://www.tre-pe.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Abril/23-e-24-de-abril-dia-nacional-da-educacao-para-surdos-e-dia-nacional-da-lingua-brasileira-de-sinais#:~:text=Segundo o Instituto Brasileiro de,portanto, não escutam absolutamente nada.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-tem-107-milhoes-de-deficientes-auditivos-diz-estudo#:~:text=Segundo a Organização Mundial da,bilhão em todo o globo.

Autores:

Igor Bragança de Toledo Silva

Giovanna Micher Santana

Gustavo Galego

Jennifer Pires Gonçalves Silva

Raphael Iniesta

--

--