Como Converter um Modelo do Blender para o Reality Composer, dentro do XCode

Minha História com Blender e ARKit

Felipe Leite
Apple Developer Academy | Mackenzie
3 min readJun 15, 2022

--

Na primeira vez que eu trabalhei com ARKit, eu estava trabalhando em uma dupla aonde a minha colega focou na parte de código e eu tive que pensar em como iriamos fazer nosso próprio modelo pro app. Foi ai que eu lembrei do Blender, um programa para modelagem, animação, texturização, entre outras coisas. Eu usei ele para produzir alguns modelos para serem usado como modelos dentro do meu aplicativo.

Na ocasião, eu tinha feito alguns dados e precisava converter eles e levar eles para dentro do Reality Composer, mas quando eu pesquisei a respeito disso, não tinha muitos lugares explicando e a explicação que eu achei acabou sendo mais ou menos. Então eu decidi escrever aqui, do melhor jeito que eu consigo. Desse modo, posso acabar ajudando alguem que está na mesma situação que eu estava.

Reality Converter

Eu usei o Reality Converter, um aplicativo que facilita a conversão, visualização e personalização do conteúdo do USDZ. Ele oferece uma interface simples de arrastar e soltar com suporte para formatos de arquivo 3D comuns como .obj, .gltf e .usd.

USDZ

Mas por que tem que ser no formato USDZ? Pois o USDZ é um arquivo 3D desenvolvido pela Apple. E este é o único tipo de arquivo 3D que o Reality Composer suporta por enquanto. É por isso que você pode precisar converter outros tipos de arquivos 3D para USDZ.

Esse medium serve para converter qualquer modelo no Blender. Com cor, sem cor ou com textura. Mas se sua textura for algo mais complexo e não servir esse tipo de conversão, (adicionar link do Medium do Lucão) siga esse link para algo mais detalhado sobre.

Após fazer o seu projeto no Blender, você terá que ir para file → Export → glTF 2.0

Usei o modelo básico de inicio do blender só para exemplo

Escolhendo o formato

Quando abrir a tela de converter, no canto direito em cima, deixa no formato de glTF Embedded

Escolha aonde salvar e especifica mais ainda o formato

Agora é necessário você baixar o Reality Converter (provavelmente vai estar no beta, mas não se preocupe, está tudo bem)

Baixar o Reality Converter

Quando você abrir o Reality Converter, você joga o arquivo que você exportou do Blender dentro dele. Dá para jogar vários ao mesmo tempo e visualizar eles, basta abrir a janela na esquerda

Imagem após importado no Reality Composer

O último passo é você ir para File, no Reality Converter, e escolher Export. Aí acabou!

Exportando o arquivo

Você seleciona aonde salvar e depois apenas importa dentro do Xcode, no Reality Composer

Importando, clicando no botão na direita, em cima

Vai ser salvo como “nome_que_você_escolheu.usdz”

--

--