Como criar um repositório remoto Git em uma rede local por pastas compartilhadas do MacOS

Wolfgang Walder
Apple Developer Academy | Mackenzie
3 min readJun 19, 2019

--

Estamos acostumados a usar serviços on-line de repositórios Git remotos como GitHub e Bitbucket, nos quais para criar um repositório remoto precisamos apenas pressionar uns poucos botões e nomea-lo sem pensar muito. Mas e se estivermos em uma situação onde seria vantajoso utilizar um repositório remoto para um grupo de desenvolvedores, mas não há disponibilidade de acesso à internet? Era nessa situação que eu e mais dois amigos nos encontrávamos quando quisemos desenvolver um projeto de forma organizada durante um voo.

A solução não é complexa, mas para alguém que tem apenas conhecimentos básicos de Git o processo pode parecer um pouco assustador. Para tornar o processo mais simples, aqui estão algumas etapas.

O primeiro passo é que os computadores estejam conectados a uma rede local comum. Em muitos casos este passo é muito simples, mas em um avião pode não haver uma rede local, para resolver esse problema, basta criar uma rede a partir de um dos computadores:

O segundo passo é, no computador que deve conter o repositório remoto, configurar uma pasta para ser compartilhada. Escolha ou crie uma pasta para ser compartilhada com os outros computadores da rede. Criada a pasta vá a preferências do sistema > compartilhamento, habilite a opção de compartilhamento de arquivos e adicione a pasta criada à lista de pastas compartilhadas. Certifique-se de que os usuários do repositório tenham permissão de leitura e escrita na pasta em questão (Pode ser necessário criar um novo usuário no sistema para que os demais colaboradores tenham acesso à pasta).

Agora no seu computador abra o Finder, entre em Rede (encontra-se sob Localizações) e entre no computador listado que contém a pasta compartilhada. Se houver necessidade de login para acessar o computador de forma remota, um botão identificado “Conectar Como…” deve surgir na parte superior direita da janela. Após o login, as pastas compartilhadas serão listadas. Este passo de login é importante para garantir que a pasta possa ser vista pelo sistema de arquivos do seu computador.

Agora abra o terminal e navegue até a pasta compartilhada cd /Volumes/<nome-da-pasta-compartilhada> e crie uma nova pasta que sera o repositório mkdir <nome-da-pasta-repositório>, navegue para dentro da pasta criada e insira o comando git init --bare, é importante utilizar o comando desta forma pois assim o repositório será inicializado sem um diretório de trabalho, assim é possível fazer um “push” de outro repositório sem conflitos.

Navegue para alguma pasta em seu próprio computador e cria a pasta que será seu repositório local e navegue para dentro da mesma, dê o comando git init e em seguida configure o repositório remoto, escolhendo um nome de sua preferência (no GitHub, por exemplo, este remoto se chama “origin” por padrão) git remote add <nome-do-repositório-remoto> /Volumes/<nome-da-pasta-compartilhada>/<nome-da-pasta-repositório>. Voce também pode criar e inicializar o repositório local com git clone /Volumes/<nome-da-pasta-compartilhada>/<nome-da-pasta-repositório>.

Pronto! Agora voce pode usar todos os comandos git normalmente, como adicionar arquivos, commitar e dar push para o seu repositório remoto.

--

--