Como exportar texturas procedurais do Blender para o Reality Converter?
Quando mexemos com o Reality Converter podemos utilizar mapas de texturas para dar propriedades ao nosso objeto 3D, porém não podemos apenas exportar um objeto texturizado do Blender e esperar que o Reality Converter entenda todas as suas características. Para funcionar, devemos realizar um processo chamado de “Bake”, no qual transformamos um material do blender em mapas de textura.
Preparando o Blender para o Bake
Depois de finalizar um material feito utilizando nodes no Blender, você estará visualizando algo similar a isso:
Em conjunto a esses nodes já criados, vamos adicionar mais um node do tipo “Image Texture” e clicar no botão “New”:
Agora, devemos projetar o mapa UV do nosso objeto para que o Baking se encaixe com a malha desse objeto e assim a textura ficará certa. Para fazer isso, entramos na aba de UV Editing, apertamos “U” e selecionamos “Smart UV Project” com uma Island Margin de 0.001 (Isso serve para que a malha não fique uma em cima da outra).
Após apertar “OK” podemos observar o mapa UV do objeto e que nenhuma parte está sobre outra (na imagem pode parecer que alguns pontos então sobre outro, mas na verdade estão bem próximos por conta da margem que colocamos — 0.001):
Agora para finalizar devemos realizar algumas configurações na aba de “Render Properties”:
- Selecionar Cycles engine;
- Diminuir Render Samples para realizar o processo de Baking mais rapidamente;
Na aba de Shading, abra mais uma janela e selecione UV Editor com a image texture que criamos anteriormente (aparecerá como um fundo preto), deixe selecionado no ambiente 3D apenas o objeto alvo e nos nodes selecione apenas o node de Image Texture recém criado.
Com as configurações feitas devemos apenas realizar o Baking, normalmente um material possui diversas propriedades e quando queremos realizar um mapa do material como todo devemos fazer várias vezes esse processo para criar o mapa de cada propriedade. Falarei daqui os que eu utilizei e deu certo:
Diffuse — Cor do material
Esta textura é responsável por mudar a cor de nosso modelo 3D. Desmarque Direct e Indirect, selecione o objeto no espaço 3D e também deixe selecionado o Node de Image Texture. Agora é só clicar no Botão de Bake e aguardar o resultado:
Normal — Elevações do material
A maioria dos modelos 3D possuem relevo, a normal map é responsável por mapear quais partes do objeto serão mais elevadas.
Roughness — Rugosidade do material
Esta textura mostra quais partes do objeto 3D possuem uma maior rugosidade, possuindo diferentes efeitos sob a luz.
Emit — Emissão de luz pelo material
O mapa de emissão é responsável por definir quais partes do objeto 3D emitirão luz própria semelhante a uma lâmpada.
Após o processo de Bake salve cada imagem criada como png:
Inserindo os mapas no Reality Converter
Após exportar o objeto, devemos utilizar o reality converter para transformar o objeto na extensão requerida pela Apple. É justamente nessa etapa que podemos inserir os mapas de textura, para isso, basta clicar no ícone presente no canto superior direito.
Podemos observar que abriu uma aba com todos os tipos de mapas descrito anteriormente, basta clicar em cada um e inserir a imagem que salvamos anteriormente. O resultado final será semelhante a esse: