Como o marketing funciona em um aplicativo?

Thaisbras
Apple Developer Academy | Mackenzie
2 min readJun 21, 2022

Para desenvolver um aplicativo são exigidas ao menos duas funções básicas: um designer e um desenvolvedor, mas para promover o produto e torná-lo um sucesso, também é preciso investir em marketing.

O designer não é apenas responsável por criar um visual legal e agradável, e sim, desenvolver interfaces que facilitem as interações e a experiência do usuário no aplicativo. Um app de fácil utilização e com visual atrativo se torna mais competitivo no mercado e consequentemente atrai mais clientes. Portanto, um design personalizado é imprescindível, pois ajuda a construir valor e identidade para o app, evitando a monotonia da concorrência.

O desenvolvedor e o designer têm que trabalhar em conjunto, pois o desenvolvedor é responsável por tornar real aquilo que o designer idealizou, planejou e projetou. Como dito anteriormente, a sua função básica é idealizar e projetar o produto, já a função de desenvolvedor visa analisar o projeto, definir as necessidades do cliente e converter em requisitos técnicos, fazer manutenção, atualização e implementação de novas funcionalidades. Sua principal responsabilidade é viabilizar o bom funcionamento do app, garantindo que a experiência planejada seja a mesma entregue.

E qual a função do marketing nisso tudo?

Ele tem papel fundamental para o sucesso do negócio, demandando planejamento para cativar mais usuários e motivá-los a baixar o app. Isso se dá ao motivo de que as gerações atuais são bem rígidas quando o assunto é tornar algo uma referência, em outras palavras, seja revolucionária se comparada às outras.

Segundo um estudo feito pelo Google, 38% dos usuários desinstalam um aplicativo logo após usá-lo para completar uma tarefa específica e 1 em cada 4 usuários baixam um app com base nas pesquisas feitas nas lojas. Para que seu aplicativo não seja esquecido após pouco tempo de uso ou até mesmo excluído do aparelho, o marketing precisa estar presente desde o começo do desenvolvimento. Como ferramenta que atrai e mantem a atenção do público, para ser mais assertivo em suas escolhas, é necessário entender como seu usuário pensa e sente.

Aqui vão algumas dicas para melhorar o desempenho do seu aplicativo com ações de marketing:

1. Produza vídeos de introdução, porquê segundo dados da Adobe, 40% dos usuários consideram que os vídeos aumentam as chances de comprarem o seu produto;

2. Torne o aplicativo mais fácil de achar, podendo ser recomendado por amigos e familiares, reviews em sites, canais do YouTube e o contato direto através de blog ou perfis nas redes sociais;

3. Escolha bem influenciadores, pois é fundamental e eles têm poder de persuasão sobre um determinado público específico, fazendo com que possa te ajudar a dar maior visibilidade;

4. Foque em experiências para o usuário.

Portanto, é possível concluir que o marketing não é o fim do aplicativo e sim um conjunto de atividades, processos e estratégias que buscam impulsionar o produto no mercado, mas também tornam o trabalho do designer e desenvolvedor visível aos seus clientes.

--

--