Como usar o novo WeatherKit
Com o WeatherKit é possível acessar diversas informações sobre clima e temperatura e integrá-las em seu app de um jeito fácil e seguro para seus usuários. Essa nova framework nativo foi lançada no WWDC de 2022, juntamente a um conjunto de APIs REST.
Como funciona?
O WeatherKit utiliza o novo Apple Weather Service, com modelos de clima de alta-resolução e algoritmos de aprendizado de máquina e predição.
Que informações essa framework fornece?
Estão disponíveis seis diferentes datasets:
- Current Weather (Clima atual): As condições de clima e temperatura no momento atual, incluindo informações de temperatura, pressão, umidade, índice de UV e vento.
- Minute Forecast (Previsão de minuto em minuto): Informações de minuto a minuto de predição de chance de precipitação e intensidade.
- Hourly Forecast (Previsão de hora em hora): Predições de hora em hora de clima e temperatura, começando no momento atual, até 240 horas no futuro.
- Daily Forecast (Previsão diária): Predições sobre os próximos 10 dias, incluindo informações de temperaturas máximas e mínimas, fases da lua, horários do nascer e pôr do sol.
- Weather Alerts (Alertas de clima): Alertas de condições severas de clima e temperatura.
- Historical Weather (Clima histórico): Predições das condições do passado, sendo possível detectar tendências. Deve-se especificar uma data de início e uma de fim, para receber as daily e hourly forecasts (previsões de minuto em minuto e de hora em hora) desses dias.
Mas é seguro?
Para conseguir dados precisos sobre clima e temperatura é necessário ter informações de localização, e a Apple, seguindo seu compromisso em manter a privacidade de seus usuários, já planejou o WeatherKit com isso em mente. A localização utilizada na previsão do tempo não é associada a nenhuma outra informação que possa levar a identificação do usuário. Além de nunca ser compartilhada ou vendida a terceiros.
Fazendo assim, com que o desenvolvedor não precise se preocupar com questões de privacidade.
Como utilizar?
Para fazer o request das informações é bastante simples:
Além da implementação em código, é necessário algumas configurações:
Ao registrar o AppID na parte de Certificates, Identifiers & Profiles deve-se selecionar o WeatherKit nas abas de Capabilities e App Services.
No Xcode também é necessário adicionar a capability na aba de Signing & Capabilities.
Além disso, por razões legais, deve-se colocar o link das atribuições das fontes de informações e logo:
Para tal, utiliza-se o código:
Como já dito anteriormente, também foram disponibilizadas APIs REST do WeatherKit. Elas podem ser usadas em qualquer plataforma, trazendo as mesmas informações que o framework nativo.
Quanto custa?
Para cada assinatura do tipo Apple Developer Program, podem ser feitas até 500.000 chamadas para a API por mês de graça. Para mais chamadas que isso, os preços variam de US$ 49,99 a US$ 999,99 dólares por mês. Mais detalhes podem ser vistos no website da Apple.
Referências
Apple provides developers with even more powerful technologies to push the app experience forward