Explicando os recursos de acessibilidade para iOS de um jeito simples.

Débora Kassardjian
Apple Developer Academy | Mackenzie
6 min readNov 28, 2022

Se você já desenvolveu projetos de aplicativos, deve ter se deparado com etapas como: o reconhecimento do público alvo e a busca da melhor forma de satisfazer essas pessoas através da sua solução.

Dentro dessas fases, uma coisa que muitas vezes esquecemos de levar em consideração é que nem todas as pessoas, mesmo que elas façam parte do público alvo do seu projeto, vão poder desfrutar do seu trabalho da melhor maneira possível.

Isso acontece porque muitas delas necessitam de recursos de acessibilidade.

Imagine pessoas com problemas de visão, de audição e de mobilidade, por exemplo. Se o seu aplicativo exige algum desses sentidos e não tem recursos de acessibilidade, você não desenvolveu um projeto realmente útil e agradável para todos.

Pensando nisso, a Apple criou diversos recursos de acessibilidade que podemos implementar nos nossos projetos, buscando trazer mais inclusão e de fato cumprindo o objetivo dos nossos trabalhos.

Para visão

Existem vários recursos e tecnologias assistivas para dar suporte a usuários cegos ou com baixa visão, como configurações de tela e texto, ampliação de tela e cursor, um leitor de tela completo e muito mais.

VoiceOver

Quando o VoiceOver é ativado, o usuário executa gestos de toque ou swipe em qualquer lugar da tela. Esses espaços selecionam, de cima para baixo, todos os itens da interface. E quando esses itens são selecionados, o iPhone literalmente lê em voz alta, possibilitando que pessoas cegas ou com baixa visão possam navegar pelas interfaces.

Além disso, é importante lembrar que o VoiceOver não funciona apenas com dispositivos iOS, mas também iPadOS, macOS (que usa os botões do teclado ao invés da tela) e também a tvOS (que usa o controle remoto).

Speech

O Speech costuma ser muito confundido com o VoiceOver, mas os dois tem propostas diferentes. O Speech é um recurso de acessibilidade focado em ler os textos e "strings" de uma tela. Quando um texto aparece em uma interface, surge um botão "Falar" que da a possibilidade para o usuário escolher ouvir aquele texto ao invés de ler.

Apesar de ser feito para auxiliar pessoas com baixa visão que, embora vejam um pouco da tela, não conseguem de fato ler os textos, também ajuda pessoas com dislexia, ou pessoas com dificuldade de ler textos em dispositivos e até pode ser legal para pessoas que só gostam de fazer multitarefas, ouvir os textos enquanto fazem outras coisas.

Display Customization

Esse recurso de acessibilidade tem o objetivo de aumentar ou diminuir os textos das telas para facilitar a leitura das pessoas com baixa visão. Mas não é só isso, ele tem várias opções: deixar os textos em negrito, adicionar figuras nos botões, símbolos nos seletores, reduzir a transparência e até ajustar cores, aumentando o contraste, diferenciado itens das telas sem depender das cores, inverter as cores da tela, aplicar filtros de cor, reduzir o ponto branco da tela (esse até eu uso) e ativar o brilho automático.

O Display Customization com certeza não é um recurso de acessibilidade que serve só para pessoas com visão baixa, ele pode também ajudar pessoas com daltonismo ou apenas pessoas que acham desconfortável olhar para telas com muito brilho (como eu :)

Audio descriptions and captions

Esse recurso de acessibilidade tem como objetivo possibilitar que pessoas com problemas de visão possam alcançar uma maior quantidade de detalhes em cenas de filmes e séries. Ele faz isso disponibilizando audiodescrições detalhadas de cada cena.

O único defeito desse recurso de acessibilidade é que nem sempre ele está disponível, não é muito fácil encontrar filmes ou programas que usem essa solução.

Para Mobilidade

Também existem pessoas com habilidades físicas ou motoras limitadas que tem dificuldade de usar aplicativos. Para resolver esses problemas, temos alguns recursos de acessibilidades:

Voice Control

Esse é muito parecido com o VoiceOver, mas sé literalmente o oposto ao mesmo tempo. Ao invés do iPhone dar os comandos (como no VoiceOver), o próprio usuário é quem fala para o dispositivo o que fazer. Ao ativar esse recurso, é possível navegar por telas interas usando apenas a voz, dando comandos como: clicar, deslizar e tocar.

Esse também é super interessante e funciona para iOS, iPadOS e macOS.

Switch Control

Esse recurso é para aqueles usuários que não conseguem utilizar a cabeça, as mãos e nem a voz para controlar o seu dispositivo. Com esse recurso de acessibilidade, se houver apenas uma parte do corpo que a pessoa consegue ter controle, ela pode utilizar o iPhone.

Porém, esse recurso exige uma ferramenta além do próprio dispositivo, que é um controle que pode ser um "button switch", um simples controle com um botão grande ou um "sip and puff" que é um equipamento que identifica quando a pessoa inala e exala ar, transformando isso em comandos para usar os seus dispositivos (sim, isso existe mesmo).

Keyboard Support

Ele basicamente faz com que toda e qualquer função do seu aplicativo possa ser controlada através dos teclados. Isso funciona muito bem para pessoas com dificuldades motoras que podem controlar os seus dispositivos sem precisar tocar nas telas de iPhones e iPads, por exemplo. Ele anula até mesmo aqueles "gestos" de acessibilidade, que passam a ser feitos com um teclado e um mouse.

É claro que, assim como o Switch Control, esse recurso de acessibilidade depende de ferramentas além do dispositivo (o teclado e o mouse), porém são mais acessíveis e mais comuns que os interruptores do Switch Control.

É legal ressaltar também que esse recurso de acessibilidade é muito usado para jogos, uma boa quantidade de usuários que não tem dificuldades motoras usam o keyboard support para jogar em seus iPads e iPhones através dos teclados e mouses.

Para Audição

Não podemos nos esquecer das pessoas com dificuldades auditivas ou surdas. Existem recursos de acessibilidade exclusivas para elas como legendas, tradução do sistema, suporte para aparelhos auditivos e reconhecimento de sons.

Captions

Para reprodução de mídias em seus dispositivos, é sempre bom lembrar que pessoas que não escutam não conseguem acompanhar. Portanto, esse recurso disponibiliza legendas ocultas para que pessoas com dificuldades auditivas possam saber todos os áudios em todas as cenas. Então isso vai além de legendar as falas de um filme, inclui também a descrição de cada som como o som ambiente e o som de objetos.

Esse recurso está disponível para iPhone, iPad, Mac e AppleTV.

Hearing Devices

Esse recurso não funciona para pessoas completamente surdas, apenas para aquelas parcialmente surdas. Ele funciona da seguinte maneira: o usuário usa um AirPods ou um Beat Headphone que amplifica o som captado pelo microfone do seu iPhone ou iPad para seus ouvidos, podendo assim, escutar melhor.

Esse recurso de acessibilidade funciona muito bem e acaba sendo útil até mesmo para pessoas que não tem nenhuma dificuldade auditiva, como mães que usam como um monitor de bebê para conseguir ouvir se o bebê chora mesmo estando em outro ambiente.

Além de todos esses, existem outros recursos de acessibilidade e alguns que não se limitam a apenas uma deficiência como a Siri e o Acesso Guiado.

E aí, você costuma implementar recursos de acessibilidade nos seus apps?

--

--