HomeKit, o aplicativo “Casa” e potencial de tudo isso!

Paula Torales Leite
Apple Developer Academy | Mackenzie
6 min readApr 16, 2020
Photo by Cristian Cristian on Unsplash

Vocês já ouviram falar sobre o aplicativo “Casa” da Apple?…

Bom, vou te contar o que é de qualquer jeito hahaha.

Com esse aplicativo, você consegue controlar acessórios HomeKit da sua casa, usando aparelhos Apple. Ele é fácil e seguro.

Vamos dar uns passos para trás. O que são acessórios? Sabe o seu ar condicionado, ventilador, lâmpada? Todas eles podem ser “inteligentes”, ou seja, ter alguma tecnologia especial que torna possível controlá-los, por exemplo, o seu celular.

A Apple tem uma lista imensa desses acessórios que você consegue integrar no aplicativo “Casa”. É sério, você só precisa de um aplicativo e os seus acessórios para automatizar a sua casa!

Agora você quer sair para comprar um acessório né? Bom, é super fácil identificar quais são compatíveis com a Apple, é só checar se o produto tem o logo de certificação abaixo ou se estiver na lista de acessórios da Apple que têm no Brasil.

Logo de certificação do Apple HomeKit: https://www.apple.com/br/ios/home/

Mas calma, eu estava falando que tinha um monte de acessórios né? E essa lista que não é muito grande dos disponíveis no Brasil? Bom, essa é uma triste realidade… Devíamos ter um monte de gente produzindo esses acessórios no Brasil, mas não é o que acontece…

Vou te contar um segredo:

A Apple ama aumentar a quantidade de acessórios que disponibiliza! Por causa disso, eles tentam tornar essa experiência para os desenvolvedores o mais fácil possível.

Como que ela faz isso?

Ela desenvolveu um programa chamado MFi, com ele, é possível adquirir componentes de hardware, ferramentas, documentação, suporte técnico e os logos de certificação necessários para desenvolver acessórios de áudio e eletrônicos AirPlay, que se conectam no iPod, iPhone e iPad.

Basicamente, você ganha tudo que você precisa.

Além disso, ela desenvolveu um protocolo chamado HomeKit Accessory Development Kit ou ADK. Com ele, ela buscou facilitar a vida das pessoas que desenvolvem esses super acessórios. Antes, era preciso se preocupar com a lógica do acessório, o protocolo, criptografia, WAC, Bonjour e a lógica da plataforma. Agora, o desenvolvedor só precisa se preocupar com as coisas que realmente importam para ele, a lógica do seu acessório e da plataforma. O resto tudo o ADK cuida.

É sério, você só precisa se preocupar com duas coisas. Mas tem mais!

Depois do lançamento do ADK, eles notaram uma mudança significativa no tempo de desenvolvimento desses acessórios. Agora você me pergunta, quanto tempo? Bom… um acessório que levava 12 meses para ser desenvolvido agora consegue ser desenvolvido em… 3 meses.

Eu não to brincando!

Com isso, a Apple quer estimular que mais pessoas desenvolvam esses acessórios fantásticos, para que a vida de todos fique um pouco mais prática.

Agora, vamos voltar para o que é o aplicativo. Paramos faz tempo de falar sobre isso…

Bom, como ele funciona? Quando você compra um acessório, você deve configurar ele no próprio aplicativo. Não é preciso buscar outras aplicações para fazer isso, o “Casa” lida com tudo.

Você também consegue configurar os cômodos da sua casa, e dizer onde está o seu dispositivo. A gente precisa fazer isso para ajudar o HomeKit a entender melhor a disposição de tudo.

Depois, você pode começar a brincar. Você pode dizer para ele ligar a sua lâmpada em um horário específico, na hora que o sol nasce, para mudar a intensidade da luz quando você for assistir um filme. Tudo isso você pode ativar usando o próprio aplicativo, o Control Center ou até mesmo a Siri!

Tá muito fácil né? Calma que tem mais.

Você também pode configurar para que ele faça tudo isso automaticamente. Como assim? Bom, quando ele detectar que você, por exemplo, fechou a sua porta. Ou até mesmo, quando não tem ninguém em casa (porque quem não sai com o celular?).

Você também consegue controlar tudo isso, de fora de casa. Vamos dizer que você saiu de casa e está naquela dúvida de se trancou ou não a porta. Com o “Casa” e os seus acessórios, você consegue fazer isso fora de casa. Mas tem um truque, isso não funciona por si só. Você tem que ter em casa algum dispositivo que lida com tudo isso quando você está fora de casa, um meio termo, vamos dizer. O legal é que isso pode ser com a sua AppleTV, iPad ou até o seu HomePod. Se você tiver mais de um, você sempre pode conectar todos eles, para que a sua casa seja automatizada de uma forma mais fluida.

Quanta coisa, já deu né? Nope.

E se existir aquela situação que você tem três acessórios de três marcas diferentes, mas que todos são certificados pela Apple? Vamos dizer que eles são uma campainha, trava na porta e uma câmera na porta. Você consegue configurá-los para que todos funcionem juntos. Assim, quando alguém toca a sua campainha, você pode receber uma notificação com um feed ao vivo da câmera e o atalho para destrancar ou não a porta.

Isso tudo é uma loucura.

Ok ok, já entendemos que tudo isso é muito legal, mas e a segurança?

A Apple garante isso com tudo que ela desenvolve, então não é diferente com o HomeKit e seus acessórios.

Todas as comunicações realizadas entre os seus dispositivos e os acessórios são end-to-end, ou seja, a chave para o uso do sistema é disponibilizada através de um dispositivo. Isso não pode ser descriptografado nem mesmo pela Apple. As chaves são criadas cada vez que ocorre qualquer tipo de chamada, para que seeeeeee houver algum tipo de acesso errado, aquela chave não poderá ser usada novamente. Quando você sai de casa, o seu “meio termo” passa a ser literalmente isso, ao invés do seu celular entrar em contato direto com os seus acessório, o seu “meio termo” faz isso por você, garantindo mais segurança ainda.

Além disso tudo, eles também disponibilizam autenticação não só de hardware, mas também de software!

Onde isso tudo deixa os desenvolvedores de aplicações?

O “Casa” já faz muita coisa, mas sempre podemos ser mais e mais criativos né? Sempre é interessante parar e considerar se seria interessante adicionar algo na sua aplicação relacionado com o HomeKit, alguma configuração, por exemplo. Aproveite essa super framework!!!

Não só isso, mas no desenvolvimento de acessórios é sempre necessário fazer certas implementações no código que terão o HomeKit. Nessas horas, um representante do MFi está aí para te ajudar.

Ufa, pronto!

Aprendemos um monte sobre HomeKit. Como funciona o aplicativo “Casa”, o que são acessórios, como automatizar a sua casa, a importância de desenvolvermos mais acessórios no Brasil, a segurança que a Apple fornece e como desenvolvedores de aplicativos podem utilizar tudo isso.

Realmente, foi muita coisa hahaha.

Espero que você tenha aprendido alguma coisa e que isso te inspire a conhecer mais sobre o HomeKit e os seus acessórios, independente de quem você seja. Se você quiser saber mais ainda, os links abaixo são muito interessantes e aprofundam mais ainda tudo que falei. Dê uma olhada no site oficial da Apple, nos vídeos da WWDC e o tutorial do Raywenderlich!

Boa criação!

Referências

--

--