Introdução à In-App Purchase

Brendoon Ryos
Apple Developer Academy | Mackenzie
3 min readFeb 12, 2018

A In-App Purchase permite ao desenvolvedor cobrar por funcionalidades ou conteúdos dentro do aplicativo que serão disponibilizadas apenas se o usuário pagar por eles. Existem diferentes tipos de produtos que podem ser vendidos através da In-App Purchase:

  • Consumíveis: são produtos que podem ser consumidos e que portanto acabam com o uso podendo ser comprados mais de uma vez, como por exemplo vidas extras ou gemas para acelerar o progresso em um jogo.
  • Não consumíveis: são produtos que podem ser comprados uma única vez e que não expiram, como por exemplo filtros novos para um aplicativo de edição de imagens.
  • Assinaturas Renovadas Automaticamente: o usuário paga por um serviço ou conteúdos atualizados periodicamente sendo que sua assinatura é renovada automaticamente até que ele decida cancelar, como por exemplo Netflix e Spotify.
  • Assinaturas Não Renovadas Automaticamente: o usuário paga para poder acessar um serviço ou conteúdo por tempo limitado e deve ser renovada manualmente.

Para vender produtos físicos é necessário utilizar o Apple Pay ou outros métodos de pagamento. Esse tipo de venda não é permitida através da In-App Purchase.

Acordos e Dados Bancários

Antes de começar a implementar uma In-App Purchase é importante que você assine os acordos e informe suas informações bancárias. Mais informações você pode encontrar na documentação da Apple.

Preparando o Projeto e seus Produtos

Para começar a cobrar pelos seus produtos é necessário preparar seu projeto e configurar os produtos ou serviços que deseja vender. Todo o processo se encontra nos dois vídeos abaixo.

Testando

Para testar sua In-App Purchase sem ser cobrado por isso é necessário criar um conta de teste “Sandbox Tester”.

Alguns adendos antes de iniciar:

  • O e-mail utilizado ao criar a conta de teste não deve estar vinculada a nenhuma conta Apple ID.
  • Ao testar produtos Não Consumíveis é necessário utilizar uma conta teste diferente para cada vez que a compra for realizada. Isso porque ao tentar comprar um mesmo produto com a mesma conta ela será tratada como uma restauração da compra e não como nova compra.

O processo completo é apresentado no vídeo a seguir.

Design e Guidelines

Ao desenvolver uma In-App Purchase é importante levar em consideração as guidelines e dicas estipuladas pela Apple.

  • Permita que o usuário experimente seu aplicativo antes de realizar uma compra.
  • Faça o design de sua loja de forma que o usuário perceba que está comprando no lugar certo e o produto certo.
  • Use nomes e descrições simples para o seu produto para facilitar o reconhecimento de um produto por parte do usuário.
  • Use o aviso de confirmação de compra padrão, não tente alterá-lo.
  • O seu app precisa implementar uma forma para que o usuário possa restaurar as compras realizadas no passado.
  • O seu app precisa tratar casos em que o aparelho do usuário não permite In-App Purchase. Como por exemplo quando o controle parental está ativado para bloquear essas ações.

Além dessas guidelines existem outras que podem ser encontradas na documentação oficial da Apple.

Publicando

Submetendo suas In-App Purchases para revisão

Uma vez que você completou os testes, verifique se você seguiu a App Review Guidelines e check list de implementação, então submeta para a App Store usando iTunes Connect.

Promovendo suas In-App Purchases na App Store

Com o iOS 11, você pode escolher por promover 20 in-app purchases de uma vez na página do seu app, aumentando a descoberta por conteúdo antes só encontrado dentro do seu app. Usuários podem navegar nas In-App Purchases diretamente na App Store e começar a compra mesmo antes de fazer o download do seu app.

Distribuindo Promo Codes

Dê a imprensa e a influenciadores acesso prévio às in-app purchases do seu app com promo codes do iTunes Connect. Você pode distribuir até 100 promo codes de cada item de in-app purchase, com o máximo de 1000 codes por app.

--

--