WWDC20 Keynote: A ascensão das IAs de bolso
Hoje deu-se início a edição 2020 da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC20), a conferência organizada pela gigante Apple usada principalmente para mostrar os novos softwares e tecnologias da empresa para os desenvolvedores, bem como a oferta de laboratórios e sessões de feedback.
O evento, normalmente realizado na sede da empresa na California, este ano está ocorrendo totalmente online. O primeiro painel a dar início a conferência e também um dos mais esperados é o Keynote, onde todos os maiores lançamentos que irão moldar a semana de palestras e sessões são anunciados.
Neste ano o maior destaque foi para o anúncio do Apple Silicon, uma nova família de chips para o Mac (a linha de computadores pessoais da empresa). Descrito como "um marco histórico" pela própria empresa, o lançamento chega para substituir a atual família de chips da Intel que integra os modelos atuais do produto.
Outras grandes estrela foi o sistema operacional do Mac, o macOS, que sofreu mudanças visuais em sua interface e ícones. Muitas outras funcionalidades também foram adicionadas como uma nova barra de notificações e mais ferramentas de desenvolvimento.
Porém apesar de discreto, houve um pequeno astro que esteve presente em todas as plataformas da empresa: O Machine learning.
Desde 2016 a Apple vem focando cada vez mais no Machine Learning, a gigante tecnológica foi rankeada a segunda emrpesa com mais aquisições de empresas de IA segundo pesquisas. A Apple vem investindo fortemente em Inteligência Artificial e o painel de hoje mostra bem o porque.
Praticamente todas as plataformas da empresa tinham entre seus anuncios a funcionalidade de inferências de machine learning local no dispositivo. Isto se dá por, não só uma melhor performance no geral mas também pelo foco da empresa em privacidade. A preocupação da empresa com este tópico é tão grande que em seu grande painel de anúncios, houve um segmento dedicado especialmente a este tópico, além de várias outras menções.
A relação da privacidade com o machine learning local é que realizar este tipo de operação localmente garante mais a privacidade dos dados do usuário, a medida que estes dados não necessitam trafegar pela rede e serem armazenados em servidores, os quais estão sempre expostos a riscos de vazamentos.
Seja por performance ou privacidade, a inteligência artificial nos dispositivos móveis da empresa é algo que não se pode negar. É muito provável que a empresa continue focando nesse ramo pelos próximos anos, trazendo mais novidades e funcionalidades para seus produtos.
Caso tenha ficado curioso, você pode assistir o painel na íntegra no site oficial da Apple ou em seu aplicativo para desenvolvedores. O evento continua até sexta feira e contará com mais inúmeros paineis e sessões sobre as tecnologias da empresa.
Agradeço pela sua atenção até aqui e desejo a todos um ótimo WWDC20!