3 técnicas infalíveis para capturar a inspiração inesperada

Veronica Heringer
MadameHeringer
Published in
3 min readAug 11, 2015

A inspiração sempre bate às 4:30 da manhã, mas hoje ela me acordou às 3:30 e realmente não me deixou dormir. A musa trouxe idéias de ensaios fotográficos, viagens, soluções para situações profissionais e até idéias de terrarios. Ela me disse tudo, mas como ela veio acompanhada da sua melhor amiga Insomnia, ignorou o fato de que eu precisava cair no sono novamente. Tamanha foi a sua insistência que levantei da cama e decidi escrever sobre como lidar com ela — a musa inspiradora que não nos deixa dormir, mas tão necessária para quem quer escrever profissionalmente.

4 anos de jornalismo na PUC-Rio me ensinaram que a arte da escrita requer disciplina. Eu já falei aqui no blog sobre estabelecer uma rotina para respeitar emoções, mas como escrever requer inspiração (ou disposição) o balanço entre a vontade e a disponibilidade para escrever não é tão claro como parece. E num mundo onde 24 horas não são suficientes para conciliar casa, trabalho e hobbies, estabelecer processos é necessário. Aqui seguem os mecanismos que uso para captura a inspiração quando ela vem na hora errada (táticas que obviamente não foram usadas hoje!):

Aprenda a escrever e capturar a inspiração fora de hora

O bom e velho bloquinho de anotações

Eu sempre tive um bloquinho de anotações ou algum caderninho por perto na cabeceira da cama ou dentro da bolsa. Para mim, o processo orgânico de escrever no papel é mais eficaz que sentar na frente do computador e escrever. E se a sua inspiração gosta de chegar no meio da madrugada, o papel e a caneta também vão te ajudar a dormir novamente.

Arquivos e documentos online

Se você é daquelas que adora o seu seu smartphone e prefere ter tudo na nuvem, Google Drive é a solução que você procura para satisfazer a sua musa inspiradora. Eu mantenho um arquivo de excel com opções de categorias, descrições e links para capturar idéias. Mas também já escrevi posts inteiros do meu celular via Docs do Google Drive (ficou curiosa? Um exemplo pra você aqui!)

Gravadores

Não tão comum, mas se eu estou correndo de um lado para o outro e a idéia é longa, eu uso o gravador no celular para capturar o que eu quero dizer ou a situação que eu quero descrever. A app de fábrica voice memos é ótima para quem tem iPhone. Se você tem um Android como eu, a minha app preferida é a Sound Recorder.

E você? O que você faz quando a inspiração bate na hora errada?

Veronica Heringer

A Madame Heringer original, Veronica Heringer é Estrategista Digital, feminista e expat assumida. Viciada em mídias sociais, Veronica começou o blog como um diário pessoal em 2006.
Siga @vheringer no Instagram e curta a página do blog no Facebook.

--

--

Veronica Heringer
MadameHeringer

1/2 Brazilian, 1/2 Canadian, Digital Strategist, proud Gen Y-er. Opinions are my own! writes @madameheringer & @halfhalf2016