5 notícias do Canadá: Especial #CanadaDay Week 2015

Veronica Heringer
MadameHeringer
Published in
4 min readJul 3, 2015

The Good, The Bad, The Ugly: O resumão da semana continua num clima ufanista e político, trazendo de posições sexuais inspiradas em ícones canadenses a tentativa de embargo da Bill C-23 na Ontario Superior Court. Para esquentar o coração, canadenses cantam o hino nacional ao raiar do sol na Mt. Seymour e a Família Hadfield produz o vídeo mais canadense de todos os tempos!

The Good: Posições Sexuais Canadenses, Oh! Canada no Mt. Seymour e o nosso astronauta popstar!

[clear-line]Durex lança campanha de marketing com posições sexuais “tipicamente” canadenses
Em 2008, o fabricante de camisinhas Durex conduziu uma pesquisa sobre hábitos sexuais ao redor do mundo. Infelizmente, o estudo concluiu que apenas 59% dos canadenses fazem sexo pelo menos uma vez por semana.

Para estimular uma vida mais ativa no The Great White North, a agência de publicidade Isobar Canada criou, em tempo para o #CanadaDay, um vídeo com posições “tipicamente” canadenses.

Para os futuros imigrantes, segue abaixo o “vídeo educativo” para ajudar na sua imersão cultural…

[clear-line]350 British Columbians madrugam para comemorar o 148o aniversário do Canadá do alto do Mt. Seymour
O grupo Chasing Sunrise ganhou popularidade essa semana com um feito inesperado que também resume o espírito natureba e patriota da nossa West Coast. Definito pelo grupo como o maior evento da história do grupo, 350 canadenses literalmente madrugaram para cantar o hino do Canadá do topo de North Vancouver às cince e meia da manhã (ao nascer do sol). Agora me diz, como não amar o meu povo?

Group sings “O Canada” at sunrise at the top of Mount Seymour …Does it get more Canadian than this? Hundreds of people in B.C. hiked up Mount Seymour in North Vancouver at sunrise today to sing the Canadian national anthem, “O Canada.” This video was shot by Brent Seal who told us “For me, it felt like a group of amazing people coming together to connect, push themselves, laugh, and have some fun while celebrating the country we all feel grateful to be living in. It was magical. Being someone who runs a social enterprise promoting mental health and wellness, I’m well aware that isolation is one of the biggest hurdles to wellness. Coming together with over 300 people on a shared mission breaks that isolation immediately and from what I saw, people came away refreshed and inspired.”

Posted by CBC Vancouver on Wednesday, July 1, 2015

Quer mais? Você pode conferir fotos da celebração aqui.
[clear-line]
O astronauta é pop (e super Canadian!)
E como a cantoria começou cedo, a Família Hadfield também celebrou mais um aniversário do nosso país com um vídeo 100% Canadian.

É frio por aqui, mas coloca duas meias e as botas Sorel que dá tudo certo, eh?!?

Ficou com saudades do tempo que Hadfield passou no espaço? Nosso clássico preferido continua disponível no YouTube.

The Bad: Cinco ameaças de bomba em vôos da WestJet

Na boa, ou alguém quer mesmo colocar uma bomba no vôo da WestJet ou estão ganhando dinheiro com esses trotes. Até a publicação desse post já são cinco ameaças registradas. Segundo oficiais, a credibilidade das ameaças é limitada, mas há um protocolo a ser seguido.

Galera, cabô a brincadeira! Nós amamos a WestJet, chega!

The Ugly: O Harper Government insiste na Bill C-23; Council of Canadians, Canadian Federation of Students e três eleitores lutam pelo embargo da lei na Ontario Superior Court

Desde maio, o Harper Government tenta aprovar a lei apelidada por eles de Fair Elections Act, a Bill C-23. Com novas restrições ao registro de eleitores, a lei potencialmente limita o acesso de milhões de canadenses, principalmente de nações indígenas, estudantes e idosos (e até a blogueira que vos fala que não tem carteira de identidade ou de motorista com o endereço residencial!)

Para quem não está familiarizado com o processo eleitoral canadense, o Elections Canada (órgão similar ao Tribunal Federal Eleitoral Brasileiro) envia um cartão chamado voting card a milhões de canadenses cadastrados no sistema semanas antes das eleições. Na posse do cartão e um documento de identidade, o cidadão pode se dirigir a zona eleitoral e votar. O fato de se ter o cartão comprova o seu cadastro.

No entanto, o processo atual é tão democrático que mesmo sem o cartão você pode se cadastrar na sua zona eleitoral no dia da eleição desde que comprove residência e a sua cidadania. Pessoas sem endereço fixo também podem se cadastrar na zona eleitoral desde que tragam documentos que comprovem a cidadania e um amigo/familiar/conhecido que tope confirmar a residência e identidade do cidadão.

A Bill C-23 propõe mudanças que afetam diretamente o processo descrito e consequentemente mais de 10% da população eleitora (ou algo mais de 120 mil canadenses baseado nos dados da eleição de 2011).

A boa notícia é que corre essa semana uma tentativa de embargo da Bill C-23 na Ontario Superior Court. Embora a lei fira o terceiro princípio do Charter of Rights and Freedoms (garantia de voto na eleição de membros da House of Commons ou de membros da assembléia legislativa e qualificação de associação garantida por lei) o argumento baseado no Charter não será ouvido antes das eleições de Outubro. O embargo liderado pelo Council of Canadians, a Canadian Federation of Students e três eleitores contesta o texto da lei antes da sua aprovação final.

Mais sobre a lei e suas implicações:
Fair Elections Act critics seek injunction, arguing new ID rules block voting, CBC.ca
Fair Elections Act passes third reading, expected to become law by June, The Globe and Mail
Advocates argue voting rules could hurt public confidence in election, The Globe and Mail
Everything you need to know about the Fair Elections Act, The Globe and Mail (Análise do texto original da lei, algumas mudanças foram implementadas)

--

--

Veronica Heringer
MadameHeringer

1/2 Brazilian, 1/2 Canadian, Digital Strategist, proud Gen Y-er. Opinions are my own! writes @madameheringer & @halfhalf2016