[Fridays in Portuguese] Carioca é um Bicho Burro!

MadameHeringer.com
MadameHeringer
Published in
3 min readNov 26, 2010

Photo: George Campos Azevedo no Flickr

É isso mesmo. Nós cariocas somos burros, mas muito burros mesmo!

Desde o início de todo esse pandemônio no Rio de Janeiro, nós cariocas decidimos não questionar a política de segurança do nosso estado, não analisar o noticiário da “guerra contra o tráfico”, e fingir que o que acontece nos morros, não acontece na Zona Sul. Afinal, tudo estará sobre controle para a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016 na cidade maravilhosa!

Como somos bobinhos…

Desde o início da ocupação das favelas do Rio pelas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), venho me perguntando como é que a polícia carioca entra nas comunidades sem conflito, sem bala e em paz. Interessante foi constatar que nenhum dos meus coleguinhas jornalistas escreveu sobre o assunto, investigou o que tinha sido feito, entrevistou os moradores das comunidades ocupadas pelas UPPs. Na cidade maravilhosa, milagres podem acontecer porque o Rio de Janeiro é a terra dos sonhos de qualquer gringo, não é mesmo?

Como somos patetas…

Sei que agora você, caro leitor, vai dizer que é muito fácil escrever sobre o Rio de Janeiro morando no Canadá, vai me acusar de ser uma pessoa desalmada e vai constatar que ninguém lê esse blog de m… Sabe de uma coisa? Você está corretíssimo! É extremamente fácil para mim criticar o Rio de Janeiro morando em uma das cidades mais seguras do mundo, onde o número de homicídios por ano é menor do que o número de mortes registradas em um único mês na cidade maravilhosa. No entanto, independente de onde eu vivo, ainda penso e por isso sempre achei que a política de segurança pública do Rio de Janeiro ia dar no que deu.

No entanto, a atual política de segurança pública é o menor dos nossos problemas. Quando a raiz dos transtornos sociais é cultural e a divisão entre pobres e ricos é aceita por todos, sabemos que ocupação da Vila Cruzeiro ou de qualquer quartel general do tráfico de drogas vai cair no esquecimento em menos de um ano. Logo logo chega o Natal, 2011 começa e tudo volta ao normal. O importante é manter os ricos seguros e os pobres contidos nas comunidades, não estou certa?

Nós cariocas somos burros porque nada nos choca mais. O noticiário brasileiro trata a negligência dos nossos governantes como um fato consumado. Acreditamos que todo político é corrupto e que mostrar o que está errado na nossa sociedade é chutar cachorro morto. Vende mais jornal, dá mais IBOPE tratar um problema social como um show editado e produzido pelo Jornal Nacional. Discutir o que realmente acontece dá trabalho, requer pesquisa e posicionamento político, não vem pronto no clipping da Reuters.

Para uma brasileira expatriada que sonhava um dia voltar para o Brasil mas que desistiu de ser tratada como idiota, viver no Rio de Janeiro é um sonho cada vez mais distante. Ao invés de declarar o meu amor ao Rio e trocar meu avatar no Facebook, eu prefiro declarar meu ódio ao desrespeito de políticos ao dinheiro do contribuinte. Chega de se vestir de branco, abraçar a Lagoa e criar campanhas oportunistas que nunca dão certo. Eu prefiro pesquisar o que anda acontecendo e entender porque chegamos aonde chegamos. A guerra que precisa ser travada é contra os nossos governantes, contra as leis que permitem que bandido não pague pelos seus crimes, e contra as nossas convicções imbecis!

--

--