Curso de Jornalismo de Dados é disponibilizado gratuitamente pelo jornal The New York Times

O material tem como intuito melhorar a cobertura de alguns assuntos e entender melhor os números que recebem de fontes e do governo

Isabella Costa
Magazine OKN Group
2 min readJun 24, 2019

--

Shutterstock

O jornal americano, The New York Times, anunciou, através da página oficial do jornal no medium, a disponibilidade de um treinamento online de conhecimento de dados para ajudar jornalistas a produzirem matérias mais apuradas. Cada vez mais, o crescimento de dados divulgados é constante e sua importância na constatações dos fatos constitui a base para a produção de uma matéria jornalística. Porém, o tema ainda enfrenta resistência em algumas redações. O objetivo, com a iniciativa, é converter essa ideologia ainda presente.

No The New York Times, a conscientização para que seus profissionais criem relatórios e planilhas com embasamento nos bancos de dados, afim de descobrir transgressões, é importante para projetar experiências imersivas que transportem seu público para novos lugares. Além disso, também consideram importante criar ferramentas que inovem a forma como trabalham.

A partir disso, no ano passado, a iniciativa do Times com a equipe de Transição Digital do jornal, nasceu para analisar como poderiam ajudar a aumentar o conhecimento de dados dos repórteres, de forma a melhorar a cobertura de alguns assuntos e entender melhor os números que recebem das fontes e do governo. O treinamento foi interno e rigoroso, onde mais de 60 repórteres e editores se reuniram diariamente por 18 meses.

Com base no Planilhas Google, o treinamento começa com habilidades de iniciante, como classificação, filtragem e pesquisa, progride para tabelas dinâmicas e termina com habilidades avançadas de limpeza de dados, como if e then, declarações e vlookup. Além disso, ensinaram ampla usabilidade do Docs e Sheets. Assim, o projeto oferece aos repórteres as ferramentas e suportes necessários para que incorporem, também, dados em seus relatórios diários. Não apenas em projetos grandes e ambiciosos que necessitam de investigação minuciosa. Nos lembrando que a coleta de dados é importante para mensuração de resultados em qualquer vertente profissional. Mas a análise e o bom uso destes dados é onde deve-se focar energia.

Além do material disponível para que você possa desenvolver suas próprias planilhas e relatórios, o jornal também já mostrou como repórteres de toda a redação inseriram esse conjunto de dados nas matérias, criando um trabalho inovador. Você pode acessar aqui.

A disponibilização do material online está no Google Drive e pode ser acessada aqui.

--

--

Isabella Costa
Magazine OKN Group

A tecnologia é mutável e eu também. Assim, demos as mãos e estamos caminhando juntas. Você também vem?