“Punkt”: o celular que não tem redes sociais

Marca de eletrônicos usa tecnologia para nos ajudar a melhorar nosso relacionamento com as redes sociais

Isabella Costa
Magazine OKN Group
3 min readApr 11, 2019

--

Um celular como os de antigamente, que só recebe mensagens SMS e telefonemas. Sem redes sociais nem WhastApp. Porém, ainda assim, tecnológico.
Foi assim que nasceu o Punkt. MP01, em 2017, com a ideia de um celular que ajudasse as pessoas a se desconectarem, seguido do slogan “Distraído? Foco. Às vezes é bom fazer uma pausa.”

Seu sistema operacional tem um design atual e agradável, mantendo beleza e estilo. Não há ícones de aplicativos, animações ou efeitos especiais que disputem sua atenção. Além disso, ele não tem internet. Bem portátil, é possível segurá-lo com apenas uma mão e também cabe no seu bolso. Outra vantagem é que o aparelho promete doze dias de bateria com uma carga só.

Sobre a iniciativa

Com sede na Suíça, Punkt. foi criada por Petter Neby em 2008, com a ideia de dar um novo caminho ao mercado de eletrônicos e seus consumidores, com produtos extraordinários e atemporais, projetados para fazer seu trabalho sem invadir o tempo e a atenção de seus donos.

O nome Punkt. é tirado da palavra germânica para ‘ponto’ ou ‘ponto final / período’, e foi escolhido para simbolizar a forma como os produtos da empresa são construídos em torno de simplicidade, clareza e foco.

Punkt. lançou o seu produto de estreia, o telefone sem fio DP 01, em janeiro de 2011, na Maison et Objet, em Paris. Desde então, a empresa continuou a desenvolver produtos eletrônicos elegantes, cuidadosamente projetados e elegantemente trabalhados. O aparelhos são destinados a pessoas que querem ser responsáveis ​​com a tecnologia, que entendem a importância da beleza sutil e da simplicidade na vida cotidiana.

Versão Punkt. 2.0

Já conhecemos a versão 1.0, zero internet da marca suíça e, neste ano, ela anunciou o Punkt. MP02 Telemóvel 4G, que funciona assim: quando necessário, ou seja, na “hora de ficar na internet”, a conexão 4G do celular é ativada. Porém, ela só pode ser utilizada compartilhando com tablet ou computador. Induzir o uso de outro dispositivo é justamente a forma que encontraram para não saírem do intuito da marca. Afinal, a internet é algo que você deve usar e não o contrário.

Nessa segunda versão, as notificações já existem. Você não pode efetuar ações através do aparelho mas notificações como notas, e-mail e histórico de ligações, aparecem no visor. A interface é minimalista, com monitor monocromático (preto ou branco) e 100% baseada em texto — sem ícones. Suas ações são bem básicas: você clica no botão da agenda telefônica para fazer uma chamada ou pressiona o botão de texto para enviar uma mensagem. Além de um sistema de menu rápido e enxuto: cima, baixo, selecionar, ir.
O celular, custa 329.00 €, e ainda não está disponível para vendas no Brasil.

O que acha? Você conseguiria se readaptar a um celular sem redes sociais?
Será que estamos engolindo a tecnologia ou ela engolindo a nós?
A break would be nice!

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 10 a 50 :) — e deixe seu comentário!

Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter.

Caso queira conhecer melhor a nossa agência, entre em contato pelo nosso site, aqui. Vamos adorar bater um papo!

--

--

Isabella Costa
Magazine OKN Group

A tecnologia é mutável e eu também. Assim, demos as mãos e estamos caminhando juntas. Você também vem?