O que é a verdade sem referenciais?

Mahadeva
Encontro de Mutantes
3 min readMar 29, 2016

--

O conceito de “verdade” que conhecemos é muito limitante. Definimos normalmente “verdade” como algo fechado, que se conclui em um raciocínio com seus parâmetros e referências. Agora, o que é a verdade, sem um referencial?

A física é uma ciência que está há muito tempo em busca de uma verdade unificada. Enquanto não conhecíamos o mundo subatômico, tínhamos nas leis de Newton uma verdade incontestável. Isso se transformou completamente após a mudança de percepção. A realidade de Newton não se aplica no mundo quântico. E os cientistas descobriram que no mundo quântico, as medições são baseadas em possibilidades. Não existe “verdade” estática. E o mais incrível é que o observador (consciência) é um fator que influencia no resultado.

Trazendo para a realidade das relações, podemos dizer que nos aproximamos da sabedoria quando existe união, onde o coração se une em aceitação. Isso é mais simples quando estamos em um grupo homogêneo. Porém, quando encontramos um grupo distinto, temos um pouco mais de dificuldade. Isso ocorre pois ambos os grupos têm apegos a “verdades” estáticas. E todo apego trás limitação. Ele limita a possibilidade da aproximação da sabedoria.

Quanto a definir entre “verdades” distintas e opostas, primeiro, devemos tomar consciência de que nenhuma é a verdade. Todas essas meia-verdades estão baseadas em referenciais distintos. O desapego destes referenciais é muito importante. Assim ampliamos o campo de visão. Quando os lados tem consciência disso, conseguimos muito mais facilmente fazer com que as teses e antíteses se libertem do conflito. Podem então se beneficiar de seus múltiplos ângulos de percepção, e só assim construir algo novo e melhor.

O que é então a verdade, se tudo o que percebemos parece ser impermanente?

A verdade não pode ser presenciada no mundo da dualidade, onde tudo se transforma. Ela não pode ser visualizada, apenas intuída. Dentro desta dualidade, podemos chamar de sabedoria toda a percepção mais apurada que se aproxima da verdade e que aceita sem apegos essa multiplicidade presenciada.

A verdade existe por si só, independente de referências. Ela é viva e nunca poderá ser descrita. Toda descrição é uma forma de contenção e a verdade só pode existir em sua plena liberdade.

A palavra Universo é formada por Uni (Unidade) e Verso (Multiplicidade). A unidade (verdade) que se manifesta na multiplicidade (percepção da unidade ou verdade parcial, representada por suas diferentes formas).

Om ॐ 🙏

Mahadeva

Você gostou deste texto?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Conheça outras publicações como essa.

Leia também: Porque os conflitos fazem parte da nossa vida?

Aproveite também para acompanhar as publicações nas redes sociais:
Veja no Facebook e | Twitter

Obrigado por ler!

--

--

Mahadeva
Encontro de Mutantes

Mahadeva é mentor espiritual, instrutor de meditação, sound healer, empresário e fundador de várias empresas e instituições de sucesso.