Faz sentido comprar um PS3 em 2018?

Lançado em 2006, o terceiro console de mesa da Sony não iniciou sua vida com a mesma glória de seus antepassados. Custando inacreditáveis U$ 600, lançando um ano depois de seu concorrente direto e apresentando jogos medíocres em seu lançamento, a maré estava contra o player de Blu-Ray da gigante japonesa. Mas semelhante a uma fênix (e com a ajuda de um bom gerenciamento), o Playstation 3 terminou a geração como um aparelho de sucesso. Mas será que vale a pena comprar um em pleno 2018?

Antes de mais nada, responda a seguinte pergunta: Você possui algum outro console? Este artigo se propõe a te ajudar a decidir se não seria melhor comprar um PS3 e não um console da geração atual (no caso, PS4, Xbox One e Switch). Caso você já tenha um console atual, então pegar o aparelho da geração passada se torna mais uma compra retrô, que por sua vez é muito subjetiva. O motivo de eu não fazer este artigo voltado para o Xbox 360 também é que eu não possuo um, então não estaria falando com propriedade.

Custo

Quem diria que um ponto positivo do PS3 seria justamente o custo, certo? Mas é verdade, hoje é muito fácil encontrar o aparelho por valores baixos e ótimas condições no mercado de usados, muitas vezes incluindo joysticks extras e diversos jogos. Por outro lado, ainda é possível pega-lo lacrado nas mais diversas lojas, mesmo que com preço mais elevado.

A grande vantagem aqui, porém, não os jogos. O mercado de jogos usados para PS3 é muito vasto, em especial porque o desbloqueio do console foi, durante muito tempo, impopular aqui no Brasil. Muita gente quer se desfazer de seus games e valores na casa dos R$ 20 até R$ 60 são os mais comuns. De forma geral, é fácil montar uma boa biblioteca de jogos com o mesmo valor de um jogo de PS4!

Os Jogos

O PS3 possui uma excelente biblioteca de jogos. A quantidade de jogos multiplataforma é fora do comum, mas são os exclusivos que o tornaram uma máquina tão interessante. Desde jogos produzidos pela própria Sony, como God of War, The Last of Us e a série Uncharted, até produções japonesas, como Ni no Kuni e Metal Gear Solid 4, são títulos excelentes que não saíram na plataforma da Microsoft.

Há duas grandes vantagens quando levamos os jogos em consideração:

  1. O salto em jogabilidade da geração passada para a atual foi mínimo, a grande mudança está nos visuais. Isso significa que o escopo das aventuras, a inteligência artificial e o nível de simulação, só para citar alguns elementos, são praticamente o mesmo.
  2. Grande parte da biblioteca do PS4/XOne bebe da fonte da geração passada. Isso significa que você pode seguir o caminho natural e jogar o que veio antes, que por sua vez não deve em nada à geração atual. Como você não possuiu um PS3 antes, e também não possui um PS4, no final das contas "não estará perdendo nada", se é que me entende. Tudo será novo, e tudo será tão bom quanto o que saiu para os aparelhos mais modernos.

Vale a pena lembrar que o PS3 recebeu grandes títulos compartilhados com a geração atual até o final de 2015, onde vimos o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain na plataforma. Depois disso o Japão ainda recebeu Persona 5 em 2016, que por sua vez só chegou aqui em 2017. Hoje em dia não há mais lançamentos, apenas jogos de esporte, mas podemos ver que ainda há alguns títulos interessantes e que são relativamente novos.

Aqui vão dez bons motivos para ter um PS3 ligado à sua TV:

  1. The Last of Us
  2. GTA V (e o IV também!)
  3. God of War 3
  4. Série Bioshock
  5. (Ultra) Street Fighter IV
  6. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
  7. Assassin's Creed 4: Black Flag
  8. Dead Space
  9. Metal Gear Rising / Bayonetta / Vanquish
  10. Persona 5 / Ni no Kuni

A lista podia ser bem maior, era só adicionar Red Dead Redemption, Mavel vs Capcom 3, Mortal Kombat 9, Gran Turismo 5/6, Wolfenstein: The New Order, Killzone 2/3, Batman Arkham Asylum/Origins, The Orange Box, Catherine, Skyrim, Fallout 3, Portal 2, etc.. E muito mais!

Sendo bem sincero, não estou fatorando as coletâneas HD de jogos antigos ou títulos da PSN, então a lista ainda pode ir além. Os consoles atuais possuem sequências para diversos desses jogos, mas se você não possui um deles, estamos falando de horas e horas de diversão da maior qualidade e ainda a possibilidade de acompanhar a estória de diversas séries.

Tecnologia

Ao contrário de um console da quinta geração, o PS3 ainda é bastante moderno. Seu drive de Blu Ray e saída HDMI ainda são padrão hoje em dia, e seu HD de 2.5" permite que você tenha o espaço que desejar. É possível ver Netflix, Crunchyroll e outros serviços em 1080p e audio Dolby Digital, além de conectar fones Bluetooth de forma simples. Praticamente todo modelo possui Wifi, então conexão é feita de forma simples, mas Ethernet também está disponível.

Tecnologicamente falando, os jogos aqui são produtos de seu tempo. Isso quer dizer que no início de sua vida alguns títulos eram bem aquém do esperado, mas ao decorrer dos anos recebemos The Last of Us, Uncharted 2/3, GTA V e outros, todos grandes, muito bonitos e avançados. Não vamos ver nada aqui no nível do PS4/Xbox One, mas o que temos é bom o suficiente e graças à conexão digital através do HDMI eles não ficam bizonhos em TVs modernas, como o PS2 ou Gamecube/Wii ficavam.

Só PS3?

Uma das partes mais legais do PS3 é a possibilidade de jogar qualquer título de PS1 diretamente do disco, ou, se preferir, comprar estes jogos através da PSN, incluindo uma boa quantidade de jogos de PS2. E por falar no console mais bem sucedido da Sony, os primeiros modelos do PS3 possuem retrocompatibilidade total com seus discos.

Só como menção honrosa, existe uma grande quantidade de "HD Collections" disponíveis para o aparelho. A grande maioria são de jogos de PS2 totalmente remasterizados, mas também temos títulos de Gamecube (como Resident Evil Remake & 0) e até mesmo de Dreamcast.

Resumindo…

Fica claro que o PS3 ainda é uma boa escolha, em especial para quem não possui um console em casa e quer gastar pouco, mas ainda quer uma experiência de qualidade e moderna. Além disso, o aparelho é a melhor porta de entrada para o mundo Playstation devido à sua biblioteca de jogos de PS1 e PS2.