CINEMA | Girl Power no Terror e o preconceito que sofremos — Mais Horror

Porque as mulheres podem sim fazer o que elas quiserem!

Bruna Galvanese
Mais Horror
6 min readJul 20, 2020

--

Maila Nurmi como a maravilhosa Vampira.

É, pessoas! Não é de hoje que as “mina” arrasam nos filmes de terror. Seja atuando, produzindo, dirigindo… um toque feminino é um toque feminino. Como mulher, feminista e horror fan, eu piro quando vejo um filme girl power, piro mesmo! Adoro ver garotas roubando a cena.

Porém, nem tudo são flores. Acredito que muitas pessoas ainda achem esquisito mulheres que curtam terror, principalmente homens que não entendem nada do assunto. E digo isso com muita propriedade.

Um dia desses estava assistindo novamente um episódio de The Big Bang Theory (série que eu AMO, por sinal) onde um dos personagens principais, Raj, começa a se relacionar com uma mulher que gosta de filmes de terror, a médica mega bem resolvida e independente Emily. Até aí, ok. Mas tudo começa a ficar BEM preconceituoso e machista quando o mesmo decide assistir A Casa dos Mil Corpos (Rob Zombie, 2003), com seu amigo Howard, e diga-se de passagem, um dos meus filmes preferidos da vida. Os comentários dele ao assistir o filme me atingiram de uma forma que vocês não tem noção. “Que tipo de mulher assiste um filme desse?”. Tipo, OI?! Eu assisto filmes de terror, parceiro! E não é por conta disso que eu sou menos mulher ou vou sair por aí matando pessoas. Inclusive, cogitaram até a hipótese dela ter problema mental por simplesmente gostar desse tipo de filme. Se isso não é preconceito, não sei o que é! E não esquecendo de outro detalhe importante. Ao contar para Emily que ficou um pouco “em choque” por ela gostar de A Casa dos Mil Corpos, Raj desiste da sua ideia quando a mesma lhe confessa que esse tipo de filme a deixa excitada, ou seja, para transar, Raj esqueceu de todo o absurdo que pensou e disse. Machista demais, né não?! Separamos esse trecho para vocês darem uma olhada e tirarem suas próprias conclusões.

Não foi a primeira vez que ouvi algo do tipo, e acredito que não vai ser a última. Inclusive, já me falaram que eu nunca ia conseguir me relacionar com um homem por conta dos filmes de terror, porque homem gosta de mulher delicada, meiga, e não de um monstrinho que adora ver sangue e tripas. Olha, de verdade?! Eu não deixaria jamais meu terror de lado e também não entraria em um relacionamento com alguém que não curta terror. Prioridades, né?! Rs

Depois dessa intensa introdução de como a mulher sofrer pra cacete nesse Mundão dos horror, separei 10 filmes bacaninhas de mulheres empoderadas. Segue o baile!

The Furies (2019)

Galera, filmaço! Duas amigas são sequestradas por uns caras mascarados e jogadas em uma floresta. Começa então uma luta de sobrevivência cheia de sangue, medo e braços arrancados. Mulherada incrível tentando fugir desses malucos e tentando entender o porque desse rolê bizarro. Detalhe importante desse filme. Logo no comecinho, vemos uma das personagens pichando em um muro a frase “Fuck Patriarchy” (Foda-se o Patriarcado), ou seja, vai ter mulherão da porra sim senhor!

A Caçada (The Hunt, 2020).

Bom, primeiro que esse filme é cheio das polêmicas, e isso a gente ADORA! O filme é meio que uma sátira aonde pessoas mais humildes são caçadas por uma galera mais rica, deixando bem explícita a questão da desigualdade social nos Estados Unidos. Quem não curtiu muito isso foi o presidente Trump, alegando que “o filme esquerdista coloca mais lenha na fogueira e tenta provocar o caos”. É, acho que só porque o Trump não gostou, a gente PRECISA ver!

Vingança (Revenge, 2017)

Gente, que filme! Assim, filmes sobre estupro ou abuso mexem demais comigo. Porém, uma coisa muito bacana (se é que tem) nesse filme, é que a vítima se revolta e resolve “caçar” os babacas que fizeram isso com ela. Filme francês com uma fotografia perfeita, bastaaaaante sangue, e pra melhorar, diretora mulher!

Nós (Us, 2019)

Ah, mas esse é sem comentários, né?! Filme do Jordan Peele (meu querido e protegido) e com Lupita Nyong’o arrasando na atuação. De verdade, o filme é bom mas o que rouba a cena é essa atriz fantástica e maravilhosa cheia de caras e bocas e fazendo você admirá-la cada vez mais!

Planeta Terror (Planet Terror, 2007)

Sou suspeita pra falar de Planet Terror. Eu gosto de absolutamente tudo. Do diretor (Robert Rodriguez), do elenco, da temática, tudo. E afinal de contas, não é todo dia que vemos a gatíssima Rose McGowan com uma metralhadora no lugar da sua perna matando zumbis. AMO!

Alta Tensão (Haute Tension, 2003)

Outro terror francês do excelente Alexandre Aja. Mais um filme que acho impecável. Tem sangue, é polêmico e apresenta um plot twist sensacional no final. Vale a pena assistir meeeeeesmo.

Suspiria (1977)

Difícil não falar desse tema sem falar de Suspiria. Dario Argento é um dos maiores diretores de terror que esse Mundo já viu, e traduz tudo isso nesta obra prima. Se você gosta de bruxas e trilha sonora boa, pode pá!

Babadook (The Babadook 2014)

Esse é um filme que tenho bastante carinho. Além de ter uma temática bem anos 60/70, ele mexe com você de várias formas. A maternidade, o medo, o luto… Coisas reais que atingem milhões de mulheres por aí. Mais um com direção feminina ❤

Alucarda (1977)

Ah, pessoas! Como não falar de Alucarda, não é mesmo? Esse filme setentista mexicano incrível é um dos meus xodós. Tem pacto com o caipiroto, tem amor entre duas mulheres, tem religioso querendo matar bruxa, tem tudo. Inclusive, não tem como não se apaixonar pelo rostinho meigo e demoníaco de Alucarda. Uma linda ❤

As Senhoras de Salém (The Lords of Salem, 2012)

E eu vou fechar a lista com Rob Zombie porque sim! Não adianta, é meu diretor atual favorito e ele sempre coloca sua esposa musa Sheri Moon Zombie em seus filmes. Um maridão desses, né?! Posso afirmar que Lords of Salem é um filme muito bem feito e aborda de forma intensa a temática bruxaria. Enfim, é do Zombie e tem a Sheri Moon belíssima como protagonista. Se não viu, veja!

Bom, leitores e leitoras do meu ❤. Poderia ficar aqui meses falando sobre filmes incríveis com mulheres incríveis. E mostrando pra vocês que sim, mulher manda muito bem no terror. Aliás, não só no terror como em tudo, né mores?! Go, girls!

E não esquecendo, você menina, mulher, que está lendo isso e já passou por situações parecidas por ser uma horror girl, compartilhe comigo! Deixe seu comentário aqui!

Você é tão apaixonado por terror quanto nós? Apoie o nosso trabalho, Siga a Mais Horror no: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter

--

--

Bruna Galvanese
Mais Horror

Sleep all day, party all night. Never grow old, never die! Its fun to be a vampire 🦇