DOC | A História de IT: Crimes da vida real que inspiraram a criação de Pennywise — Mais Horror.

O romance de terror de Stephen King, de 1986, apresenta um palhaço nefasto que se alimenta de crianças; Aqui estão os crimes da vida real que inspiraram parte de sua criação.

L. Adames
Mais Horror
5 min readMay 28, 2020

--

E ai amantes do terror, todos vivos ainda?

Hoje eu lhes trago alguns fatos que auxiliaram o mestre Stephen King na criação de Pennywise, essa figura simpática e animadora em forma de um palhaço assassino que da forma ao medo

O livro de terror de 1986 de Stephen King IT, passou por três adaptações muito diferentes, continuando a concentrar-se no medo de seu palhaço aterrorizante, Pennywise, que foi inspirado por uma verdadeira onda de crimes e medos sociais. O palhaço se tornou um símbolo dos horrores da infância que surgiu quando ele publicou a história de quase mil páginas. Embora contenha vários temas de ficção científica paranormal, sobrenatural, a inspiração da vida real que influenciou a criação de Pennywise por King permaneceu a mais horrível.

O romance foi inicialmente adaptado para uma minissérie feita para a televisão por Tommy Lee Wallace de “Halloween III: Season Of The Witch” . Em 2017 e 2019, Andy Muschietti assumiu a tarefa de adaptar o romance mais uma vez para o lançamento teatral. Ambos encontraram sucesso entre os fãs de King, seja como um seguidor da minissérie de Wallace ou com elogios da crítica de Muschietti. Mantendo-se fiéis ao material original, os dois filmes seguem o “Losers Club” como adultos e crianças, enquanto lutam contra o palhaço do mal conhecido como Pennywise, que está matando crianças na cidade de Derry, Maine .

Pennywise e seu abuso de crianças são fundamentais para o enredo em todas as adaptações e no próprio livro. Enquanto King escrevia o longo livro, as influências de seu entorno e as manchetes espalhadas por todos os noticiários impactaram profundamente a criatura que se tornaria o coração de seu romance. Um palhaço que muda de forma de outra dimensão é assustador o suficiente, mas as influências da vida real que o criaram são ainda mais perturbadoras e acrescentam uma profundidade irritante ao familiar ícone de horror.

Os Assassinatos De John Wayne Gacy

John Wayne Gacy era um notório assassino em série e criminoso sexual que muitas vezes se vestia de palhaço. Ele se apresentava regularmente em hospitais infantis com suas roupas de palhaço sob o nome “Pogo the Clown” ou “Patches the Clown”. Em 21 de dezembro de 1978, Gacy foi preso e condenado por 33 assassinatos. Ele foi condenado à morte em 13 de março de 1980 e executado por injeção letal em 10 de maio de 1994.

Embora exista algum debate sobre se Gacy realmente influenciou a criação de Pennywise, os dois são assustadoramente semelhantes, pois se vestem de palhaços e têm como alvo as crianças. Quando Gacy foi condenado por seus assassinatos em 1980, King deve ter começado a escrever sobre TI. Se é uma influência consciente ou não, permanece desconhecido, mas o horror da vida real muitas vezes penetra na ficção, especialmente quando a realidade é muito mais horrível. Sem dúvida, os assassinatos de Gacy causaram uma imensa quantidade de medo no coração dos americanos e, uma vez introduzido o Pennywise, ele perpetuou ainda mais a necessidade de temer as pessoas por trás da tinta branca e dos sorrisos vermelhos.

Ronald McDonald

Embora Gacy fornecesse a base para os horrores que Pennywise causaria, Ronald McDonald foi o modelo para sua aparição. Em várias entrevistas, Stephen King se referiu a Ronald McDonald como um personagem confiável que as crianças conhecem e amam, fazendo dele alguém em quem podem confiar. Ao modelar uma criatura de horror não confiável após o ícone de uma criança amada, ela criou uma divisão inquietante de quem ou o que pode ser uma fonte de conforto ou terror para as crianças. Isso não significa que Ronald McDonald foi a principal fonte de inspiração para o romance, mas seu visual icônico inspirou a aparência de Pennywise.

O Pânico Do “Stranger Danger” nos Anos 80

Durante os anos 80, uma nova onda de medo público permeou toda a sociedade. À medida que a epidemia de assassinatos e sequestros de crianças subia além da crença, o pânico do “perigo mais estranho” se formou. O ex-presidente Ronald Reagan iniciou a campanha para aumentar as penas criminais para quem tentou ou prejudicou crianças. Durante o governo Reagan, os valores e a segurança da família estavam no epicentro de sua plataforma política. Com a ameaça de Gacy e outras crianças assassinas, o estranho pânico de perigo cresceu em gravidade.

Quando os palhaços vestem a pintura do rosto, os fatos de arco-íris e as perucas, eles são quase irreconhecíveis. Por esse fato, todos os palhaços se tornam estranhos imediatos. Com tantas festas de aniversário infantil, incluindo performances desses atores, o medo de um estranho assassino como Gacy era uma ameaça muito real à sociedade americana. Vários momentos no romance de King aludem ao pânico do estranho perigo como uma influência parcial do livro, pois as crianças que interagem com Pennywise frequentemente o vêem como nada além de um palhaço inocente.

Por fim, a inspiração de Stephen King para Pennywise foi derivada de uma variedade de fontes que variam de assassinatos na vida real a palhaços muito menos sinistros. No final do dia, seu principal motivo para tornar a criatura central se IT um palhaço era seu próprio medo deles.

Sem duvidas a história faz jus ao titulo da adaptação de 1990, It, uma obra prima do medo!

E você? É tão apaixonado por terror quanto nós? Apoie o nosso trabalho, Siga a Mais Horror no: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter

--

--

L. Adames
Mais Horror

Entusiasta de filmes velhos e histórias macabras, fora da realidade…Quanto mais sangue e tripas melhor 😈