ENTREVISTA | Dennis Dal Bello, O Criador de Monstros — Mais Horror

Dennis contou para o Mais Horror, como é trabalhar com maquiagem de efeitos especiais aqui no Brasil.

Jason Wolf
Mais Horror
4 min readJul 8, 2020

--

Formado em ciências biológicas com grande conhecimento em anatomia humana e animal/creature design. Dennis é especialista em próteses cênicas em látex, espuma de látex, silicone e gelatina, além de próteses dentarias em resina e máscaras além de maquiagens bidimensionais e caracterização de personagens.

Dennis nos cedeu essa entrevista para conta como é trabalhar com maquiagens especiais e falar um pouco de seus projetos.

Dennis, muito obrigado por nos ceder essa entrevista. Apresente-se para a galera.

D.B. — Sou maquiador de efeitos especiais, professor de maquiagem cênica no Senac em São Paulo. Já trabalhei em curtas, tv, eventos e publicidade, sou biólogo de formação, mas minha paixão sempre foi cinema e artes visuais, o que me fez seguir nessa área desde 2006

Como foi o seu começo na maquiagem artística?

D.B. — Foi muito difícil, na época não existiam cursos então tive que, inicialmente, ser autodidata, vendo muitos making off de filmes etc., sem contar que esse meio sempre foi muito fechado, então tive que focar em fazer muitos contatos, e tendo que conciliar com outros trabalhos que odiava (rs) para poder pagar as contas, foi bem complicado.

Quais são as suas inspirações profissionais?

D.B. — A biologia, evolução das espécies, misticismo e mitologias antigas

Em qual maquiador de FX você se inspira ou admira?

D.B. — São vários profissionais que me inspiram até hoje, mas acho que os dois principais são Rick Baker, Michael Westmore e Jack Goodman do “Um Lobisomem Americano em Londres”

Qual personagem você gostaria de maquiar?

D.B. — Um lobisomem completo, bem brutal.

Qual o filme de terror que marcou a sua infância e porquê?

D.B. — A Volta dos Mortos Vivos. Não foi o primeiro filme de terror que assisti, mas me impressionou muito a ideia de corpos reanimados comendo cérebros e ainda sim sendo engraçados. Fiquei maravilhado com toda aquela violência e zumbis tão bem feitos (para a época).

Como você enxerga o futuro dessa profissão no Brasil?

D.B. — Acredito que dentro da área audiovisual estamos engatinhando ainda, mas ainda sim evoluindo. Mas em outras áreas como cursos, eventos e blogs a profissão está tendo muito destaque graças a internet que ainda é um refúgio para os profissionais que ainda não fizeram seu nome na Tv e cinema.

Está trabalhando em alguma produção no momento? E como está sendo o processo de criação dos personagens?

D.B. — Sim, no momento estou trabalhando no segmento “ Sem Saída” da diretora Fabiana Servilha, que fara parte do longa metragem “Histórias Estranhas 2”. O processo de criação do personagem que estou trabalhando sem dúvida está sendo um dos mais gostosos e divertidos de fazer. A Fabiana e eu temos muita sintonia nas ideias e gostos, por tanto tive total liberdade de criação (que é a melhor coisa para qualquer maquiador). Conversamos muito sobre as inspirações e referências para a criação do demônio do filme e toda a história por trás dele, usamos muitas referências do hinduísmo, paganismo, cristianismo, mitologia cigana, etc. Ele está cada vez mais se tornando um personagem que espero eu, torne-se icônico rs.

Dê uma dica para a galera que quer começar e não sabe por onde.

D.B. — Primeiramente ter muita certeza de que é isso mesmo que quer para sua vida, depois correr muito atrás de cursos, uso de matérias e principalmente se espelhar em profissionais reconhecidos, treinar muito e fazer muitos contatos.

Quem quiser seguir o Denis ou quiser contratá-lo para algum trabalho, pode contactá-lo em seu Instagram.

Histórias Estranhas 2

O filme Histórias Estranhas 2 que estava em fase de pré-produção teve de ser interrompido por causa da chegada do COVID-19. Até a produção voltar, a equipe está vendendo uma camiseta cuja a renda será revertida para a produção.

Cada peça custa R$ 55,00 e está disponível nos tamanhos: P M G GG e Babylook. O contato pode ser feito diretamente pelo e-mail da diretora Fabiana Servilha fabiana.jobscontato@gmail.com.

E ATENÇÃO! Se você falar que viu a camiseta pelo Mais Horror, vai ganhar um brinde exclusivo do filme!!!!

E você? É tão apaixonado por terror quanto nós? Apoie o nosso trabalho, Siga a Mais Horror no: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter

--

--

Jason Wolf
Mais Horror

Viciado em horror desde os meus tenros 6 aninhos, colecionador desde os 12. Sou da época q a gente pagava multa na locadora por devolver a fita sem rebobinar.