7 Wonders Duel + vitórias apertadas

Diego Santos
MaisQueJogo
Published in
4 min readJun 18, 2020

Perder ou ganhar por um ponto é algo que mexe com o coração do jogador. Mexe ainda mais quando se acha que um está muito à frente do outro e sofre uma virada.

Muitos jogos possuem mecanismos para trazer equilíbrio à disputa. Em 7 Wonders Duel (Galápagos Jogos) temos diferentes caminhos para a vitória além dos pontos.

Caixa do jogo 7 Wonders Duel

O mundo antigo e suas 7 maravilhas… O progresso da minha civilização certamente passaria pela construção desses lendários locais. E nesse mundo cada um poderia contribuir com até 4 delas. Ainda assim somente 7 seriam erguidas.

Também poderíamos pedir ajuda a divindades! Um panteão se formava durante a primeira era e as mitologias grega, fenícia, mesopotâmica, egípcia e romana poderiam ser invocadas nas próximas.

Primeira era em 7 Wonders Duel

Montando a base de minha cidade — investindo em recursos (cartas marrons e cinza), ciência (cartas verdes) e estruturas civis mais básicas (cartas azuis) — consegui investir na construção das maravilhas.

Com Pireu (porto de Atenas) adquiria produtos manufaturados sem depender da cidade vizinha — que por sinal roubou um estabelecimento meu através do deus Baal.

Quase que num contra-ataque, destruí a vidraria inimiga que acabara de perder com a construção do Circo Máximo (arena de Roma) e comecei minha investida no poder militar.

Da mitologia mesopotâmica, o deus Enki dava duas opções de ficha de progresso

O Teatro Divino me permitiu invocar o deus Enki. Eu precisava de dinheiro para avançar nas negociações e construir mais estruturas na minha cidade. A tecnologia da agricultura veio em boa hora.

Já era a última era quando eu somava muitos pontos com meus estabelecimentos civis e tinha muitos deuses a meu favor. Afrouxei no militarismo. Meu oponente investiu no último momento nas estruturas militares (cartas vermelhas), obrigando-me a pedir ajuda à deusa Minerva e seu escudo.

O peão de Minerva desestimulou o adversário avançar militarmente

Já dominava a matemática. Deusa Astarte apoiava minha civilização. Bons encadeamentos me economizaram moedas para garantir preciosos pontos. Vi minha cidade prosperar triunfante… mas por 1 ponto meu império não foi o melhor!

A possibilidade do adversário desenvolver a supremacia militar ou a supremacia científica — outras duas formas de vencer o jogo — antes mesmo de terminarem as eras faz os pontos de vitória não serem a única preocupação.

Sendo um jogo exclusivamente para 2 pessoas, 7 Wonders Duel utiliza não somente a ideia de múltiplos caminhos para a vitória como diferentes modos de término de jogo. Isso faz com que o jogador monitore os possíveis cenários da partida a cada ação.

Os pontos de vitória ainda continuam sendo a principal forma de finalizar o jogo, mas a tensão criada para que chegue a esse final faz de 7 Wonders Duel um dos melhores títulos disponíveis no mercado. E isso num jogo simples, rápido, compacto e de preço atraente.

Fichas de mitologia, moedas e fichas de progresso: não estava mal

É legal perceber essas variações bem exploradas nos jogos. Root (Meeple BR Jogos), além de limitar os pontos de vitória como fim de jogo (30 pontos ao invés de um número de rodadas fixas), permite aos jogadores abrir mão dessa condição de vitória para tentar pelo controle de área — 2 ou 3 clareiras simultaneamente após declarar uma carta de domínio.

Alguns jogos também trazem outras formas de término, mesmo que mantendo os pontos como único modo de vitória. Um exemplo é o Teotihuacan (Bucaneiros Jogos) onde a finalização da construção da Pirâmide do Sol engatilha o final sem que necessariamente todos os eclipses (eras) tenham acontecido.

Conhece algum outro jogo que traz esses artifícios?

O clima que essas soluções proporcionam à mesa faz desses jogos tensos e vibrantes, especialmente quando instiga essa corrida e a vitória não vem do jeito usual.

A soma da expansão 7 Wonders Duel: Panteão (Galápagos Jogos) ao 7 Wonders Duel enriquece a experiência com novos caminhos estratégicos, seja para somar pontos de vitória ou investir nas supremacias militar ou científica.

Minha cidade e os seres mitológicos que me ajudaram

Por poucas vezes era fácil prever quando alguma supremacia seria atingida quando jogado sem a expansão. Com a adição do Panteão veio uma nova ação que não toma cartas de estrutura e sim das divindades. Isso melhora consideravelmente o equilíbrio da disputa.

Todos esses elementos somados podem resultar em partidas inesquecíveis, mesmo que signifique perder por um ponto de vitória. Pirâmide de Gizé ou Farol de Alexandria, construir as 7 maravilhas da antiguidade pode ser surpreendente!

--

--